Acções do Documento

Programa

Join'10 JOIN'10: Jornadas de Informática 2010
Programa

Cada uma das três manhãs corresponderá a uma sessão temática, sendo as tardes dedicadas à JobShop.

Quarta - 15/09 Quinta - 16/09 Sexta - 17/09
09:00
09:30 Sessão de Abertura
10:00 Arte Digital - Novos desafios na exploração de tecnologias digitais.

João Martinho Moura
Lusitana Fonseca, Vogal do Conselho Executivo da FCCN

João Gomes, Director da Área de Serviços Avançados da FCCN
Improving Program Comprehension Tools for Domain-Specific Languages

Nuno Oliveira
10:30 Coffee Break Evolução das redes nos Centros de Dados,

Jorge Portugal

CISCO
Coffee Break
11:00 Fast and Reusable Character Rigging and Animation: Create Once, Use Many

Verónica Orvalho
Coffee Break Extracção Automática de Tesaurus

Pablo Gamallo Otero, Univ. de Santiago de Compostela
11:30 Tecnologias Criativas

Nelson Zagalo
Automated Network Service Configuration Replication

Miguel Lopes
12:00 As TI nas Indústrias Criativas ao serviço da Inovação no Marketing

Nuno Freitas
QoS in Mobile Environments

Nuno Vasco Lopes
Extracção de Terminologia Plurilingue

Xavier Gómez Guinovart, Universidade de Vigo
12:30
13:00



Almoço



14:30



Jobshop



15:00
15:30



Coffee Break



16:00



Jobshop



16:30
17:00
17:30

20:00 Jantar de Gala
21:30
23:30

Programa Detalhado:


Informática nas Indústrias Criativas

Quarta, 15 de Setembro de 2010


Quarta-Feira, 15 de Setembro, Anfiteatro B1 - 10h00 - 10h30

Arte Digital - Novos desafios na exploração de tecnologias digitais - João Martinho Moura

Resumo: Será apresentado o percurso desenvolvido na criação de artefactos digitais interactivos, com especial ênfase nas interfaces humano-computador aplicadas à arte, e discutida a relação entre o uso da tecnologia digital como motor para a expressividade e criação de novas formas de arte.

Biografia: João Martinho Moura Artista Digital. Tem desenvolvido e explorado a interactividade através de movimentos corporais, em sistemas digitais imersivos. A desenvolver a sua tese no Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da Universidade do Minho, sobre a temática da expressão digital do movimento. Criador do artefacto YMYI, trabalho incluído na curated sellection da plataforma processing.org, do MIT Media Lab. Apresentou e publicou o seu trabalho em várias conferências internacionais sobre arte digital, interacção humano-computador e computação estética. Desenvolve o seu trabalho de investigação nas áreas da arte digital, algoritmia generativa, visão por computador, música digital, e visualização de informação. Mais informações em www.jmartinho.net


Quarta-Feira, 15 de Setembro, Anfiteatro B1 - 11h00 - 11h30

Fast and Reusable Character Rigging and Animation: Create Once, Use Many - Verónica Costa Orvalho

Resumo: This talk presents a portable character rigging system that integrates into current animation production pipelines. It automatically transfers the facial rig and animations created for one character to different characters, independent of their shape and appearance. It enables artists to create more lifelike facial models in less time; about 90-99 percent faster than traditional manual rigging. The technology has been used in major film and game companies like Blur Studios, Dygra Films, Electronic Arts and Microsoft.

Biografia: Verónica Costa Orvalho Verónica Costa Orvalho born in 1976, mother of a lovely boy. Holds a Ph.D. in Software Development (Computer Graphics) from Universitat Politècnica de Catalunya (2007), where her research centered on "Facial Animation for CG Films and Videogames" . She has been working in IT companies, such as IBM and Ericsson , and Film companies, like Patagonik Film Argentina since 1994. She has given many workshops and has international publications related to game design and facial animation in conferences like SIGGRAPH and Symposium in Computer Animation . She has received international awards for several projects: "Photorealistic facial animation and recognition", "Face Puppet" and "Face In Motion". Recently she has received the IBM "Premio Cientifico 2010" for her work on facial re-targeting Now, she is a full time professor of Porto University, head of the Porto INteractive Center and Computer Graphics group, and co-founder and CTO of Face In Motion (http://www.faceinmotion.com) . She is also a former research member at the Event Computational Lab (http://moving-event.org/) working on virtual reality and character animation. Current and past collaborations include several film and game companies (Blur Studios , Electronic Arts , Microsoft Portugal, Dygra Films ), and research groups (Stanford University, Universitat Politècnica de Catalunya). Her current research focus on developing new methods related to motion capture, geometric modeling and deformation, and real time animation.


