A Dissertação é uma unidade curricular do 2º ano do MEI que tem a duração de um ano letivo e corresponde a 45 créditos ECTS.
A Dissertação constitui uma UC de projeto, orientada ao desenvolvimento de competências profissionalizantes específicas e que pressupõe a realização de um projeto individual, conducente à elaboração de uma dissertação de mestrado, em um de dois formatos possíveis:
- Projeto de Investigação: dissertação de cariz científico-tecnológico, envolvendo a capacidade de aplicação original de métodos de pesquisa a problemas e/ou aplicações de Engenharia Informática.
- Projeto de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia: dissertação de cariz científico-tecnológico, associada a um projeto de engenharia, envolvendo, preferencialmente, uma componente de exercício probatório da profissão de engenheiro.
Processo da dissertação
O processo associado à dissertação tem um fluxo bem definido que deve ser seguido por todos os intervenientes:
- Escolha da proposta de tema
- Pedido de admissão
- Homologação
- Relatório de pré-dissertação
- Conclusão
- Escrita e defesa
1. ESCOLHA DA PROPOSTA DE TEMA
(intervenientes: Aluno e potenciais Orientadores)
O processo conducente à realização de uma dissertação de mestrado começa com a escolha do tema. Em cada ano, torna-se público um conjunto de propostas de temas de dissertação sugeridos quer por docentes, quer por empresas ou institutos de investigação.
Cada Aluno deve contactar os proponentes dos temas, com a maior brevidade possível, no sentido de se esclarecerem sobre a(s) proposta(s) da sua preferência. Cabe ainda ao proponente do tema decidir sobre a aceitação de candidaturas e resolução de conflitos de interesses entre múltiplos candidatos ao mesmo tema. O Orientador de cada trabalho de dissertação tem de ser obrigatoriamente um professor do MEI. Só após a aceitação do Orientador é possível proceder à formalização do pedido de admissão a dissertação.
Um Aluno pode propor o seu próprio tema, devendo, contudo, encontrar um professor do MEI que esteja disponível para orientar os trabalhos.
2. PEDIDO DE ADMISSÃO
(intervenientes: Aluno, Orientador(es), Diretor de Curso, Presidente da Comissão Científica do Departamento ou Centro)
- (Aluno) Preenchimento do formulário de admissão à realização da dissertação / trabalho de projeto (formatos: MS-Word e PDF)
- (Aluno+Orientador) Elaboração do plano de trabalhos (tipicamente, 3-4 páginas A4), de acordo com a seguinte estrutura:
- Identificação (MEI, Aluno, Orientadores, local)
- Tema
- Resumo (100-200 palavras)
- Enquadramento
- Objetivos
- Métodos de trabalho/investigação
- Calendarização
- Bibliografia
- Assinaturas do Aluno e do(s) Orientador(es)
- (Aluno) Entrega, até ao dia 15.out.2015, do formulário e do plano de trabalhos, ambos em versão eletrónica (em PDF) através do Portal@DI e em papel na secretaria do Departamento de Informática.
- (Diretor de Curso) Validação do formulário e do plano de trabalhos.
- (Diretor de Curso+Presidente da Comissão Científica do Departamento ou Centro) Homologação do plano de trabalhos.
- (Diretor de Curso) Envio de toda a documentação original (em suporte digital e em papel) para o Conselho Pedagógico.
3. HOMOLOGAÇÃO
(interveniente: Presidente do Conselho Pedagógico)
- (Presidente do Conselho Pedagógico) Homologação de toda a documentação original.
- (Presidente do Conselho Pedagógico) Envio por correio eletrónico da homologação do processo ao Aluno, ao Diretor de Curso e ao Orientador Académico.
- (Presidente do Conselho Pedagógico) Envio aos Serviços Académicos da lista dos alunos que vão iniciar a dissertação .
4. RELATÓRIO DE PRÉ-DISSERTAÇÃO
(intervenientes: Aluno, Colegas, Orientador(es), Docentes do DI)
A unidade curricular Dissertação compreende uma componente designada de Relatório de pré-dissertação (RPD), que integra uma prova escrita, com apresentação e discussão públicas.
A prova escrita, na forma de um relatório técnico redigido de acordo com o estabelecido para a escrita da dissertação, deve delimitar e caracterizar o problema a tratar no âmbito da dissertação de mestrado, o respetivo estado da arte e o planeamento da investigação.
A elaboração do RPD decorrerá durante o 1º semestre do ano letivo. O prazo limite para a submissão dos RPDs é **obrigatoriamente** o dia 22-01-2016, (não haverá extensão do prazo). A submissão, de UM ÚNICO ficheiro, deverá ser feita através do Portal@DI.
Este ano não será necessário o parecer do Orientador, o qual o expressará diretamente à Direção de Curso no dia da Apresentação (em caso de impossibilidade de estar presente, fa-lo-á por email).
As apresentações (de 15 mins = 10+5 para discussão) serão realizadas nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro à tarde nos DI-A1 e DI-A2, de acordo com um calendário a ser publicado brevemente.
A sessão de apresentação e discussão pública dos RPDs será agendada para a semana seguinte à data da submissão, segundo programa a definir pela DC.
