Bem-vindo ao Perfil de MFES

Bem vindo à página da edição de 2018/19 do perfil de Métodos Formais em Engenharia de Software. youtube Este perfil de especialização do MiEI conta com uma equipa de docentes altamente qualificados na investigação e ensino de métodos formais aplicados ao desenvolvimento de software. logo mfes Todos fazemos parte do Laboratório HASLab/U.Minho (Formal Methods for High-Assurance Software), em que se vem consolidando know-how em métodos formais desde há mais de 30 anos. haslab.jpg

As unidades curriculares que compoem MFES corporizam os principais vectores de que depende o projecto de aplicações fiáveis, à escala industrial. Na sua componente teórica, a visão é a de abordar problemas de software segundo uma autêntica perspectiva de engenharia, que permite - através da modelos sobre os quais é possível raciocinar e calcular - prever o comportamento dos programas antes de serem escritos. Uma vez escritos, MFES ensina como fazer a sua análise e teste, dois ingredientes essenciais à qualidade do software.

O HASLab/U.Minho orgulha-se de ter sido FM'19 convidado a organizar o 3º congresso mundial de MF, que terá lugar no Porto em Outubro de 2019.


Classificação ACM

Número de ECTS por área de conhecimento, segundo as IEEE/ACM Curriculum Guidelines for Software Engineering:

  • Software/SOFTWARE ENGINEERING/Metrics --- 2
  • Software/SOFTWARE ENGINEERING/Requirements/Specifications --- 6
  • Software/SOFTWARE ENGINEERING/Software Architectures --- 6
  • Software/SOFTWARE ENGINEERING/Software/Program Verification --- 6
  • Software/SOFTWARE ENGINEERING/Testing and Debugging --- 4
  • Theory of Computation/LOGICS AND MEANINGS OF PROGRAMS/Specifying and Verifying and Reasoning about Programs --- 6


Outros cursos sobre Métodos Formais


Divulgação


Parcerias