|
|
JOIN'10: Jornadas de Informática 2010
Programa
|
Cada uma das três manhãs corresponderá a uma sessão temática, sendo as tardes dedicadas à JobShop.
Programa Detalhado:
Informática nas Indústrias Criativas
Quarta, 15 de Setembro de 2010
Quarta-Feira, 15 de Setembro, Anfiteatro B1 - 10h00 - 10h30
Arte Digital - Novos desafios na exploração de tecnologias digitais - João Martinho Moura
Resumo:
Será apresentado o percurso desenvolvido na criação de artefactos digitais interactivos, com especial ênfase nas interfaces humano-computador aplicadas à arte, e discutida a relação entre o uso da tecnologia digital como motor para a expressividade e criação de novas formas de arte.
Biografia:
João Martinho Moura Artista Digital. Tem desenvolvido e explorado a interactividade através de movimentos corporais, em sistemas digitais imersivos. A desenvolver a sua tese no Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da Universidade do Minho, sobre a temática da expressão digital do movimento. Criador do artefacto YMYI, trabalho incluído na curated sellection da plataforma
processing.org, do MIT Media Lab. Apresentou e publicou o seu trabalho em várias conferências internacionais sobre arte digital, interacção humano-computador e computação estética. Desenvolve o seu trabalho de investigação nas áreas da arte digital, algoritmia generativa, visão por computador, música digital, e visualização de informação. Mais informações em
www.jmartinho.net
Quarta-Feira, 15 de Setembro, Anfiteatro B1 - 11h00 - 11h30
Fast and Reusable Character Rigging and Animation: Create Once, Use Many - Verónica Costa Orvalho
Resumo:
This talk presents a portable character rigging system that
integrates into current animation production pipelines. It
automatically transfers the facial rig and animations created
for one character to different characters, independent of
their shape and appearance. It enables artists to create more
lifelike facial models in less time; about 90-99 percent
faster than traditional manual rigging. The technology has
been used in major film and game companies like Blur
Studios, Dygra Films, Electronic Arts and Microsoft.
Biografia:
Verónica Costa Orvalho Verónica Costa Orvalho born in 1976,
mother of a lovely boy. Holds a Ph.D. in Software Development
(Computer Graphics) from Universitat Politècnica de Catalunya
(2007), where her research centered on "Facial Animation for
CG Films and Videogames" . She has been working in IT
companies, such as IBM and Ericsson , and Film companies, like
Patagonik Film Argentina since 1994. She has given many
workshops and has international publications related to game design and facial animation in conferences like SIGGRAPH
and Symposium in Computer Animation . She has received
international awards for several projects: "Photorealistic facial animation and recognition", "Face
Puppet" and "Face In Motion". Recently she has received the
IBM "Premio Cientifico 2010" for her work on facial re-targeting
Now, she is a full time professor of Porto University, head of the Porto INteractive Center and Computer Graphics group, and
co-founder and CTO of Face In Motion (
http://www.faceinmotion.com) . She is also
a former research member at the Event Computational Lab
(
http://moving-event.org/) working on virtual reality and character
animation. Current and past collaborations include several film and game companies (Blur Studios , Electronic Arts , Microsoft Portugal, Dygra Films ), and research groups (Stanford University, Universitat Politècnica de Catalunya). Her current research focus on developing
new methods related to motion capture, geometric modeling and
deformation, and real time animation.
Quarta-Feira, 15 de Setembro, Anfiteatro B1 - 11h30 - 12h00
Tecnologias Criativas - Nelson Zagalo
Resumo:
As tecnologias criativas reportam-se essencialmente a uma
convergência criativa entre artes digitais, ciência,
tecnologia e indústria com vista à expressão humana, a
comunicação, a interacção social e a educação.
Cada vez mais os desenvolvimentos tecnológicos significativos
cruzam não só áreas de engenharia, como áreas de conhecimento
de domínios que por vezes nos parecem tão distantes entre si
como a Biologia, Nanotecnologia, Filosofia, Economia,
História, etc. Esta intersecção tem-se tornado uma realidade
em grande medida graças aos avanços que decorrem do investimento num cruzamento inicial que passa pela criação de
pontes de conhecimento entre o trio: comunicação, arte e
tecnologia.
Na especificidade vemos potenciais de crescimento em todo o
campo da Informática com a criação de novos modelos
tecnológicos para áreas desde os efeitos especiais para cinema
à produção de videojogos, novos modelos de publicidade
interactiva com plataformas e tecnologias de rua, assim como
todos os outros domínios tecnológicos que cada vez se socorrem
mais de meios e conhecimentos alternativos para inovar, meios
como o storytelling, a arte, a instalação, e o pensamento
criativo e diferenciado.
Biografia:
Nelson Zagalo
Nelson Zagalo é Professor Auxiliar na Universidade do Minho (UM). Realizou o doutoramento em Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro sobre paradigmas de interacção em ambientes virtuais. É actualmente o responsável pelas áreas lectivas de Audiovisual e Multimédia do Departamento de Ciências da Comunicação da UM e pertence à comissão directiva do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da UM. É co-director do Laboratório EngageLab do Centro de Computação Gráfica da UM e é presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Possui mais de trinta publicações com arbitragem científica nas áreas das ciências dos videojogos, cinema, emoção e narrativas interactivas. Presidiu às conferências científicas: ZON | Digital Games 2008; Slactions 2009 - International Conference on Research in the Second Life® World; ICIDS 2009 - 2nd International Conference on Interactive Digital Storytelling. Publicou o livro "Emoções Interactivas, do Cinema para os Videojogos".
Quarta-Feira, 15 de Setembro, Anfiteatro B1 - 12h00 - 12h30
As TI nas Indústrias Criativas ao serviço da Inovação no Marketing - Nuno Freitas
Resumo:
Já não basta inovar em termos tecnológicos, temos que o fazer em eixos que se distingam e que nos tragam vantagens
competitivas claras. A aplicação das Tecnologias de Informação
no âmbito das indústrias criativas permite alcançar novas
soluções que dão respostas a necessidades dinâmicas
num mercado cada vez mais competitivo. A SketchPixel dedica-se
a criar soluções inovadores que conjuguem criatividade a
soluções tecnológicas que muitas vezes assumem o seu carácter
inovador pela nova aplicação que lhes é concebida. Dessa forma
tentamos inovar em resposta às mais diversas necessidades de marketing dos seus clientes.
Redes de Nova Geração - Evolução ou Revolução?
Quinta, 16 de Setembro de 2010
Quinta-Feira, 16 de Setembro, Anfiteatro B1 - 10h00 - 10h30
Lusitana Fonseca - Vogal do Conselho Executivo da FCCN
Resumo:
(uma intervenção convidada, a partir da FCCN, por videoconferência IP)
João Gomes - Director da Área de Serviços Avançados da FCCN
Resumo:
(uma intervenção convidada, a partir da FCCN, por videoconferência IP)
Quinta-Feira, 16 de Setembro, Anfiteatro B1 - 10h30 - 11h00
Evolução das redes
nos Centros de Dados - Jorge Portugal
Resumo:
Evolução das redes nos centros de dados. Tendo em conta as tecnologias existentes e as evoluções expctáveis, pretende-se analizar as novas tendências em termos de desenho (físico e lógico) das redes nos centros de dados, nomeadamente a adopção de redes convergentes e FCoE (Fibre Channel over Ethernet).
Biografia:
Jorge Portugal é Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho
(86-91), especializou-se em segurança informática, tendo
trabalhado em várias empresas da especialidade e tendo
participado em projectos de referência. É
"systems engineer" da Cisco desde Agosto de 2005, onde se
especializou nas tecnologias de Centros de Dados e respectivo
portfolio. Desde Janeiro de 2010 integra a equipa de
"consulting systems engineers" da região Mediterrâneo.
Quinta-Feira, 16 de Setembro, Anfiteatro B1 - 11h30 - 12h00
Automated Network Service Configuration Replication - Miguel Lopes
Resumo:
Network Management is one of the most discussed topics about
The Future Internet and new or redefined goals require new
approaches to service management. Autonomic Management is one
of the most important requirements to be pursued by management
systems and encompass the notion of self-managing network
services management computing systems that automatically
adjust their behavior given a set of high-level administrative
objectives or policies. The most relevant state-of-the-art
management methodologies tackle these high level requirements
using ontology systems. Unfortunately, these systems are very
difficult to implement because the interaction with existing
network management systems at the network device level is
overwhelmingly complex due to the huge difference in levels of
functionality. This results in little to no real interest from
developers of software management systems or network device
manufactures. This presentation explains one strategy to deal
with this issue, proposing an Automated Network Service
Configuration Management system that provides a mid-level,
universal and independent way to manage Internet services
configurations and which includes an automatic network
configuration replication and backup service. This system
should be enhanced by cooperating with its counterpart
Automated Network Service Monitoring system.
