Tópicos

Avisos

8 Mai Apresentação de ACS no dia 10.Maio às 14h30 no âmbito das JOIN.

8 Mai Site criado.

Education » ACS » Modulos » UI

Usabilidade e Interacção

A Usabilidadee é uma propriedade da interacção entre um dado sistema e os seus utilizadores definida pela norma ISO 9241-11 como "a eficácia, eficiência e satisfação com que determinados utilizadores, atingem determinados objectivos em ambientes específicos". Assegurar a usabilidade de um sistema software corresponde, assim, a desenvolvê-lo por forma a que os utilizadores possam atingir os seus objectivos da forma o mais eficiente e satisfatória possível. Questões como a definição e avaliação de objectivos de usabilidade, análise de tarefas, ou definição das metáforas e paradigmas de interacção mais apropriados a um dado contexto, têm impacto em todo o processo de desenvolvimento, desde a análise de requisitos até à implementação, passando pela concepção e avaliação dos sistemas. A Engenharia da Usabilidade agrega um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas, derivadas da área de Interacção Humano-Computador, que permitem tornar a usabilidade um factor central no desenvolvimento de software.

Programa resumido

  • Fundamentos de IHC: Modelos e Teorias (modelos cognitivos, o computador, modelos de interacção).
  • Engenharia da usabilidade: definição do problema (estudo dos utilizadores, análise de tarefas); definição de requisitos e objectivos de usabilidade; concepção do sistema (estilos de interacção, desenho conceptual, guidelines); avaliação de usabilidade (avaliação empírica, avaliação analítica, o Usability Maturity Model - ISO 18529.
  • Prototipagem rápida de interfaces: diferentes tipos de protótipos; Toolkits; ambientes de desenvolvimento; prototipagem e avaliação.
  • Arquitecturas software para sistemas interactivos: identificação de padrões, arquitecturas para aplicações interactivas móveis.

Resultados de Apreendizagem Específicos

  • Identificar os diferentes tipos de modelos relevantes no processo de engenharia de usabilidade.
  • Aplicar técnicas de análise de usabilidade.
  • Desenvolver uma interface com utilização de toolkits e componentes existentes, criando para tal uma arquitectura software de suporte ao sistema interactivo.

-- 08 May 2007

r3 - 19 Oct 2010 - 13:23:32 - JoaoSaraiva
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM