Universidade do Minho  

                 
 
  Autenticação
 
Contactos
Contactos.
Mapa do Site
   
  imprimir
 
Procedimentos
 
Procedimentos 

A Mobilidade de Docentes implica a cooperação entre universidades e o estabelecimento de Acordos Bilaterais que prevejam esta actividade.

Os docentes interessados em participar nesta iniciativa deverão contactar o respectivo Coordenador Departamental SOCRATES e/ou o Gabinete de Relações Internacionais por forma a verificar se existe um acordo com a Universidade que o docente pretende visitar e se está prevista a realização de mobilidade docente.
Caso não exista qualquer acordo celebrado com a instituição que o docente pretende visitar, este deverá dirigir-se ao respectivo Coordenador Departamental SOCRATES e/ou o Gabinete de Relações Internacionais e comunicar o interesse em estabelecer uma parceria com uma determinada instituição de ensino superior europeia. Para tal, o docente deverá fornecer o nome da instituição em causa, o tema a leccionar e a duração do período proposto. Nestes casos, caberá ao Coordenador Departamental SOCRATES informar o GRI se há ou não interesse em estabelecer o referido acordo.

Com a aprovação do  Acordo Bilateral fica, então, criado o enquadramento para que, durante a vigência deste acordo, o docente se possa candidatar a uma missão de docência numa universidade parceira.
Com base na mobilidade docente proposta pelos vários Departamentos, caberá ao GRI solicitar à Agência Nacional para os Programas Comunitários Socrates e Leonardo da Vinci apoio financeiro para a realização destas visitas.
Obtida a informação das mobilidades aprovadas, o GRI informa todos os coordenadores dos resultados e respectivas comparticipações financeiras e estes responsabilizar-se-ão por divulgar esta informação pelos respectivos departamentos, e por determinar quais os docentes que realizarão as missões de ensino.

Caso a visita seja financiada, caberá, então, a cada docente estabelecer directamente os contactos com a universidade parceira com o intuito de determinar datas e o formato da visita. Quando tudo estiver definido, cada docente deverá preencher uma Ficha de Docente, onde formaliza os pormenores da sua viagem.
Não podemos esquecer que as visitas propostas poderão sempre realizar-se, independentemente de a Agência Nacional atribuir ou não financiamento para as mesmas.

 
  © 2008 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  ECTS - Label   SD - Label