cabeçalho o portal sobre mobilidade e tecnologias móveis da Handout   
             
  downloads   hotspots wifi   procuro ... preciso de ajuda ... pesquisa 
  
 
pcdebolso.com > notícias

 

Storm, a estrela da Blackberry já foi apresentada oficialmente

por  Pedro Ivo Faria, sexta-feira, 10 de Outubro de 2008


O mercado de terminais tácteis acaba de conhecer mais um ‘peso-pesado’. Algumas semanas depois da apresentação do primeiro terminal Android e do regresso da Nokia aos terminais tácteis, é a vez da RIM enveredar pelo mesmo caminho.
O primeiro terminal da marca equipado com um ecrã táctil assume a designação de Blackberry Storm e vem enquadrar-se na gama de consumo.



É claro que o ecrã táctil desempenha o papel mais importante neste terminal, mas a nova versão do BlackberryOS, necessária para suportar o novo hardware, também merece o seu destaque.
Este foi completamente redesenhado, afastando-se do aspecto algo rude das versões anteriores, contando com novas fontes e ícones, uma organização dos elementos no ecrã bastante diferente e uma forma distinta do utilizador interagir com o terminal.


Ecrã


A grande novidade do Blackberry Storm é ainda maior do que se estava à espera. A RIM não se limitou a adicionar um ecrã táctil a um dos seus modelos, mas antes foi escolher a tecnologia mais avançada do mercado para lhe dar suporte.
A escolha recaiu sobre o Synaptics ClearPad, curiosamente também usada no terminal Android da T-Mobile / HTC, que oferece diversas funcionalidades pouco comuns:
  • Suporte para toques múltiplos,
  • feedback táctil,
  • Tecnologia ClickThrough - diferenciação entre navegação (gesto suave sobre o ecrã) e clique (pressão sobre o ecrã),
  • Tecnologia Enhanced Gesture Recognition - reconhecimento de gestos e acções


Esta última, o reconhecimento de gestos e acções, permite que o utilizador possa interagir com o terminal de diversas formas:
  • Press - fazendo pressão sobre o ecrã (e não levantando o dedo) é apresentado um menu contextual relativo ao elemento em questão,
  • Tap - Premindo e libertando uma vez o ecrã é possível lançar aplicações, seleccionar elementos de listas ou fechar aplicações,
  • Tap-and-slide - Usado para arrastar elementos existentes no ecrã como ícones, documentos, contactos, etc,
  • Double-Tap - equivalente ao clique duplo e serve para lançar aplicações,
  • Flick - scroll rápido em listas e álbuns de fotos
  • Pinch - usado para ampliar ou reduzir as fotos, mapas ou documentos.


Estes gestos, quando aplicados a outros cenários, permitem por exemplo seleccionar um bloco de texto para ser copiado ou a utilização do clique duplo para indicar que pretende modificar o conteúdo de um campo de texto.

Do ponto de vista estritamente técnico, o ecrã utilizado mede 3.26 polegadas na diagonal, conta com uma resolução de 360x480 pixels e dispõe de uma profundidade de 184 dpis.


Memória, conectividade e comunicações


Tradicionalmente os Blackberrys serem foram capazes de brilhar sem terem forçosamente de recorrerem a hardware ultra-avançado.
No Blackberry Storm a situação não é muito diferente, já que existem apenas 128 Mbytes de RAM e um espaço de armazenamento de 1 GByte interno que é complementado com um cartão de memória de formato microSD com 8 GBytes de capacidade.



No que se refere às comunicações este terminal está preparado para aceder ás redes 3G, tanto as europeias como as americanas embora em modelos distintos. A versão UMTS/HSDPA será distribuída inicialmente apenas pela Vodafone enquanto que a Verizon terá a exclusividade da versão CDMA/EVDO.
É na conectividade que surge a primeira desilusão: não há WiFi! O Bluetooth tem múltiplos perfis implementados, mesmo o A2DP que permite a utilização de auriculares estereofónico sem fios, mas é insuficiente para colmatar a outra lacuna.


Teclados virtuais


Um dos elementos que caracteriza os Blackberrys é o seu teclado SureType ou QWERTY que existe por baixo do ecrã. Neste caso o ecrã assume a função de ambos e desdobra-se nas duas versões dependendo da forma como o dispositivo está a ser utilizado.



Para maximizar o espaço disponível para cada tecla, o Blackberry Storm recorre a um teclado SureType quando o terminal está numa posição veryical, e a um teclado QWERTY quando usado na horizontal.
O feedback táctil proporcionado pelo ecrã ajuda a minorar a ausência de um teclado físico dedicado, como acontece no resto da gama, e, garante a RIM, assegura uma experiência de utilização similar.



Produtividade


Fazendo parte de uma família de terminais geralmente direccionados para utilizadores profissionais / empresariais, o Storm não desilude oferecendo um conjunto de ferramentas que irá servir de base para o trabalho do dia a dia.
Da edição de documentos em formatos Word, Excel e Powerpoint até ao browser Internet passando pelas diversas soluções de mail, este dispositivo vem preparado para responder às necessidades de um utilizador activo.

O browser Internet é capaz de adequar os conteúdos da página às dimensões do ecrã (modo Column View) ou apresentar as páginas no formato nativo (modo Page View). Neste último modo o utilizador pode premir uma zona do ecrã para ampliar a página Web nesse ponto, e voltar a premi-lo para regressar á vista geral da página.
O browser suporta ainda o download de ficheiros, as transmissões de conteúdos aúdio e vídeo (incluindo o YouTube) e ainda de um leitor de fluxos RSS integrado.

Entretenimento


A nova gama da RIM aparece mais apelativa para o consumidor final, onde a vertente profissional poderá não ser um requisito primário. Assim sendo nada mais natural do que um reforço da componente multimédia do terminal, tornando-o mais próximo das soluções concorrentes.
A câmara fotográfica de 3.2 MPixels com auto-focus e flash é capaz de gravar trechos de vídeos hVGA (480x320 pixels) mesmo durante a realização de uma chamada telefónica. Aliás, o terminal mantém-se totalmente funcional durante uma chamada, sendo possível recorrer ao ‘mãos-livres’ (speakerphone) enquanto vai trabalhando.



A sincronização de conteúdos multimédia através do Blackberry Media Sync suporta as músicas descarregadas via iTunes

O sensor de luz para adaptar a luminosidade do ecrã em função da luz ambiente e enquanto que o sensor de movimento roda automaticamente o ecrã, mantendo-o sempre no modo mais vantajoso de utilização face à sua inclinação.

Há ainda um receptor A-GPS integrado que permite que o Blackberry Storm possa ser usado como um assistente de navegação por GPS oferecendo indicações turn-by-turn (dependendo do software usado).
A própria RIM dispõe do Blackberry Maps como complemento para este terminal.
Esta notícia já foi consultada 3011 vezes