Universidade do Minho
Departamento de Informática

Tópicos

Avisos

2 Jul Já está disponível o formulário para candidatura online.

9 Mai Já está disponível o programa das JOIN'07, onde será feita a apresentação pública do Mestrado de Informática.

5 Mai A apresentação pública do Mestrado de Informática será feita nos próximos dias 10 e 11 de Maio no Anfiteatro A1 do Campus de Gualtar.

9 Mar As candidaturas decorrerão entre 11 de Junho e 3 de Setembro.

Sistemas Inteligentes

A Inteligência Artificial (IA) é, por um lado, uma ciência que procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência, e, por outro lado, um ramo da engenharia na medida em que procura construir instrumentos para apoiar o Homem. A IA é inteligência como computação, tenta simular o pensamento dos peritos e os fenómenos cognitivos que decorrem na mente dos humanos. No entanto, a IA continua a ser a procura do modo como estes seres pensam, com o objectivo de modelar esse pensamento em processos computacionais, tentando assim construir um corpo de explicações algorítmicas dos seus processos mentais. É isto o que distingue a IA dos outros campos de saber; a IA coloca a ênfase na elaboração de teorias e modelos da inteligência como programas.

Com esta unidade curricular pretende-se dar uma formação na área científica da IA. As disciplinas que a compõem garantem que o aluno possuirá conhecimentos ao nível das tecnologias, algoritmos e metodologias de resolução de problemas mais comuns nesta área, sendo capaz de as contextualizar, aplicar e analisar, i.e. pretende-se estabelecer as competências básicas definidoras de um perfil de Mestre em Informática da Universidade do Minho.

A unidade terá ainda uma forte componente prática. Neste âmbito, será incluído um projecto integrador das matérias versadas nas diferentes disciplinas (e.g. na Área das Ciências da Saúde, do Direito, da Inteligência Ambiente, das Redes Colaborativas, do e-Business e da Robótica Inteligente).

Coordenação Científica

Resultados de Aprendizagem

  • Avaliar se um dado sistema inteligente é o mais apropriado para a solução de um problema em particular.
  • Compreender como usar a informação disponível para implementar sistemas de aprendizagem, selecção de modelos e teste.
  • Compreender as vantagens e/ou desvantagens dos sistemas inteligentes estudados no curso, e decidir qual é o mais apropriado para corporizar uma dada funcionalidade.
  • Aplicar entidades virtuais, construídas em termos das redes neuronais artificiais, programação genética e evolucionária ou sistemas simbólicos, avaliando o seu desempenho.
  • Compreender a relação entre a complexidade de um modelo e o seu desempenho, utilizando esta informação na definição de uma estratégia para optimizar os sistemas existentes.
  • Desenvolver, de forma integrada, a função de concepção e projecto em Engenharia.

Módulos

BAEC Bases de Dados, Aprendizagem e Extracção de Conhecimento (5 ECTS)

CI Computação Inteligente (5 ECTS)

AI Agentes Inteligentes (5 ECTS)

SA Sistemas Autónomos (5 ECTS)

PI Projecto Integrado (10 ECTS)

Parcerias

APPIA - Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial

Hospital Geral de Santo António, EPE, Porto

Centro Hospitalar do Vale de Sousa, EPE, Penafiel

Centro de Imagem da Trindade, Hospital da Santíssima Trindade, Porto

r9 - 09 May 2007 - 13:49:26 - JoseMachado
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM