pesquisar
     
Lúcio Craveiro da Silva
       
1/3

BIOGRAFIA

Lúcio Craveiro da Silva nasceu em Tortosendo, Covilhã a 27 de Novembro de 1914. Foi professor, escritor e jesuíta português. Veio de uma família muito conhecida em Tortosendo.
Começou a frequentar a escola (no Largo da Quebrada) aos seis anos e chegou a pertencer aos escuteiros durante uns tempos, o que o marcou bastante, no entanto não chegou a passar de «lobito», pois saiu da terra aos doze anos e até essa idade eram lobitos. Tinha dois irmãos; um irmão que também se ordenou sacerdote, tal como Lúcio Craveiro, e veio também trabalhar para a Faculdade de Filosofia e uma irmã, que foi professora primária, mas que se teria reformado primeiro que Lúcio Craveiro.
O seu pai, Gabriel Raimundo da Silva, segundo o próprio Lúcio craveiro, era um homem recto, sério, lutador, era um agricultor da fronteira, em S. Pedro do Rio Seco e depois seguiu a vida profissional de funcionários dos Correios, sendo posteriormente chefe dos Correios. Sendo assim Lúcio Craveiro e a família mudaram-se para Unhais da Serra, no Largo da Amoreira. Daqui a família mudou-se de seguida para a Covilhã, onde Lúcio Craveiro nasceu. A mãe, Maria de Lurdes Craveiro da Silva, doméstica, era de Tortosendo. Seu avô materno era comerciante e seu avô paterno era agricultor, no entanto não teve contacto quase nenhum com a família do lado paterno, uma vez que foram todos para a Argentina e para o Brasil.
Depois a família do lado materno desenvolveu-se, constituída por sete tios, sendo um deles médico e outro industrial. A sua família era bastante numerosa e encontra-se espalhada por todo o país, havendo até dois primos que eram professores na Universidade do Minho, em Braga. Depois da escola primária, foi para o ensino secundário, em S. Martim de Trevejo (perto de Cácerese), esteve lá cinco anos porque os jesuítas naquela altura não podiam entrar em Portugal.
Em 1931 foi para Oia, perto da Galiza, onde ingressou na Companhia de Jesus, onde esteve cerca de sete ou oito meses, uma vez que depois veio novamente para Portugal, mais precisamente para Braga. Lúcio Craveiro já em Braga frequentou o Curso de Filosofia no então Instituto de Filosofia de Braga entre 1934-1938. Terminados os estudos foi professor de Literatura em Guimarães, no convento da Costa durante três anos, mas mais tarde foi destinado a professor de Ética Económica e Política e por isso mesmo foi novamente para o estrangeiro para se formar na área.

Utilizadores On-Line: 8
Visitas do Site: 19391
Mais Estatísticas Política de Privacidade
 
Copyright © Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva 2008
Assine a nossa newsletter!
Receba na sua caixa de correio os próximos eventos, as últimas novidades e a programação cultural.