Universidade do Minho
Departamento de Informática

Tópicos

Avisos

2 Jul Já está disponível o formulário para candidatura online.

9 Mai Já está disponível o programa das JOIN'07, onde será feita a apresentação pública do Mestrado de Informática.

5 Mai A apresentação pública do Mestrado de Informática será feita nos próximos dias 10 e 11 de Maio no Anfiteatro A1 do Campus de Gualtar.

9 Mar As candidaturas decorrerão entre 11 de Junho e 3 de Setembro.

Computação Móvel e Ubíqua

A Computação Móvel e Ubíqua representa uma importante mudança de paradigma de uma era marcada pelos sistemas informáticos centrados no computador de secretária, para uma era marcada pela ubiquidade das comunicações e dos dispositivos computacionais, que assim passam a ser parte integrante do espaço físico em que vivemos e das nossas mais variadas tarefas do dia-a-dia.

A Unidade Curricular de Especialidade em Computação Móvel e Ubíqua tem como objectivo formar profissionais com conhecimentos sólidos e competências avançadas na concepção, realização e avaliação de soluções informáticas para sistemas caracterizados pela forte mobilidade dos seus utilizadores e pela ubiquidade dos serviços de computação e comunicações. Tendo em conta as implicações aos mais variados níveis que um mudança de paradigma tem na concepção e concretização de sistemas informáticos, esta UCE assume um caracter multi-disciplinar com o qual se pretende alcançar um tratamento integrado das questões dos sistemas móveis e ubíquos e explorar o estabelecimento de pontes com áreas científicas mais específicas. Esta multi-disciplinaridade faz também com que esta UCE possa ser do interesse de alunos com perfis bastante variados, sendo essa diversidade e potencial complementaridade encarada como uma mais-valia importante no seu próprio funcionamento.

Embora a indústria de software e serviços seja o mercado-alvo mais natural, espera-se que as competências proporcionadas por esta UCE possam também ser do interesse de diversos outros sectores, como por exemplo as empresas operadoras de serviços móveis ou os grandes clientes de TICs, com especial incidência nos sectores da distribuição, comércio e transportes.

A UCE em Computação Móvel e Ubíqua resulta de uma evolução de algumas disciplinas do Mestrado em Sistemas Móveis no sentido de constituir uma oferta de formação coerente e devidamente integrada no 2º ciclo da re-estruturação curricular da oferta formativa em Informática da Universidade do Minho, no espírito do Processo de Bolonha.

Coordenação Científica

  • Rui José
  • Adriano Moreira
  • Helena Rodrigues
  • Pedro Branco

Resultados de Aprendizagem

  • Explicar os fundamentos gerais da computação ubíqua e aplicá-los na concepção, desenvolvimento e operação de sistemas informáticos.
  • Explicar o funcionamento dos principais serviços de comunicações para utilizadores móveis e avaliar a sua utilização em ambientes de mobilidade.
  • Explicar os principais conceitos envolvidos na concepção de interfaces humano-computador e a sua importância na usabilidade do sistema.
  • Identificar os diferentes tipos de modelos para arquitecturas de software e seleccionar o suporte de sistema mais adequado para o desenvolvimento de uma solução móvel ou ubíqua específica
  • Planear e executar em equipa sistemas móveis ou ubíquos de complexidade média, tendo em conta os vários aspectos multidisciplinares envolvidos e avaliando um conjunto vasto de abordagens e tecnologias alternativas do ponto de vista da sua aplicabilidade num cenário específico.
  • Conceber e aplicar uma estratégia de avaliação de usabilidade no âmbito de um processo de desenvolvimento de um sistema de computação móvel ou ubíqua

Módulos

A estrutura desta UCE inclui 5 módulos de aprendizagem, sendo que quatro desses módulos são temáticos, com 5 ECTS cada, e o outro é um módulo de projecto integrador com 10 ECTS. Nos módulos temáticos serão desenvolvidos os principais conceitos teóricos subjacentes a esta UCE, sendo esse processo sempre interligado com o projecto integrador.

A UCE em Computação móvel e ubíqua encontra-se organizada de acordo com os seguintes módulos:

  • Sistemas de computação ubíqua (5 ECTS)
  • Redes e serviços de comunicações móveis (5 ECTS)
  • Interacção e usabilidade (5 ECTS)
  • Suporte de sistema para ambientes móveis e ubíquos (5 ECTS)
  • Projecto integrado (10 ECTS)

Parcerias

r3 - 08 May 2007 - 15:12:21 - AlcinoCunha
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM