Esta UCE é fruto da colaboração científica entre o Grupo de Engenharia de Computadores do Departamento de Informática e o Grupo de Análise Numérica do Departamento de Matemática, na área da computação paralela, existente desde o início da década de 90, que conduziu com sucesso várias teses de doutoramento.
A computação paralela e distribuída evoluiu na última década para um modelo integrador de componentes de custo reduzido e de elevada capacidade, nomeadamente ao nível da arquitectura dos processadores multi-core e das tecnologias de interligação. Teve como consequência a proliferação de clusters computacionais para a resolução de problemas computacionalmente intensivos, e a sua interligação em grelha inter-institucional (grid) como forma de se aceder a um maior poder computacional a uma fracção do custo de um supercomputador da geração anterior.
O domínio das tecnologias de CPD para a utilização, programação e administração eficiente destes novos instrumentos da sociedade de conhecimento é um factor chave para o desenvolvimento do Minho, numa busca de excelência em tecnologias de informação.
A UCE em CPD está organizada em 4 módulos temáticos, de 5 ECTS cada, os quais se articulam entre si através de um módulo integrador (com 5+5 ECTS) que tem como principal objectivo a concretização de um projecto (no sentido lato), passando pelas fases de procura e síntese de informação, auto-aprendizagem de conceitos complementares aos adquiridos nos módulos temáticos, treino de aptidões experimentais na aplicação dos conhecimentos adquiridos, e análise, interpretação e avaliação de resultados experimentais, comunicação escrita e defesa oral. Os módulos temáticos que constituem a UCE em CPD são: