Acções do Documento

Dia 2 - 15 de Setembro

 

Dia 15 - A Informática do Futuro

 

9h00 Projectos de Alunos
10h00 Coffee break
10h30 Bits quânticos e as suas aplicações - Yasser Omar
11h00 A electrónica para além do silício - Luís Pereira
11h30 Redes de sensores - Luís Lopes
12h00 Reality computing @ YDreams - João Pedro Silva
12h30 Painel de Discussão



Anfiteatro B1 - 9h00 - 10h00

FogUM: Gestão de fogos florestais - José Dias, Luís Couto, Mário Silva, Ricardo Pereira e Vasco Oliveira
Melhor projecto da disciplina de Laboratórios de Informática 4 no ano lectivo 2008/09.

Resumo: O FogUM é um dos projectos desenvolvidos para a disciplina de Laboratórios de Informática 4 da licenciatura em Engenharia Informática. Trata-se de uma plataforma Web para auxiliar o combate aos Fogos Florestais, fornecendo vários tipos de informação útil e facilitando a coordenação entre bombeiros e Civis. De acordo com as regras da disciplina, o projecto foi desenvolvido ao longo de um semestre, seguindo metodologias de Engenharia de Software e utilizando ferramentas como UML, Visual Studio e Google Maps. A apresentação irá dar a conhecer um pouco a evolução do projecto desde a ideia inicial até ao resultado final.

Simulating and monitoring ambient assisted living - Davide Carneiro
Melhor dissertação do Mestrado de Informática no ano lectivo 2008/09.

Resumo: Os ambientes de vida assistida são a aplicação das tecnologias de sensores e actuadores utilizadas no paradigma de ambientes inteligentes, com o objectivo de assistir os seus utilizadores nas tarefas diárias, ajudando no seu dia-a-dia. As suas áreas de aplicação incluem sectores tão distintos como o trabalho, as áreas comerciais, a saúde ou o lazer. Neste trabalho, focalizado na área da saúde, criou-se uma plataforma de simulação que pretende recriar um ambiente doméstico enriquecido com as tecnologias mencionadas para sobre ele desenvolver e testar uma panóplia de serviços associados aos ambientes de vida assistida. Esta plataforma possibilita a análise dos efeitos dos serviços na configuração do ambiente, desta forma permitindo a afinação dos serviços antes da sua implementação em ambiente real. A apresentação começa com uma descrição de toda a plataforma de simulação e as tecnologias usadas na sua concepção, assim como os principais serviços implementados e termina com a descrição da implementação em ambiente real de parte da plataforma.


Anfiteatro B1 - 10h30 - 11h00

Bits quânticos e as suas aplicações - Yasser Omar

Resumo: A Teoria da Informação Quântica é uma nova área da Física e das Ciências da Informação que procura explorar as estranhas propriedades da Mecânica Quântica para codificar, transmitir, processar e armazenar informação. Em pouco mais de uma década, descobriu-se como tirar partido dessas propriedades para aplicações revolucionárias, como teletransportar bits quânticos, estabelecer comunicações à prova de escutas e projectar computadores muito mais rápidos que os actuais. Nesta breve palestra tentarei apresentar de forma introdutória o que é o computador quântico e quais os desafios para a sua construção.

Biografia: Yasser Omar licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico em 1998 e concluiu o seu doutoramento no Centro de Computação Quântica do Departamento de Física da Universidade de Oxford em 2003. Desde 2005 é Professor Auxiliar no Departamento de Matemática do ISEG - Universidade Técnica de Lisboa e é membro do CEMAPRE-ISEG e Security and Quantum Information Group - Instituto de Telecomunicações (SQIG-IT). Investiga sobre Teoria da Informação Quântica, Computação Quântica, Criptografia Quântica e Efeitos Quânticos em Sistemas Biológicos. É fundador e membro da SiW – Scientists in the World / Associação Cientistas no Mundo.


Anfiteatro B1 - 11h00 - 11h30

A electrónica para além do silício - Luís Pereira

Resumo: O recente desenvolvimento de óxido semicondutores com propriedades comparáveis às do silício alterou a forma como é visto o futuro da electrónica. Estes materiais podem ser integrados em transístores e ser produzidos a baixa temperatura (mesmo à temperatura ambiente) e em substratos de baixo custo como vidro comum, polímeros e mesmo papel. Tendo em conta que o transístor é a base da maioria dos circuitos electrónicos, aliado ao facto de estes óxidos semicondutores poderem ser também transparentes estamos perante a possibilidade de novas aplicações e revolução das já existentes. Num futuro próximo podemos pensar em monitores e televisores transparentes (já em fase de protótipo) e a longo prazo podemos pensar em circuitos complexos como processadores totalmente transparentes. Por outro lado, como já mencionado, estes materiais podem ser usados em substratos de papel, tendo o CENIMAT criado um novo conceito: paper-e (paper electronics). Neste caso o objectivo é dar uma nova vida ao papel, transformando-o em parte activa de circuitos electrónicos. Memórias e etiquetas inteligentes são para já os objectivos mais imediatos. Adicionalmente, sendo o papel constituído por celulose (o bio-polímero mais abundante no planeta) e sendo os matérias utilizados óxidos (essencialmente à base de óxido de zinco) podemos adicionar também o conceito de "green electronics", visto utilizarmos materiais não nocivos e que ocorrem naturalmente na natureza.

