cabeçalho o portal sobre mobilidade e tecnologias móveis da Handout   
             
  downloads   hotspots wifi   procuro ... preciso de ajuda ... pesquisa 
  
 
pcdebolso.com > últimas notícias

 

HTC duplica a sua força de trabalho para acompanhar crescimento do Android

por  Pedro Ivo Faria, domingo, 1 de Março de 2009


Numa altura em que todas as empresas, grandes ou pequenas, suspendem pontualmente a produção e reduzem os seus quadros, a HTC navega contra a corrente e acaba de (quase) duplicar o número de funcionários contratados!
Os 4000 novos funcionários contratados pela HTC até ao final do ano passado não são suficientes para compensar a redução de milhares de postos de trabalho feita por outras empresas.

Segundo os analistas este crescimento está directamente relacionado com a aceitação do primeiro terminal Android da marca (e do mercado) e com a perspectiva da HTC de aumentar a sua presença no sector de telecomunicações móveis.
O facto de ter sido uma das primeiras empresas a saltar para o ‘comboio’ Android (foram três anos de trabalho conjunto com a Google para definirem a base e especificações dos primeiros terminais) permite agora à HTC aproveitar o atraso que todas os restantes fabricantes apresentam para cimentar a sua posição.

O crescimento de 21% registado no ano passado é já uma consequência directa do crescimento da estrutura laboral da marca chinesa e um dos melhores indicadores do empenho da HTC já que o mercado global não cresceu mais de 3.5%.
O objectivo de ascender ao top-three dos fabricantes de terminais móveis de gama média-alta passa também pelo alargamento da oferta de dispositivos baseados no Android. A chegada dos HTC Dream e Magic ao mercado Europeu, a que se seguirão mais três modelos até ao final do ano, poderá ser o factor decisivo para converter essa miragem numa certeza.

Fonte: Business Mirror
Esta notícia já foi consultada 323 vezes


Ainda pode ...


consultar website / fonte >>





Em média uma aplicação para iPhone não tem mais de 30 dias de vida

por  Pedro Ivo Faria, domingo, 1 de Março de 2009


Num estudo recentemente divulgado e que teve como base os 30 milhões de downloads efectuados a partir da Apple App Store, a Pinch Media mostra a outra face do negócio gerado pelo iPhone.
Se nesta altura já é assumido de uma forma global que o desenvolvimento de aplicações para o iPhone pode ser um grande negócio, estes números indicam que provavelmente será mais vantajoso apostar em aplicações pequenas e prazos de desenvolvimento curtos.



De acordo com o estudo a maioria das aplicações não ‘sobrevive’ para além dos 30 dias ou seja, são descarregadas, instaladas, usadas durante alguns dias e depois esquecidas.
Em média as aplicações gratuitas são as mais penalizadas (aquelas que são colocadas de parte mais depressa) e apenas 80% delas chegam a ser usadas mais do que uma vez.
Com as aplicações pagas, talvez devido ao investimento efectuado, os utilizadores insistem um pouco mais mas apenas 1% delas tem uma utilização continuada.
As aplicações que abordam conteúdos desportivos são as são usadas com maior frequência embora o entretenimento vença quando se fala de longevidade.

Em termos gerais apenas 5% das aplicações descarregadas segue sendo utilizada após 30 dias o que justifica a publicação de tantas aplicações inúteis. É que a App Store da Apple vive da novidade e não da qualidade.
Esta notícia já foi consultada 317 vezes


Ainda pode ...


consultar website / fonte >>





ReachMyFile para iPhone

por  Pedro Ivo Faria, domingo, 1 de Março de 2009


O número de soluções de acesso remoto a computadores pessoais, principalmente os baseados na plataforma Windows, não pára de crescer. Mas a capacidade de integrar de um forma prática certas plataformas móveis como o iPhone e sistemas de secretária baseados no MacOS continua a algo raro e escasso.



