Universidade do Minho

Atrium
ENGINews
Contactos
Departamento de Informática-Edifício Departamento de Informática-Edifício Departamento de Informática-Edifício

Apresentação

O Departamento de Informática da Universidade do Minho (DIUM) tem por missão a divulgação do conhecimento, fundamental e especializado, nas áreas da ciência e das tecnologias da computação, com particular destaque para a Programação associada à Verificação e Segurança, os Sistemas Inteligentes, os Sistemas Distribuídos e confiáveis, os Sistemas de Computação de Alto-desempenho, a Engenharia de Software e as Comunicações e Redes de Computadores.

Aposta numa abordagem rigorosa à resolução de problemas por computador com base na adopção de modelos formais e métodos sistemáticos de análise e desenvolvimento. Cumpre a sua missão:

• Lecionando cursos de licenciatura, e pós-graduação: mestrado e doutoramento
  • Realizando projetos de investigação e desenvolvimento internos e externos à Universidade.

Conta para isso com um pessoal permanente de cerca de 52 Docentes (todos doutorados) e 10 técnicos e mais de uma dezena de professores convidados para reforço das várias equipes docentes. Aos cursos que oferece, assegura um nível de ensino de qualidade elevada, demonstrada quer pelo avultado número de candidatos às suas ofertas formativas, quer pela grande e continuada procura dos estudantes formados pelo DIUM por parte dos empregadores nacionais e estrangeiros.

Para criar e manter actual o conhecimento que ensina e aplica, a actividade de investigação dos seus docentes está enquadrada em vários centros de investigação. Aqui exploram a teoria e desenvolvem projetos de concretização, com a colaboração de bolseiros de vários níveis (desde iniciação à investigação a pós-doutorados), Associação de Estudantesde pós-graduação e de pós-doutoramento.

A gestão do departamento é assegurada por um diretor e um diretor adjunto, que coordenam as inúmeras tarefas diárias realizada pelos técnicos mencionados, sendo a Direção apoiada numa grande equipe de diretores de curso e representantes em direções de curso e pelas associações de estudantes ligadas às formações referidas.

Diretor

Professor Doutor Pedro Henriques