cabeçalho o portal sobre mobilidade e tecnologias móveis da Handout   
             
  downloads   hotspots wifi   procuro ... preciso de ajuda ... pesquisa 
  
 
pcdebolso.com > notícias

 

Taptu, a nova referência para pesquisas na Internet Móvel

por  Pedro Ivo Faria, segunda-feira, 4 de Agosto de 2008


Embora ainda se encontre em fase de desenvolvimento (beta), o motor de busca Taptu já está a conquistar e fidelizar muitos dos utilizadores que recorriam normalmente ao Google ou ao Yahoo!
Insistindo que a pesquisa na Internet a partir de terminais móveis tem que ser ainda mais especializada e oferecer ferramentas mais abrangentes, o Taptu acaba por se distinguir da concorrência devido à integração com serviços próprios das plataformas móveis.



O Taptu começa logo por impressionar devido à sua velocidade de pesquisa que é significativamente superior a qualquer outro motor de busca. Par além de pesquisas genérica, este motor de busca é capaz de limitar a sua acção por tipo de conteúdo procurado, nomeadamente fotos, vídeos ou música.
A lista dos resultados, nas pesquisas genéricas, é encabeçada pelas respostas mais prováveis, estas ilustradas com um thumbnail caso este esteja disponível e seguida de conteúdos alternativos.
Imagens ou fotos são exibidos imediatamente aos resultados da pesquisa e antes de uma segunda lista onde constam assuntos relacionados e que foram encontrados nas mesmas páginas. Os próprios autores alertam para os resultados surpreendentes que podem surgir neste último caso já que os diversos termos são indexados em pares e nem sempre estes se encontram no mesmo contexto.
Esta lista é um bom ponto de partida para uma ‘viagem’ (em apenas quatros cliques fomos do ‘Windows Mobile’ até aos ‘Red Hot Chili Peppers’ !) ou se se sentir com um espírito aventureiro pode escolher logo na homepage a opção ‘I’m bored’.

É também na forma como trata os conteúdos áudio e vídeo que o Taptu se distingue da concorrência ao permitir enviar o link para a página para os amigos através de SMS ou EMail ou, melhor ainda, publicá-lo na sua conta do Twitter ou do Facebook.
A integração com as funcionalidades do terminal é bastante completa principalmente se tivermos em conta que não existe uma aplicação ou smart client que dê suporte a este motor de busca. Tudo se passa num vulgar browser Internet sem que isso signifique perda de funcionalidades.
Esta notícia já foi consultada 2363 vezes