Apresentação

Benvindo ao sítio do 2º Ciclo em Informática na Universidade do Minho.

A formação em Informática ao nível de 2º Ciclo visa fornecer competências profissionalizantes dentro do espírito da Declaração de Bolonha. O público alvo deste tipo de formação é por isso constituído por:

  • Recém-licenciados na área da Informática, que pretendam concluír a sua formação com uma componente avançada e profissionalizante.
  • Profissionais detentores de um curso de 1º ciclo (ou equivalente) na área de Informática, que pretendam actualizar a sua formação numa área aplicacional específica.

A formação de 2º ciclo em Informática na Universidade do Minho integra-se num Mapa Pedagógico global que reúne a totalidade da oferta formativa em Informática ao nível dos três ciclos de formação superior.

Consciente da heterogeneidade das motivações e expectativas dos alunos, bem como da diversidade dos desafios que a sociedade coloca à Universidade, e da responsabilidade que advém do papel histórico do Departamento de Informática na formação de excelência nesta área, esta oferta formativa alia a exigência na coerência cientifico-pedagógica à flexibilidade na estrutura e modelo de organização.

Mapa Pedagógico

Ao nível de formação de 2º ciclo, este mapa organiza-se em:

Estes cursos estão estruturados em torno de um conjunto de Unidades Curriculares de Especialização coerentes, o que lhes confere um elevado grau de flexibilidade.