www.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 
Órgãos de Governo 

Assembleia da Universidade

É o órgão colegial máximo, que representa toda a comunidade universitária e ao qual compete rever os Estatutos, eleger o Reitor e decidir sobre matérias relevantes para a instituição que lhe sejam submetidas por aquele. Nela participam representantes dos docentes e investigadores, dos estudantes e dos funcionários não docentes.

Reitor

Órgão unipessoal que superiormente dirige e representa a Universidade, eleito por escrutínio secreto. O Reitor, cujo mandato tem a duração de quatro anos, renovável por uma só vez, é coadjuvado, no máximo de quatro, Vice-Reitores por ele nomeados, podendo também designar, no máximo, de cinco Pró-Reitores que, por delegação, desenvolverão tarefas específicas.

De entre as diversas competências que cabem ao Reitor, destacam-se: propor as linhas gerais de orientação da Universidade no Senado, homologar a constituição dos vários orgãos e empossar os titulares de cargos de gestão, presidir aos orgãos de governo, superintender na gestão académica, administrativa e financeira, definir e orientar o apoio a conceder aos estudantes no âbito dos serviços sociais e das actividade circum-escolares.

Senado

Órgão colegial participado por titulares de cargos de gestão, por representantes dos docentes e investigadores, dos estudantes e dos funcionários, e ainda por individualidades representativas de sectores da comunidade envolvente, ao qual compete a definição das linhas gerais de orientação da Universidade e, designadamente, a aprovação dos planos de desenvolvimento e do relatório anual das actividades, a aprovação dos projectos orçamentais, apreciação de contas, a aprovação da criação de novos cursos e o exercício do poder disciplinar, este através de comissão permanente criada para o efeito.

Conselho Académico

É o órgão a quem compete definir as políticas científica e pedagógica da Universidade, intervindo em matérias de planeamento, definindo orientações pedagógicas relativas a calendários lectivos, épocas de exames e métodos de avaliação, aprovando os regulamentos de diversos órgãos, emitindo pareceres sobre propostas de criação de cursos, pronunciando-se sobre a criação, reestruturação e extinção de escolas.

É constituído por diversos titulares de cargos de gestão e por representantes dos docentes e investigadores e dos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação, e funciona em plenário e em comissões especializadas.

Conselho Administrativo

Órgão de gestão administrativa, financeira e patrimonial da Universidade, ao qual compete, designadamente, promover a elaboração dos planos financeiros e dos projectos de orçamento e acompanhar a execução financeira destes, promover a arrecadação de receitas próprias da Universidade, verificar a legalidade das despesas e autorizar o seu pagamento.

O Conselho Administrativo é constituído pelo Reitor, que preside, por dois Vice-Reitores, pelo Administrador, por um representante dos estudantes e pelo responsável pelos Serviços Administrativos.

 


  © 2007 , GSI - Universidade do Minho