A Universidade do Minho é uma universidade pública com autonomia administrativa e financeira. Foi fundada em 1973 e iniciou a sua actividade académica em 1975/76. É uma das então denominadas "Novas Universidades", que mudaram profundamente o cenário do ensino superior Português.
Localizada na região do Minho, conhecida pela significativa actividade económica e pela juventude da sua população, a Universidade do Minho tem desempenhado o papel de agente de desenvolvimento da região.
Com uma população de mais de 15.000 estudantes, dos quais cerca de 2.000 são alunos de pós-graduação, e com cerca de 1.200 docentes e 600 funcionários, a Universidade do Minho é uma das maiores universidades portuguesas.
A administração da universidade está localizada no centro da cidade de Braga, no Largo do Paço, sendo a maioria das actividades científicas e académicas. Os cursos nas áreas das Ciências, Ciências Sociais, Economia e Gestão, Letras, Direito e Ciências da Saúde estão predominantemente sediados em Braga, enquanto que Arquitectura e a maior parte dos cursos de Engenharia são leccionados em Guimarães. A Universidade do Minho também oferece uma grande variedade de cursos de pós-graduação em todas estas áreas de estudo.
Os estudantes que vêm para a Universidade do Minho podem contar com cursos de qualidade e elevados padrões de ensino. A qualidade dos cursos resulta do trabalho de pessoal altamente motivado, de um acompanhamento cuidado, da adopção de métodos de ensino inovadores e de um desenvolvimento curricular adequado às exigências do mercado de trabalho.
A Universidade do Minho organiza as suas actividades, desde a sua criação, de acordo com o chamado "modelo de gestão matricial". Este modelo baseia-se na interacção entre os projectos e as unidades orgânicas e de recursos. Os projectos são: o ensino, a investigação e os serviços especializados à comunidade. As unidades orgânicas da Universidade do Minho são designadas como: Escolas, Unidades Culturais e Serviços de Apoio. Esta estrutura organizacional proporciona um enquadramento muito flexível para a interdisciplinaridade científica e, funcionando, aumenta o uso efectivo dos recursos disponíveis garantindo, por si só, a eficiência das instituições.
A Universidade do Minho está organizada por Escolas/Institutos, cada uma contendo vários departamentos:
Escola de Ciências: Biologia, Ciências da Terra, Matemática e Física; Matemática para a Ciência e Tecnologia e Química.
Escola de Economia e Gestão: Economia, Gestão, e Relações Internacionais e Administração Pública;
Escola de Engenharia: Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Electrónica Industrial, Informática, Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Produção e Sistemas e Engenharia Têxtil;
Instituto de Ciências Sociais: Ciências da Comunicação, Geografia, História, Sociologia, Antropologia;
Instituto de Educação e Psicologia: Currículo e Tecnologia Educativa, Metodologias da Educação, Pedagogia, Psicologia e Sociologia da Educação e Administração Educacional;
Instituto de Letras e Ciências Humanas: Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Franceses, Estudos Germanísticos, Estudos Portugueses, e Filosofia e Cultura;
Instituto de Estudos da Criança: Expressões Artísticas e Educação Física, Ciências da Educação da Criança, e Ciências Integradas e Língua Materna;
Escola de Direito; Ciências Jurídico-Privatísticas e Ciências Jurídicas Públicas;
Escola de Ciências da Saúde;
Departamento Autónomo de Arquitectura.
Escola Superior de Enfermagem
A Universidade do Minho encoraja os seus estudantes a explorarem o seu potencial ao máximo, tornando-os capazes de responderem às necessidades do mercado de trabalho. Os alunos formam-se com uma compreensão muito vasta da sua área de estudo e com capacidades relevantes para o mundo de trabalho, como as de comunicação e de utilização de computadores.