Universidade do Minho  
 
 
                 
 
  Autenticação
 
Homepage
mapa do site
Contactos
Faqs
Como Chegar à UM?
email de contacto
   
  imprimir
 
Protocolos de Cooperação
 
Protocolos de Cooperação 

Protocolos de Cooperação - Enquadramento

A Universidade do Minho inclui no seu projecto de desenvolvimento estratégico a partilha de projectos de ensino e de investigação, assim como o estabelecimento de parcerias diversas, com Universidades e outras Instituições a nível nacional e internacional. Tais projectos e parcerias, genericamente descritos como “ cooperação académica”, podem abarcar múltiplas formas de cooperação, nomeadamente a mobilidade de alunos e docentes, a organização conjunta de graus académicos e cursos, ou estágios de formação, a partilha de estudos e projectos de investigação, a definição e implementação de projectos de intervenção ou de transferência de tecnologia ou, ainda, a concepção de formas de gestão universitária ou de políticas de qualidade.

As Universidades e Instituições Europeias são, desde logo, o espaço de cooperação académica internacional em que a Universidade do Minho pretende estar presente, tomando deste modo parte activa na construção do Espaço Europeu do Ensino Superior. Ainda assim, os contactos com a América do Norte e com o continente Asiático, ainda que em menor número, são já muito significativos e vêm assumindo grande relevância na política de internacionalização da Universidade. Neste quadro, e a título de exemplo, merece referência o bom número de protocolos de cooperação já existentes com algumas prestigiadas universidades nos Estados Unidos e na China.

O espaço dos países de língua oficial portuguesa é o que, por facilidade da língua e pelos traços comuns de cultura, proporciona maiores oportunidades para a cooperação. Esta cooperação serve os objectivos de desenvolvimento destes países, em particular nas áreas da educação, da saúde e da inovação tecnológica, e rentabiliza, também, áreas de maior qualificação de recursos humanos e técnicos por parte da UMinho.

Importa destacar a cooperação com Timor para instalação da Escola de Direito e do Curso de Direito na Universidade de Timor Lorosa’e, com apoio das Nações Unidas. Com a China, a UMinho desenvolve já cooperação na área das tecnologias e do ensino da língua e da cultura chinesas, havendo já mobilidade de estudantes com a Universidade de Tianjin e condições efectivas para um reforço desta cooperação no futuro próximo. Com Moçambique, a UMinho implementou com o Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Maputo um curso de mestrado e de especialização em Sistemas Informáticos.

Reportando-nos aos países latino-americanos, e para além das fortes ligações com o Brasil, Cuba mostrou recentemente o seu interesse em estabelecer cooperação com a UMinho. Será de acrescentar que a UMinho é a terceira Universidade Europeia em número de Bolsas Alban (colaboração com a América Latina), na sua larga maioria envolvendo estudantes brasileiros.

Finalmente, a cooperação com a Galiza tem sido uma constante em face das novas vias de comunicação e do financiamento europeu para projectos transfronteiriços e inter-regionais. A título de exemplo, a UMinho é membro do CEER (Centro de Estudos Euro-regionais Galícia - Norte de Portugal), envolvendo ainda a Universidade do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e a Universidade de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela a Universidade da Corunha (Galiza), envolvendo a concepção e concretização de projectos conjuntos na área da formação pós-graduada, investigação e consultadoria.

Procura-se que a cooperação assuma formas de actuação que, não só respondam por necessidades imediatas, mas sejam capazes de garantir as condições de uma presença da UMinho em projectos de colaboração e mútuo enriquecimento no futuro.


 
  © 2009 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  Programa operacional para a Sociedade da Informação - POSI   ECTS - Label   SD - Label   Certified site: click to validate