É aí que se encontra a utilidade do ReachMyFile já que permite aceder de uma forma transparente ao conteúdo do Mac de casa ou do escritório a partir do iPhone.
A aplicação usa uma ligação encriptada com um algoritmo de 128 bits, para garantir a inviolabilidade do processo e permite que navegue no disco rígido ou que localize directamente os ficheiros desejados indicando o seu nome.

O ReachMyFile permite consultar ficheiros em formato PDF, JPEG, MS Word, MS Excell, MS Powerpoint e a maioria dos formatos áudio e vídeo. Estes podem ser enviados directamente por e-mail para terceiros a partir do computador de secretária não chegando a passar pelo iPhone.
A única excepção (incompreensível) são os ficheiros iWork que não são suportados nativamente por esta aplicação, tendo que ser transferidos para o iPhone e posteriormente daí enviados para terceiros.

Esta aplicação é bastante cara, pelos parâmetros da App Store (ficar perto do $20) mas existe uma versão mais limitada que pode ser usada gratuitamente..

Esta notícia já foi consultada 620 vezes


Ainda pode ...


consultar website / fonte >>
fazer o download deste produto >>









Nokia Ovi Contacts recebe revisão profunda

por  Aikon, domingo, 1 de Março de 2009


A nova ‘arma’ da Nokia na disputa pelos serviços de sincronização de conteúdos com a ‘núvem’ – o Ovi Contacts recebeu uma actualização significativa e está mais preparado do que nunca para enfrentar a concorrência.
Ao largar as amarras do terminal, o serviço da Nokia permite saber instantaneamente onde se encontram os seus amigos e familiares e o que estão a fazer. Algo bastante útil e a ter em consideração antes de se decidir a fazer uma chamada.



As chamadas telefónicas deixam de ser a forma principal e única de comunicar a partir do Ovi Contacts já que este dispõe de um client específico para Chat compatível com os principais produtos do mercado.
Esta é uma das vertentes mais interessantes deste produto, a interacção com soluções de terceiros, já que a Nokia fez questão em basear o Ovi Contacts em normas abertas e suportadas por outras entidades.
Ao basear este serviço no protocolo XMPP, a Nokia garantiu a compatibilidade com soluções da Google e com o Jabber, por exemplo.

A exemplo de serviços em clara ascensão, como o Twitter, por exemplo, o Ovi Contacts passou a dispor de ferramentas de interacção social e permite que publique e consulte informação genérica sobre as suas actividades, interesses, dia-a-dia, etc.

Esta notícia já foi consultada 623 vezes


Ainda pode ...


consultar website / fonte >>
fazer o download deste produto >>





NoStylusWarning, não perca a caneta do HTC Touch Diamond

por  R.M., sábado, 28 de Fevereiro de 2009


Ser obrigado a usar o stylus para alcançar certas zonas do sistema operativo não é do agrado da maioria dos utilizadores, mas perder o único elemento que lhe permite chegar lá (sem arranhar ou pintar o ecrã como uma vulgar caneta) é ainda pior.
Felizmente que a HTC se lembrou de incluir um sensor na linha Touch Diamond / Touch Pro que permite determinar se a caneta está no sítio que lhe foi destinado ou não.



Na realidade a HTC pensou apenas numa forma de associar acções à inserção ou remoção da caneta, mas o NoStylusWarning vai um pouco mais longe ao monitorizar o local onde esta se encontra.
A partir do momento em que é extraída um ícone é apresentado na barra de título avisando o utilizador que a caneta não se encontra no orifício. A partir daí são usados os restantes sensores, o de movimento e o de luz, para determinar que o dispositivo se encontra em movimento dentro de uma pasta ou bolso (ambiente escuro) e o utilizador é avisado.

Através da reprodução de um som pré-definido ou de vibração, o utilizador é avisado de que o dispositivo entrou em modo de suspensão (economia de energia), está num ambiente escuro ou está a movimentar-se.