Biografia: Luís Pereira, nasceu em Lisboa a 01/10/1977. Concluiu o doutoramento na área de materiais de micro e optoelectrónica em 2008, grau atribuído pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalha em R&D desde 2000, e é Investigador do laboratório associado CENIMAT/I3N desde de Julho de 2009 . No seu percurso científico tem trabalhado na produção e caracterização de semicondutores amorfos e policristalinos e processamento de micro-circuitos. Os seus interesses actuais centram-se na produção e caracterização de filmes finos por deposição directa ou cristalização, a aplicação a TFTs, produção de dieléctricos de elevada permitividade e caracterização de semicondutores e dieléctricos por medidas de C-V, I-V e elipsometria. Decorrente deste trabalho foi uma das pessoas que participou no desenvolvimento do transístor de papel e integra a equipa do CENIMAT/I3N responsável pela área da "electrónica transparente".


Anfiteatro B1 - 11h30 - 12h00

Redes de sensores - Luís Lopes

Resumo: As redes de sensores e actuadores constituem uma das tecnologias com maiores perspectivas de alterar profundamente, e a curto prazo, a forma como interagimos com o mundo. Depois de mais de uma década de investigação intensa em tópicos que vão desde o desenho do hardware até à programação das redes, a tecnologia encontra-se hoje no limiar da massificação comercial e da sua utilização ubíqua. Nesta palestra apresentarei de forma sucinta o estado actual da tecnologia, as suas aplicações e as suas possibilidades futuras.

Biografia: Luís Lopes licenciou-se em Matemática Aplicada/Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1992. Doutorou-se em Ciência de Computadores em 1999 pela Universidade do Porto. Desde então é professor auxiliar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua investigação centra-se em linguagens de programação e ambientes de execução para sistemas distribuídos e concorrentes, com um interesse especial em redes de sensores.


Anfiteatro B1 - 12h00 - 12h30

Reality computing @ YDreams - João Pedro Silva

Resumo: Desde cedo que a YDreams pretendeu destacar-se na concepção de novos interfaces. O paradigma de Reality Computing, em que a distância entre o utilizador e o conteúdo tende para zero, é a grande meta do trabalho aí desenvolvido. Esta apresentação apresenta o paradigma de Reality Computing como o expoente máximo do desenho centrado no utilizador, assim como os caminhos que se têm tomado ao longo dos últimos 50 anos na concepção de meio de interacção inovadores. Aborda-se igualmente a dificuldade de transpôr inovação em interacção para o mercado e a necessidade de estabelecer compromissos. Durante a apresentação, serão apresentados vários exemplos de soluções desenvolvidas pela YDreams.

Biografia: Nascido em Lisboa em 1971, é durante o curso de Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que toma um contacto mais directo com tecnologias de informação. De 1992 a 1997 integrou o Grupo de Análise de Sistemas Ambientais (GASA), dirigido pelo Professor António Câmara, do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente onde desenvolveu pesquisas no âmbito da aplicação de tecnologias multimédia e de realidade virtual à educação e sistemas de simulação, com particular atenção para os interfaces humano-computador, tendo publicado vários artigos em revistas e conferências internacionais. Em 1997 foi consultor do Pavilhão de Portugal na Expo98 para as áreas interactivas e no mesmo ano fundou a Imersiva, empresa responsável pelo desenvolvimento do simulador de voo patente no Pavilhão do Território da Expo98 e pelo canal de mapas do portal Sapo, entre outros projectos. Participa entre 2002 e 2003 na elaboração do “Atlas Histórico de Portugal e do Ultramar Português”, coordenado pelos Professores A. H. de Oliveira Marques e João Alves Dias. De 2005 a 2006 colaborou com o IN+ - Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico (UTL) no desenvolvimento de ferramentas de visualização de informação. Desde Setembro de 2006, dirige a área de Qualidade da YDreams, S.A.. É um dos baixistas da YBand. É um mergulhador inveterado e um apaixonado naturalista, tendo dado palestras sobre observação e identificação de Nudibrânquios (ph. Mollusca, cl. Gastropoda, ord. Opistobranchia) e colaborado no recente “Guia de Espécies Submarinas: Portugal – Berlengas” na disponibilização de fotografias e identificação de espécies de Opistobrânquios. Publica o blogue Hypselodoris dedicado à divulgação dos Opistobrânquios da costa Portuguesa.


Anfiteatro B1 - 12h30 - 13h00

Painel de discussão sobre a Informática do Futuro

Participantes:

  • Carlos Baquero (UMinho, moderador)
  • Yasser Omar (UTL)
  • Luís Pereira (CENIMAT/I3N)
  • Luís Lopes (FCUP)
  • João Pedro Silva (YDreams)