cabeçalho o portal sobre mobilidade e tecnologias móveis da Handout   
             
  downloads   hotspots wifi   procuro ... preciso de ajuda ... pesquisa 
  
 
pcdebolso.com > notícias

 

Roadmap 2009 da HTC exposto

por  Pedro Ivo Faria, segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009


Entre os diversos fabricantes de terminais móveis há os que se empenham em proteger os seus planos futuro e investem num anúncio surpresa como forma de ganhar momentum, casos da Palm ou da Apple, e depois há outros para quem não há má publicidade.
Venha a favor ou contra os planos pré-traçados, o que interessa mesmo é que a marca seja divulgada e falada pois no mundo dos negócios não há ‘má publicidade’.

Este último grupo é encabeçado pela HTC, cujas gamas são frequentemente expostas muitos meses antes de chegarem à fase de protótipo ou de se configurarem como produtos comerciais.
E mais uma vez toda a gama prevista para todo o ano é exposta ainda antes do próprio fabricante ter sequer oportunidade de apresentar oficialmente um destes 25 modelos.


Terminais Android




A HTC tem pelo menos dois terminais baseados na plataforma Android previstos para este ano. A versão sem teclado e simplificada do T-Mobile G1 dará pelo nome de HTC Hero e poderá estar disponível em diversas cores, enquanto que o Sapphire virá a aparecer como T-Mobile G2 e também conhecerá uma versão Vodafone (em negro) e outra DoCoMo (em branco).
A versão equipada com um teclado QWERTY também poderá chegar ao mercado ainda durante 2009 e nesta fase dá apenas pelo nome de HTC Memphis.




Navegadores




A linha de terminais vocacionados para a navegação por GPS, cujo primeiro membro foi recentemente desvendado – o HTC Iolite (HTC Touch Cruise II) – vai conhecer uma variante destinada ao mercado americano – o HTC Twin - e com um substituto que só deverá aparecer lá para o final do ano.
O HTC Magnet marca um corte com o passado em termos de design abandonando o formato simétrico da zona de botões.




Smartphones




Um dos formatos que mais ajudou a promover os smartphones da HTC está de volta para se afirmar como uma alternativa aos Blackberrys de entrada de gama, ao Nokia E63 ou a outros dispositivos Windows Mobile que serão lançados brevemente em Portugal baseados no mesmo formato.
O HTC Maple é a versão 3G do ‘defunto’ HTC Excalibur, e o HTC Cedar e o HTC Willow W complementam o lote, parecendo serem o mesmo modelo ou pelo menos uma versão simplificada do primeiro (sem 3G, por exemplo).




HTC Touch HD Pro




Uma variante do HTC Touch HD equipada com teclado deverá ser lançada por diversas operadoras em formatos que pouco diferem uns dos outros.
Externamente quase idênticos teremos o HTC Rhodium, o HTC Tungsten para a T-Mobile, o Tungsten W para a Sprint, o Rhodium W para a Verizon e o Barium para a AT&T.;
Esta selecção de ‘metais pesados’ estará disponível tanto para a norma europeia de redes 3G como para a homóloga americana.




Entrada de gama




O segmento de Bufget Phones poderá contar com dois novos elementos que se demarcam um pouco do design popularizado pelo HTC Touch e que conheceu recentemente duas renovações através dos modelos HTC Touch 3G e HTC Touch Viva.
Este último já tem sucessor planeado – o HTC Beryl, sendo ainda mais simples no que se refere ao aspecto mas não deixando de ter uma identidade própria reforçada pela palete de cores exteriores disponíveis
O HTC Jasper C é uma variante deste último equipada com teclado QWERTY deslizante e com semelhanças com a linha HTC Rhodium.




HTC Touch Diamond II




O maior sucesso da actualidade da HTC poderá terminar a sua carreira já em Maio, altura em que completa um ano de vida comercial.
Para substituir o HTC Touch Diamond há quatro modelos previstos, em duas variantes que se distinguem essencialmente pelo formato externo e na disposição dos botões frontais.
Para além da versão específica do HTC Topaz para a AT&T;, haverá variantes UMTS/HSDPA (HTC Topaz) e CDMA/EV-DO (HTC Topaz C).
O quarto terminal, que apresenta apenas ligeiras diferenças relativamente ao anterior, será distribuído em exclusivo pela T-Mobile.




Terminais multimédia




Apesar da maioria dos terminais da HTC equipados com o Windows mobile puderem ser já considerados terminais multimédia, falta-lhes aquele factor de especialização que os distinga dos ‘fazem tudo’.
O HTC Whitestone afasta-se bastante daquilo que a marca chinesa tem feito, indo buscar alguma inspiração a alguns dos modelos mais recentes da Nokia, como seja o suporte integrado que lhe permite ficar numa posição confortável para se assistir a conteúdos vídeo.
Já o HTC Firestone é nitidamente uma evolução mais radical do Touch Diamond e destaca-se pelas opções estéticas exteriores.




HTC Athena 2




O HTC X7500 Advantage estará de volta, pouco modificado exteriormente, mas certamente com umas quantas novidades no seu interior. De regresso está também a solução do teclado QWERTY destacável que adere ao dispositivo em duas posições através de ímanes que caracterizava este modelo.



Resta reter que a maioria destes dispositivos nunca chegará ao território nacional, em especial as variantes equipadas com o Android, já que muitos deles são específicos de operadoras que não se encontram representadas em Portugal.
A forte reputação que os terminais da HTC dispõem em Portugal, e o crescimento das soluções alternativas, fazem prever que toda a gama europeia possa vir a ser lançada por cá. As datas de lançamento e eventuais preços ficarão para outra altura.

Fonte: WM Poweruser, imagens originais (antes de tratamento gráfico): DIYPDA
Esta notícia já foi consultada 1663 vezes