Universidade do Minho  

                 
 
  Autenticação
 
Contactos
Contactos.
Mapa do Site
   
  imprimir
 
Sistema de Classificação ECTS
 
Sistema de Classificação ECTS 
 
O sistema de avaliação é uma matéria fundamental para o reconhecimento académico dos alunos que participam em programas de mobilidade internacional. As escalas de classificação variam de acordo com o país e a instituição de acolhimento tornando mais complexo o processo de equivalências.
 
Neste sentido, face aos diferentes sistemas de classificação vigentes na Europa, foi desenvolvida, no âmbito do ECTS (European Credit Transfer System), uma escala de classificação com o objectivo de facilitar a comparação das várias escalas nacionais e tornar mais transparente o processo de avaliação.
 
A escala de classificação ECTS permite avaliar, de uma forma qualitativa, o desempenho académico dos estudantes nas disciplinas efectuadas na instituição de acolhimento.
 
O sistema de classificação consiste, numa primeira fase, na divisão dos alunos em dois grupos distintos: aprovados e não aprovados; e, posteriormente, numa divisão, daqueles que tiverem obtido uma classificação positiva, em cinco sub-grupos.  A cada sub-grupo irá corresponder uma nota ECTS.
 
A classificação ECTS pretende, deste modo, fornecer informação adicional relativamente aos resultados positivos obtidos pelo estudante, numa determinada disciplina, permitindo, através de um tratamento estatístico, ordená-lo numa escala percentual, relativamente aos outros estudantes aprovados na turma (ou num universo cujo número de estudantes seja significativo).
 
A nota ECTS não pretende, contudo, substituir a classificação local, mas antes servir de indicador qualitativo do desempenho académico dos estudantes, constituindo-se como uma classificação relativa que se apresenta da seguinte forma:
 
Sistema de Classificação ECTS

Nota ECTS
% dos estudantes aprovados com esta nota
Definição
A
10
 
B
25
C
30
D
25
E
10
FX
- -
Insuficiente: precisa de trabalhar mais para o crédito ser concedido.
F
- -
Insuficiente: precisa de trabalhar muito mais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Universidade do Minho, tendo como referência as boas práticas no uso das ferramentas ECTS, emite para todos os alunos de intercâmbio, no final do seu período de estudos, um Registo Académico (Transcript of Records), do qual faz parte a classificação obtida no programa de estudos na escala nacional e na escala ECTS.
 
 
Sistema de Classificação Nacional

10 - 13 valores
Suficiente
14 - 15 valores
Bom
16 - 17 valores
Bom com distinção
18 - 19 valores
Muito Bom com distinção
20 valores
Muito Bom com distinção e louvor

 
No sistema de classificação nacional, os resultados são expressos numa escala de 0 a 20, sendo que a nota mínima para aprovação é de 10 valores.
 
    

 
  © 2007 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  ECTS - Label   SD - Label