Esta notícia já foi consultada 1753 vezes


Ainda pode ...


consultar website / fonte >>
fazer o download deste produto >>





VJSipSwitch II para Windows Mobile

por  Pedro Ivo Faria, sábado, 28 de Fevereiro de 2009


A crescente adopção dos dispositivos móveis baseados em grandes ecrãs tácteis veio simplificar a sua utilização mas acabou por complicar o processo de introdução de informação/dados.
Os teclados escamoteáveis continuam a não ser do agrado de todos os utilizador, tal como a espessura extra que a sua integração provoca.

O Windows Mobile é uma das plataformas que há mais tempo tem gerido esta situação de uma forma integrada tanto mais que os dispositivos iniciais (PDAs simples) não dispunham de qualquer tipo de teclado físico.
Hoje em dia o problema é o contrário. Existem tantos teclado virtuais, cada um mais apto para lidar com um situação que outro, que acaba por ser difícil escolher um deles.

A solução poderá passar por não escolher nenhum, pelo menos com carácter definitivo, e passar a seleccioná-los em função da tarefa a desempenhar. Da mesma forma que um teclado virtual essencialmente numérico é pouco adequado para escrever longos textos, também os teclados QWERY não são práticos para digitar números de telefone, PINs, etc.
O VJSipSwitch é um pequeno utilitário que pode ser associado a um botão físico e escolhe um certo teclado virtual ou apresenta ao utilizador uma lista para ele o fazer manualmente.
Passando parâmetros a esta aplicação é possível que o teclado X ou Y sejam escolhidos automaticamente, facilitando a sua escolha através da associação da aplicação a um ou vários botões físicos.


Esta notícia já foi consultada 1804 vezes


Ainda pode ...


consultar website / fonte >>
fazer o download deste produto >>





BerryTweak para ter mais controlo sobre o seu Blackberry

por  Pedro Ivo Faria, sábado, 28 de Fevereiro de 2009


Existem certas funcionalidades que deveriam ter sido introduzidas pela RIM nos Blackberry há muito tempo. Mas como até hoje isso não aconteceu a solução passa mais uma vez por produtos criados por terceiros.
O BerryTweak da Swoosh Software adiciona aos Blackberrys um conjunto de pequenas funcionalidades que simplificam a sua utilização no dia a adia.



A possibilidade de bloquear o teclado, o ecrã (no caso do Storm) e desligar a sua iluminação durante chamadas é uma forma eficiente de poupar energia e evitar que sejam lançadas aplicações ou utilitários quando encostar o dispositivo à cara para falar.
O processo pode ser revertido automaticamente assim que a chamada terminar.

Para complementar estas funcionalidades pode ainda associar a vibração do dispositivo às teclas de iniciar e terminar chamadas de forma a ter a certeza que as atendeu ou desligou sem ter forçosamente que olhar para o ecrã.

Esta notícia já foi consultada 1818 vezes


Ainda pode ...


consultar website / fonte >>
fazer o download deste produto >>









Sygic demonstra solução de navegação por GPS para o iPhone

por  Pedro Ivo Faria, sábado, 28 de Fevereiro de 2009


Actualmente existem diversas empresas a trabalharem em soluções de navegação por GPS para o iPhone mas os seus esforço podem vir a ser inglórios caso a Apple não altere a sua política de desenvolvimento e distribuição de software.
Depois de se ter falado que a TomTom estaria a trabalhar numa versão do seu popular software de navegação para a plataforma da Apple, do xGPS ter apareceido em destaque na maioria dos websites/i> e blogs dedicados ao iPhone, outra solução emergiu durante o Mobile World Congress.



A Sygic, que já tem soluções idênticas para as plataformas Windows Mobile, Blackberry e Symbian S60, está já numa fase avançada de desenvolvimento do SygicMobile para iPhone.
Considerada em 2008 pela Delloite a sexta empresa mais promissora no campo tecnológico (categoria Technology Fast 50) da Europa Central, a Sygic decidiu investir por sua conta e risco na adaptação do seu software de navegação mesmo tendo conhecimento que actualmente a Apple não permite que sejam lançada aplicações de navegação assistida (turn by turn).

