Engenharia de Linguagens

Engenharia de Linguagens

Análise e Transformação de Software 2008/09

Exercícios e Exemplos para as aulas

Exemplo 1: Neste primeiro exemplo pretende-se analisar gramáticas, escritas de acordo com a meta-gramática seguinte antlr3.g. Para efeitos de análise pretende-se extrair, armazenar e visualizar a seguinte informação:

  • Tabela de identificadores
  • Grafo de dependências
  • Métricas de tamanho

Posteriormente pretende-se reescrever a gramática, eliminando produções inúteis e normalizando a forma de recursividade removendo os operadores próprios do extended-BNF.

Questões colocadas nas aulas

Q1:

  • (2009.03.16) Diga qual a relação entre a Compreensão de Programas, usada a nível da Engenharia de Software (na manutenção, re-utilização e certificação de aplicações), e os sistema para Avaliação da Qualidade de Documentos Anotados eXVisXML ?
Q2:
  • (2009.03.16) Escolha um dialecto XML definido pelo grupo no módulo de PED do 1ºSemestre e escolha uma documento concreto escrito nesse dialecto XML e calcule manualmente as Métricas previstas no eXVisXML.

Fichas Práticas para resolver fora das aulas

Ficha I (Data de Entrega: 2009.XX.XX --- relatório em Literate Programming)

  • ...

r5 - 17 Mar 2009 - 07:01:32 - PedroRangelHenriques
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback
Syndicate this site RSSATOM