Quarta-Feira, 15 de Setembro, Anfiteatro B1 - 11h30 - 12h00

Tecnologias Criativas - Nelson Zagalo

Resumo: As tecnologias criativas reportam-se essencialmente a uma convergência criativa entre artes digitais, ciência, tecnologia e indústria com vista à expressão humana, a comunicação, a interacção social e a educação. Cada vez mais os desenvolvimentos tecnológicos significativos cruzam não só áreas de engenharia, como áreas de conhecimento de domínios que por vezes nos parecem tão distantes entre si como a Biologia, Nanotecnologia, Filosofia, Economia, História, etc. Esta intersecção tem-se tornado uma realidade em grande medida graças aos avanços que decorrem do investimento num cruzamento inicial que passa pela criação de pontes de conhecimento entre o trio: comunicação, arte e tecnologia. Na especificidade vemos potenciais de crescimento em todo o campo da Informática com a criação de novos modelos tecnológicos para áreas desde os efeitos especiais para cinema à produção de videojogos, novos modelos de publicidade interactiva com plataformas e tecnologias de rua, assim como todos os outros domínios tecnológicos que cada vez se socorrem mais de meios e conhecimentos alternativos para inovar, meios como o storytelling, a arte, a instalação, e o pensamento criativo e diferenciado.

Biografia: Nelson Zagalo Nelson Zagalo é Professor Auxiliar na Universidade do Minho (UM). Realizou o doutoramento em Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro sobre paradigmas de interacção em ambientes virtuais. É actualmente o responsável pelas áreas lectivas de Audiovisual e Multimédia do Departamento de Ciências da Comunicação da UM e pertence à comissão directiva do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da UM. É co-director do Laboratório EngageLab do Centro de Computação Gráfica da UM e é presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Possui mais de trinta publicações com arbitragem científica nas áreas das ciências dos videojogos, cinema, emoção e narrativas interactivas. Presidiu às conferências científicas: ZON | Digital Games 2008; Slactions 2009 - International Conference on Research in the Second Life® World; ICIDS 2009 - 2nd International Conference on Interactive Digital Storytelling. Publicou o livro "Emoções Interactivas, do Cinema para os Videojogos".


Quarta-Feira, 15 de Setembro, Anfiteatro B1 - 12h00 - 12h30

As TI nas Indústrias Criativas ao serviço da Inovação no Marketing - Nuno Freitas

Resumo: Já não basta inovar em termos tecnológicos, temos que o fazer em eixos que se distingam e que nos tragam vantagens competitivas claras. A aplicação das Tecnologias de Informação no âmbito das indústrias criativas permite alcançar novas soluções que dão respostas a necessidades dinâmicas num mercado cada vez mais competitivo. A SketchPixel dedica-se a criar soluções inovadores que conjuguem criatividade a soluções tecnológicas que muitas vezes assumem o seu carácter inovador pela nova aplicação que lhes é concebida. Dessa forma tentamos inovar em resposta às mais diversas necessidades de marketing dos seus clientes.


Redes de Nova Geração - Evolução ou Revolução?

Quinta, 16 de Setembro de 2010


Quinta-Feira, 16 de Setembro, Anfiteatro B1 - 10h00 - 10h30

Lusitana Fonseca - Vogal do Conselho Executivo da FCCN

Resumo: (uma intervenção convidada, a partir da FCCN, por videoconferência IP)

João Gomes - Director da Área de Serviços Avançados da FCCN

Resumo: (uma intervenção convidada, a partir da FCCN, por videoconferência IP)


Quinta-Feira, 16 de Setembro, Anfiteatro B1 - 10h30 - 11h00

Evolução das redes nos Centros de Dados - Jorge Portugal

Resumo: Evolução das redes nos centros de dados. Tendo em conta as tecnologias existentes e as evoluções expctáveis, pretende-se analizar as novas tendências em termos de desenho (físico e lógico) das redes nos centros de dados, nomeadamente a adopção de redes convergentes e FCoE (Fibre Channel over Ethernet).

Biografia: Jorge Portugal é Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho (86-91), especializou-se em segurança informática, tendo trabalhado em várias empresas da especialidade e tendo participado em projectos de referência. É "systems engineer" da Cisco desde Agosto de 2005, onde se especializou nas tecnologias de Centros de Dados e respectivo portfolio. Desde Janeiro de 2010 integra a equipa de "consulting systems engineers" da região Mediterrâneo.


Quinta-Feira, 16 de Setembro, Anfiteatro B1 - 11h30 - 12h00

Automated Network Service Configuration Replication - Miguel Lopes

Resumo: Network Management is one of the most discussed topics about The Future Internet and new or redefined goals require new approaches to service management. Autonomic Management is one of the most important requirements to be pursued by management systems and encompass the notion of self-managing network services management computing systems that automatically adjust their behavior given a set of high-level administrative objectives or policies. The most relevant state-of-the-art management methodologies tackle these high level requirements using ontology systems. Unfortunately, these systems are very difficult to implement because the interaction with existing network management systems at the network device level is overwhelmingly complex due to the huge difference in levels of functionality. This results in little to no real interest from developers of software management systems or network device manufactures. This presentation explains one strategy to deal with this issue, proposing an Automated Network Service Configuration Management system that provides a mid-level, universal and independent way to manage Internet services configurations and which includes an automatic network configuration replication and backup service. This system should be enhanced by cooperating with its counterpart Automated Network Service Monitoring system.

