Acções do Documento

Departamento de Informática - Universidade do Minho


Prémio IBM

Prémio IBM

No dia 18 de Outubro de 2011, sob a presidência do Ministro da Educação e Ciência, foi entregue o Prémio Científico IBM 2010 à Doutora Alexandra Silva.

Pela primeira vez o mais importante prémio científico em Informática em Portugal é atribuído a uma ex-aluna da Universidade do Minho (a Alexandra concluiu a Licenciatura em Matemática e Ciências de Computação, com 19 valores, em 2006), presentemente professora na Universidade de Nijmegen e colaboradora do HASLab, um centro de investigação sediado no Departamento de Informática da UM.

foto de Alexandra Silva

Pela primeira vez também o prémio é atribuído a uma mulher, distinguindo um trabalho em investigação fundamental que abre novos caminhos numa abordagem cientificamente informada e rigorosa da Informática.

A Universidade do Minho, através do Departamento de Informática, tem sido desde o início um ponto de referência nacional e internacional na promoção dessa visão rigorosa e matematicamente sólida desta área científica. Tem, em particular, um papel pioneiro na investigação em métodos formais de construção e verificação de software confiável. Esta constitui ainda uma área curricular que, caso inédito nas universidades portuguesas, é ensinada de modo sistemático e sem interrupção nas nossas Licenciaturas ao longo dos últimos 25 anos.

Este prémio é também fruto desse esforço. E daí a importância que ele assume para todos os que fazemos a Informática na Universidade do Minho. Se o mérito é inteiramente da premiada, para todos esta é também uma ocasião de regozijo e celebração.


O Departamento de Informática da Universidade do Minho (DIUM) tem por missão a divulgação do conhecimento, fundamental e especializado, nas áreas da ciência e das tecnologias da computação, com particular destaque para a Engenharia da Programação e para as Comunicações e Redes de Computadores.

Aposta numa abordagem rigorosa à resolução de problemas por computador com base na adopção de modelos formais e métodos sistemáticos de analise e desenvolvimento.

Cumpre a sua missão

Conta para isso com um pessoal permanente de cerca de 52 Docentes (todos doutorados) e 10 técnicos.

Aos cursos que oferece, assegura um nível de ensino de qualidade elevada, demonstrada quer pelo avultado número de candidatos, quer pela grande e continuada procura de alunos formados pelo DIUM por parte dos empregadores.

Para criar e manter actual o conhecimento que ensina e aplica, a actividade de investigação dos seus docentes está enquadrada no Centro de Ciências e Tecnologias da Computação (CCTC), um centro dependente da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Aqui exploram a teoria e desenvolvem projectos de concretização, com a colaboração de bolseiros, alunos de pós-graduação e de pós-doutoramento.