A calendarização destas sessões será divulgada através da Agenda MEI.
Para a apresentação e discussão pública será nomeado um júri, presidido pelo diretor do MEI (ou seu representante), a que se reúnem o(s) orientador(es) e um arguente. A classificação do RPD é da responsabilidade do júri, que tomará em consideração a prova escrita e a respetiva apresentação e discussão pública. O resultado final será de índole qualitativa e integrará o processo de avaliação da Dissertação.
5. CONCLUSÃO
(intervenientes: Aluno, Diretor de Curso, Orientador(es), Arguente)
- (Aluno) Entrega, através do Portal@DI, dos 5 seguintes documentos em formato digital:
- dissertação
- curriculum vitae
- resumo e abstract (da dissertação)
- requerimento de realização de provas (formatos: MS-Word e PDF)
- declaração para efeito de depósito no RepositóriUM (formatos: MS-Word e PDF)
- (Aluno) Entrega, em papel (com assinaturas originais), do requerimento de realização de provas e da declaração de depósito para o Gestor do RepositoriUM, na secretaria do Departamento de Informática.
- (Diretor de Curso) Envio do requerimento de provas para o Conselho Pedagógico para posterior envio aos Serviços Académicos para a emissão da pauta.
- (Diretor de Curso) Marcação da data de defesa pública da dissertação.
- (Diretor de Curso) Publicação do edital no Portal do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia.
- (Diretor de Curso) Envio de convocatórias para os elementos do júri.
- (Diretor de Curso) Notificação do Aluno para a defesa pública da dissertação.
- (Todos) Realização das provas de defesa pública da dissertação (ver mais detalhes)
- (Todos) Após a defesa e caso seja explicitamente indicado pelo júri, a versão definitiva da dissertação, em formato digital, deverá ser entregue pelo Aluno, com as alterações sugeridas. O(s) Orientador(es), o Diretor de Curso e o Arguente validam a versão final da dissertação para posterior depósito no RepositoriUM.
- (Diretor de Curso) Lançamento da nota em pauta definitiva e entrega no Conselho Pedagógico.
- (Diretor de Curso) Envio da versão final da dissertação, em formato digital, e da declaração de depósito para o Gestor do RepositoriUM.
A produção de cópias da dissertação em papel deixou de ser obrigatória. Atualmente, todo o processo de defesa da dissertação recorre apenas a documentos eletrónicos.
Os requerimentos para realização de provas podem ser entregues em qualquer data, mas devem ser entregues no mínimo com 8 dias de antecedência das datas 30Out, 30Jan, 30Abr e 30Jul.
Os requerimentos entregues após 31.out implicam que o aluno tenha que renovar a sua inscrição para o novo ano letivo. Quem não conseguir entregar as dissertações até ao dia 31.out deve, durante o mês de novembro, regularizar a sua situação perante os Serviços Académicos.
A escrita da dissertação deve seguir os formatos disponíveis no Portal Académico da UMinho. A dissertação pode ser escrita quer em língua portuguesa, quer em língua inglesa.
A capa da dissertação deve seguir o formato oficial da UMinho. Para tal, disponibiliza-se uma capa modelo, que deve ser adaptada para cada caso específico.
Material disponível: 'template' para dissertação e 'template' para dissertação c/glossário(em LaTeX/BibTeX).
Se necessário, pode consultar uma apresentação da direcção de curso sobre o tema "escrita de uma dissertação" (slides).
As dissertações são avaliadas por um júri que tipicamente inclui, como arguente principal, um titular do grau de doutor, vinculado a uma instituição externa à UMinho. O figurino que é adotado para as provas é o seguinte:
- As provas iniciam-se com uma apresentação de 15 min. por parte do aluno, em que deverão ser salientados os aspetos mais relevantes do seu trabalho.
- Segue-se uma fase de 30 min. para arguição, em que o arguente externo faz os comentários ao trabalho e coloca questões, a que o aluno deve responder. Como é hábito em provas desta natureza, espera-se que o tempo seja equitativamente distribuído pelo arguente e pelo aluno.
- No final, o orientador e o presidente podem fazer comentários ao trabalho, em intervenções que não devem durar mais do que 5 min. cada.
Não é obrigatório o aluno apresentar, nos 15 min, tudo o que fez em pormenor. Em alguns casos pode ser sensato/suficiente fazer uma apresentação genérica do trabalho realizado e depois focar em 2 ou 3 aspetos que sejam considerados merecedores dessa diferenciação. Como recomendação, sugere-se que cada apresentação tenha, no máximo, 15 diapositivos.
O júri usa os seguintes critérios para avaliação das dissertações:
- Satisfação dos objetivos inicialmente propostos
- Resultados produzidos além da dissertação
- Qualidade do trabalho realizado (correção, background/SotA, profundidade, aplicação/experimentação, etc.)
- Qualidade da análise crítica da contribuição e dos resultados obtidos
- Qualidade da dissertação (estrutura, correção/estilo da escrita, clareza, apresentação, etc.)
- Qualidade da apresentação oral e da argumentação
- Maturidade científica do aluno