Biografia: Nuno Vasco Lopes, PhD Student at Departamento de Informática, Universidade do Minho


Quinta-Feira, 16 de Setembro, Anfiteatro B1 - 12h00 - 12h30

QoS in Mobile Environments - Nuno Vasco Lopes

Resumo: In the near future, wireless networks will certainly run real-time applications with special Quality of Service (QoS) requirements. In this context micro-mobility management schemes such as Fast Handovers over Hierarchical Mobile IPv6 (F-HMIPv6) will be a useful tool to reduce Mobile IPv6 (MIPv6) handover disruption. However, F-HMIPv6 by itself does not support QoS requirements for real-time applications. Therefore, in order to accomplish this goal a novel resource management scheme for the Differentiated Services (DiffServ) QoS model is proposed to be used as an add-on to FHMIPv6. The new resource management scheme combines the F-HMIPv6 funcionalities with DiffServ QoS model, network congestion control and resource dynamic reallocation mechanisms in order to accommodate different QoS traffic requirements. The proposed model is simple and easy to implement, takes into account the mobile Internet requirements, and proved to be effective and capable of providing services with high reliable QoS to applications.

Biografia: Nuno Vasco Lopes, PhD Student at Departamento de Informática, Universidade do Minho


Descoberta de Conhecimento

Sexta, 17 de Setembro de 2010


Sexta-Feira, 17 de Setembro, Anfiteatro B1 - 10h00 - 10h30

Improving Program Comprehension Tools for Domain-Specific Languages - Nuno Oliveira

Resumo: On the one hand, program domain concepts are complex and low level for a fast assimilation. On the other hand, problem domain concepts are closer to human’s mind, hence they are easier to perceive. According to Brook’s theory, a full comprehension of a program is only achieved if both domains are connected and visualised in synchronisation, resulting on an action-effect visualisation. Domain-specific languages, as languages tailored for a specific class of problems, raise the abstraction of the program domain concepts and approximate them to the problem domain’s. This way, a systematic approach can be used to perform the action-effect visualisation of a program written in a domain-specific language.

Biografia: Nuno Oliveira Nuno Oliveira, received, from University of Minho, a B.Sc. in Computer Science (2007) and a M.Sc. in Informatics (2009). He is a member of the Language Processing group at CCTC (Computer Science and Technology Center), University of Minho. He participated in several projects with focus on Visual Languages and Program Comprehension; VisualLISA and Alma2 the main outcome of his master thesis entitled ”Program Comprehension Tools for Domain-Specific Languages”, are his most relevant works. The latter came under ”Program Comprehension for Domain-Specific Languages”, a bilateral project between Portugal and Slovenia, funded by FCT. Currently, he is starting his PhD studies on Patterns for Architectures Coordination Analysis and Self-Adaptive Architectures, under an FCT grant. Meanwhile he is an assistant-lecturer (practical classes) in a course on Imperative Programming, at University of Minho.


Sexta-Feira, 17 de Setembro, Anfiteatro B1 - 11h00 - 11h50

Extracção Automática de Tesaurus - Pablo Gamallo Otero

Resumo: Em primeiro lugar, breve introdução linguística às noções de tesaurus e ontologia. Em segundo lugar, descrição da técnica distribucional mais conhecida orientada à construção automática de tesauros. Finalmente, análise de um exemplo de extracção a partir de um pequeno texto.

Pablo Gamallo Otero, Universidade de Santiago de Compostela


Sexta-Feira, 17 de Setembro, Anfiteatro B1 - 12h00 - 12h50

Extracción de información terminolóxica de córpora paralelos - Xavier Gómez Guinovart

Resumo: Presentación práctica de diversas técnicas de extracción de información terminolóxica a partir dun corpus paralelo inglés-galego de localización de software. A presentación vaise estruturar ao redor dos seguintes argumentos:
  • Creación do corpus paralelo e aliñamento oracional
  • Indución do dicionario probabilístico e aliñamento léxico
  • Identificación dos termos: perspectiva monolingüe
  • Identificación dos termos: perspectiva bilingüe
  • Extracción de contextos definitorios e de relacións semánticas
  • Aplicacións terminográficas da extracción de información

Biografia: Xavier Gómez Guinovart Gómez Guinovart é o fundador do Seminario de Lingüística Informática (SLI) da Universidade de Vigo. Autor de numerosas publicacións de lingüística computacional e membro da xunta directiva da Sociedade Española para o Procesamento da Linguaxe Natural.