Biografia:
Nuno Vasco Lopes, PhD Student at Departamento de Informática, Universidade do Minho
Quinta-Feira, 16 de Setembro, Anfiteatro B1 - 12h00 - 12h30
QoS in Mobile Environments - Nuno Vasco Lopes
Resumo:
In the near future, wireless networks will certainly
run real-time applications with special Quality of Service
(QoS) requirements. In this context micro-mobility management
schemes such as Fast Handovers over Hierarchical Mobile
IPv6 (F-HMIPv6) will be a useful tool to reduce Mobile IPv6
(MIPv6) handover disruption. However, F-HMIPv6 by itself
does not support QoS requirements for real-time applications.
Therefore, in order to accomplish this goal a novel resource
management scheme for the Differentiated Services (DiffServ)
QoS model is proposed to be used as an add-on to FHMIPv6.
The new resource management scheme combines
the F-HMIPv6 funcionalities with DiffServ QoS model, network
congestion control and resource dynamic reallocation
mechanisms in order to accommodate different QoS traffic
requirements.
The proposed model is simple and easy to implement, takes
into account the mobile Internet requirements, and proved to
be effective and capable of providing services with high reliable QoS to applications.
Biografia:
Nuno Vasco Lopes, PhD Student at Departamento de Informática, Universidade do Minho
Descoberta de Conhecimento
Sexta, 17 de Setembro de 2010
Sexta-Feira, 17 de Setembro, Anfiteatro B1 - 10h00 - 10h30
Improving Program Comprehension Tools for Domain-Specific Languages - Nuno Oliveira
Resumo:
On the one hand, program domain concepts are complex and low
level for a fast assimilation. On the other hand, problem
domain concepts are closer to human’s mind, hence they are
easier to perceive. According to Brook’s theory, a full
comprehension of a program is only achieved if both domains
are connected and visualised in synchronisation, resulting on
an action-effect visualisation.
Domain-specific languages, as languages tailored for a
specific class of problems, raise the abstraction of the
program domain concepts and approximate them to the problem
domain’s. This way, a systematic approach can be used to
perform the action-effect visualisation of a program written
in a domain-specific language.
Biografia:
Nuno Oliveira
Nuno Oliveira, received, from University of Minho, a B.Sc. in
Computer Science (2007) and a M.Sc. in Informatics (2009). He
is a member of the Language Processing group at CCTC (Computer
Science and Technology Center), University of Minho. He
participated in several projects with focus on Visual
Languages and Program Comprehension; VisualLISA and Alma2 the
main outcome of his master thesis entitled ”Program
Comprehension Tools for Domain-Specific Languages”, are his
most relevant works. The latter came under ”Program
Comprehension for Domain-Specific Languages”, a bilateral
project between Portugal and Slovenia, funded by FCT.
Currently, he is starting his PhD studies on Patterns for
Architectures Coordination Analysis and Self-Adaptive
Architectures, under an FCT grant. Meanwhile he is an
assistant-lecturer (practical classes) in a course on
Imperative Programming, at University of Minho.
Sexta-Feira, 17 de Setembro, Anfiteatro B1 - 11h00 - 11h50
Extracção Automática de Tesaurus - Pablo Gamallo Otero
Resumo:
Em primeiro lugar, breve introdução linguística às noções de tesaurus e ontologia. Em segundo lugar, descrição da técnica distribucional mais conhecida orientada à construção automática de tesauros. Finalmente, análise de um exemplo de extracção a partir de um pequeno texto.
Sexta-Feira, 17 de Setembro, Anfiteatro B1 - 12h00 - 12h50
Extracción de información terminolóxica de córpora paralelos - Xavier Gómez Guinovart
Resumo:
Presentación práctica de diversas técnicas de extracción de información terminolóxica a partir dun corpus paralelo inglés-galego de localización de software. A presentación vaise estruturar ao redor dos seguintes argumentos:
- Creación do corpus paralelo e aliñamento oracional
- Indución do dicionario probabilístico e aliñamento léxico
- Identificación dos termos: perspectiva monolingüe
- Identificación dos termos: perspectiva bilingüe
- Extracción de contextos definitorios e de relacións semánticas
- Aplicacións terminográficas da extracción de información
Biografia:
Xavier Gómez Guinovart
Gómez Guinovart é o fundador do Seminario de Lingüística Informática (SLI) da Universidade de Vigo. Autor de numerosas publicacións de lingüística computacional e membro da xunta directiva da Sociedade Española para o Procesamento da Linguaxe Natural.