Benvindo a Especificação e Modelação

Bem vindo à página da edição de 2014/15 da disciplina de Especificação e Modelação do perfil de especialização em Métodos Formais em Engenharia de Software (MFES) do Mestrado em Engenharia Informática da U.Minho. O meu nome é José Nuno Oliveira e sou o docente desta disciplina que, em conjunto com as outras três que prefazem o perfil, ensina uma abordagem científica ao desenvolvimento de software. TFM09.jpg O perfil MFES é da responsabilidade do Laboratório HASLab (High-Assurance Software Laboratory), em que se vem consolidando know-how em métodos formais de programação desde há três décadas.

Os módulos que compoem MFES corporizam os principais vectores de que depende o projecto de aplicações fiáveis, à escala industrial. Na sua componente teórica, a visão é a de abordar problemas de software segundo uma autêntica perspectiva de engenharia, que permite - através da modelos matemáticos sobre os quais é possível raciocinar e calcular - prever o comportamento dos programas antes de serem escritos.

Especificação e Modelação ensina a conceber e animar modelos de problemas, avaliando-os atempada e exaustivamente antes de se proceder à fase de cálculo e implementação, por forma a evitar erros de perspectiva ou infantilidades de concepção.

Motivação