Pesquisar English (United States)  Português (Portugal)
sábado, 7 de Fevereiro de 2009 ..:: UCE-EC ::.. Registo  Entrar
- ENGENHARIA DO CONHECIMENTO -
 Avisos Minimizar

Prova Escrita - quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008
A prova escrita da UCE-EC está marcada para as 9:30 do dia 11-02-2008 na sala de aulas habitual. 


 Imprimir   
 Undidade Curricular de Especialização - Engenharia do Conhecimento Minimizar

 A formação curricular do 2º ciclo em Informática está organizada a partir de um conjunto de Unidades Curriculares de Especialização (UCE). Cada uma destas UCE configura uma proposta de formação coerente numa área aplicacional específica e integrando uma importante componente de projecto. Cada UCE está organizada de modo a que possa ser frequentada durante um ano lectivo em tempo parcial. O tempo de contacto (aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais) de cada UCE varia entre as 9 e as 12 horas semanais e é organizado em três períodos lectivos (2 tardes e uma manhã ou 2 manhãs e uma tarde).

Objectivos 

A área de Engenharia de Conhecimento tem a ver com os sistemas baseados em conhecimento e suas aplicações. Aqui faz-se investigação fundamental de modelos de representação de conhecimento e formas de raciocínio, estabelecimento de métodos de comparação, tanto do ponto de vista formal como experimental, desenvolvimento de sistemas baseados em conhecimento e estudo das relações entre sistemas e o processo ensino/aprendizagem. Sendo-se mais específico, nesta área são abordados temas que vão dos Sistemas Cognitivos Construtivistas, i.e. desde o estudo de sistemas orientados ao conhecimento adoptando uma abordagem construtivista inspirada no trabalho de Piaget, aos Modelos Conexionistas, em que se trata da representação de conhecimento de forma distribuída. Pretende-se investigar o poder expressivo de tais modelos e os processos cognitivos que podem ser desenvolvidos, que leve em linha de conta as funções neuronais não lineares e a plasticidade neurónica observada nas estruturas biológicas. Pretende-se, por outro lado, tratar de tópicos avançados em áreas fundamentais de fronteira entre modelos de representação de conhecimento, formas de raciocínio e os sistemas simbólicos, com base na Programação em Lógica, sem descurar as áreas aplicadas que se têm revelado como centrais (e.g. na Medicina, no Direito, no Comércio Inteligente).
Com esta unidade pretende-se, por conseguinte, introduzir uma vasta gama de métodos e técnicas de resolução de problemas que têm vindo a ser não só utilizadas como forma de corporizar o que foi enunciado em epígrafe, mas também objecto de atenção em projectos de investigação, e que se referem a um certo domínio de aplicação, i.e. pretende-se estabelecer as competências básicas consideradas definidoras do perfil de Mestre em Informática da Universidade do Minho.

Regime e Escolaridade

A UCE apresentada neste documento poderá ser oferecida em regime semestral ou anual de acordo com o público a que se destine. O regime anual será preferencialmente adoptado para a formação inicial, durante a qual num mesmo ano um aluno poderá realizar duas UCE, enquanto o regime semestral, mais intensivo mas concentrado no tempo, parece ser mais adequado para a oferta em formação contínua ou quando exigido pela estrutura de Mestrados Erasmus-Mundos que venha a integrar. Atendendo à sua articulação em 4 módulos e um projecto integrador, conforme se detalha a seguir, a escolaridade proposta é a seguinte: 8T + 8TP + 8P (sendo as 8P correspondentes à componente de projecto integrador).

Áreas Científicas

Áreas Científicas: Informática (30 ECTS).
(classificação ACM)
: É a seguinte a distribuição dos 30 ECTS da UCE pelas áreas científicas classificadas no ACM Computing Curricula (1998):
I Computing Methodologies -- 10
I.2 Artificial Intelligence
I.2.3 Deduction and Theorem Proving
I.2.4 Knowledge Representation Formalisms and Methods
I.2.6 Learning
I.2.8 Problem Solving, Control Methods, and Search
I.2.11 Distributed Artificial Intelligence
H Information Systems -- 10
H.2 Database Management
H.2.4 Systems
H.2.5 Heterogeneous Databases
H.3 Information Storage and Retrieval
H.3.3 Information Search and Retrieval
H.3.5 Online Information Services
K Computing Milieux -- 10
K.3 Computers and Education
K.3.1 Computer Uses in Education

 

Coordenação Científica 

Resultados de Aprendizagem

  • Distinguir entre os métodos computacionais, em geral, e as tecnologias baseadas em conhecimento, em particular.
  • Compreender não só as diferenças entre os potenciais sistemas de representação de conhecimento, mas também ser capaz de organizar os aspectos mais relevantes dos objectos e relações entre estes que ocorrem num dado universo de discurso, de acordo com o sistema de representação de conhecimento seleccionado.
  • Relacionar o sistema de representação de conhecimento com diferentes formas de raciocínio, bem como em optar entre os formalismos que melhor potenciem este relacionamento.
  • Compreender a relação entre causalidade e inferência.
  • Compreender a relação entre a complexidade de um modelo e o seu desempenho, utilizando esta informação na defi^\nição de uma estratégia para optimizar os sistemas existentes.
  • Desenvolver de forma integrada a função de concepção e projecto em Engenharia.

Estrutura Curricular

A presente UCE organiza-se em torno de 4 (quatro) módulos temáticos, correspondendo cada um a 5 ECTS, articulados entre si por um “bus” laboratorial, denominado projecto integrado, que garante a experimentação e aplicação prática dos resultados da aprendizagem. Esta estrutura é apresentada na Figura. Os módulos referidos são:

WD - Web e Dados (5 ECTS)
SAI - Sistemas Adaptativos e Ambientes de Aprendizagem Inteligentes (5 ECTS)
SMA - Sistemas Multiagente (5 ECTS)
DCN - Design e Computação Natural (5 ECTS)
PI - Projecto Integrado (10 ECTS)

Métodos de Ensino

  • Exposição de conceitos e análise de casos de estudo.
  • Trabalho de grupo na resolução de exercícios e pequenos casos de estudo.
  • Trabalho de projecto em grupo sob a orientação da equipa docente afecta à UCE.

Parcerias

APPIA - Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial
Hospital Geral de Santo António, EPE, Porto
Centro Hospitalar do Vale de Sousa, EPE, Penafiel
Centro de Imagem da Trindade, Hospital da Santíssima Trindade, Porto

Informação Adicional

 

Requisitos

  • Experiência em programação, incluindo, preferencialmente, alguma familiaridade com a programação declarativa (e.g. programação em lógica).
  • Conhecimentos de lógica e matemática discreta a nível de primeiro ciclo.

 Imprimir   
Copyright 2007 by valves   Condições de Utilização  Privacidade