O aspecto geral da aplicação não difere muito das versões já conhecidas e o processo de navegação é fluido e sem sobressaltos. O único ponto digno de repara é mesmo o tempo de arranque que é demasiado longo para uma utilização diária.

Fonte: The iPhone Blog

Esta notícia já foi consultada 1857 vezes


Ainda pode ...


consultar website / fonte >>





Multi-toque também é possível em ecrãs resistivos

por  Pedro Ivo Faria, sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009


O sucesso do iPhone e da sua tecnologia multi-toque não pode ser considerado como um feito da Apple apenas, mas antes o resultado da feliz união de diversas tecnologias emergentes.
Para começar não basta ter software preparado para lidar com mais do que um toque no ecrã em simultâneo. Para conseguir integrar essa funcionalidade no iPhone a Apple necessitou do auxílio do produtor de ecrãs tácteis já que aqueles que são montados hoje em dia em terminais Windows Mobile não servem para esse efeito.

Em vez de um ecrã resistivo, onde a pressão exercida sobre o ecrã faz com que as duas camadas principais do ecrã se toquem, a Apple optou por um ecrã capacitivo onde o funcionamento é bem diferente.
Neste último caso é a corrente eléctrica existente no corpo humano que funciona como actuador de toque sendo possível detectar diversos pontos numa só superfície desde que estes tenham como origem a ponta dos dedos.
Se de um lado temos um ecrã barato e fácil de aplicar, do outro há uma solução multi-toque masque não funciona quando se recorre a um stylus para obter uma maior precisão.



Brevemente os fabricantes deixarão de ter que optar entre preço e funcionalidade já que a Stantum tem quase pronta uma tecnologia multi-toque baseada em ecrãs resistivos.
Na base da tecnologia PMatrix Multi-touch está uma grelha (matrix) inserida entre as duas camadas do ecrã que permite ter um melhor controlo sobre as áreas premidas e os algoritmos integrados num novo controlador de ecrã que eliminam o ruído e determinam com exactidão as áreas premidas.
O controlador cria então uma lista com as posições dos diversos cursores (pontos de pressão) e comunica-as à aplicação ou sistema operativo em modo contínuo e em tempo real.

Esta notícia já foi consultada 2145 vezes


Ainda pode ...


consultar website / fonte >>





Decisão de integrar o Skype no Nokia N97 considerada hostil pelas operadoras

por  Pedro Ivo Faria, sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009


Esta é mais uma tentativa de reduzir as comunicações a um ecossistema Nokia e o papel das operadoras a um simples tubo cego por onde passam comunicações.
Este é uma das diversas reacções ao anúncio da parceria entre a Nokia e a Skype, e do qual resultará a pré-instalação da solução de Voice-over-IP (VoIP) da segunda nos terminais da primeira.

Para além dos comentários de desagrado, certos rumores indicam que operadoras como a O2 ou a Orange já ameaçaram a Nokia de ignorarem o modelo N97 a lançar brevemente caso esta não remova o client Skype do terminal.
Conhecendo-se a influência da Nokia no mercado das comunicações móveis, a vontade das pequenas operadoras de poderem contar com o apoio directo da marca finlandesa e a falta de vontade das grandes operadoras de abrirem este precedente, parece claro que alguém terá que ceder.
Este será também um teste à capacidade dos fabricantes influenciarem a estratégia das operadoras móveis e ao poder que estas detêm de ditarem quais são as regras do mercado e porem de lado as marcas que não as respeitarem.

Para a Nokia o momento para este braço de ferro é o ideal. Tem um modelo muito reputado prestes a chegar ao mercado, tem o apoio dos utilizadores e ainda representa a maior fatia do mercado.
Para as operadoras é uma batalha que não pode ser perdida, caso contrário correm o risco de verem outras plataformas/marcas seguirem o mesmo caminho e passarem a definir as linhas condutoras das telecomunicações.

Esta notícia já foi consultada 2132 vezes
 






    página 1 de 414    |    ver página  1   2   3   4   5   6   7   ...  última      |      página seguinte >