Projectos

Título
Enquadramento
Orientador
Resumo

Interface Haskell para GMP
ElementosCriptografia0405
ManuelBernardoBarbosa
A GMP (GNU Multi-Precision Arithmetic Library) e' uma biblioteca que permite efectuar ca'lculos sobre nu'meros com precisao arbitra'ria (inteiros, racionais, e reais) com elevada eficiciencia. E' utilizada, por exemplo como base para a NTL, uma ferramenta para teoria dos nu'meros muito utilizada em criptografia. O que se pretende neste projecto e' o desenvolvimento de uma interface que permita tirar partido das funcionalidades de calculo sobre Z e Zp implementadas na GMP dentro de programas Haskell. A interface devera' ser o mais transparente possi'vel: devera' ser natural para um programador em Haskell. Os beneficios de eficiencia deverao ser medidos atrave's da implementacao de alguns algoritmos criptogra'ficos e.g. RSA, El-Gamal que operem sobre n'umeros de tamanho realista. A GMP pode ser obtida em http://www.swox.com/gmp/.

Esteganografia
ElementosCriptografia0405
ManuelBernardoBarbosa
A esteganografia e' a ciencia de esconder informacao, de forma segura, em suportes digitais, como sejam ficheiros de imagem. O que se pretende com este projecto ´e o estudo da esteganografia como tecnologia de suporte `a comunicacao segura, no sentido criptogr´afico do termo. Depois de uma an´alise de bibliografia relevante, o objectivo ser´a a implementacao de um sistema de troca de informacao segura com base em t´ecnicas de esteganografia.

Votacao Electronica
ElementosCriptografia0405
ManuelBernardoBarbosa
Pretende-se com este projecto implementar uma livraria em JAVA que possa ser utilizada em sistemas de votacao electr´onica. A livraria dever´a conter implementacoes das primitivas criptogr´aficas utilizadas nas diversas variantes deste tipo de sistemas: nao s´o cifras, mas tamb´em esquemas mais complexos como blind signatures, bit commitments, provas de conhecimento zero, etc. Na fase final dever´a ser desenvolvido um pequeno applet que exemplifique as potencialidades da biblioteca desenvolvida.

r3 - 27 Feb 2006 - 18:06:19 - JoseBacelarAlmeida
This site is powered by the TWiki collaboration platform Copyright © by the contributing authors. Ideas, requests, problems? Send feedback.
Syndicate this site RSSATOM