Página com as mais recentes notícias do portal ajudas.com

Aviso à navegação com tecnologias de apoio: nesta página pode encontrar 3 elementos principais: o menú de principal (tecla de atalho 2); as notícias mais recentes (tecla de atalho 3); e formulário de pesquisa rápida (tecla de atalho 5).

ajudas.com

 > últimas notícias

 

 


Falta de instrução dificulta emprego a mulheres portadoras de deficiência

quarta-feira, 9 de abril de 2008
fonte: angolapress.com



A coordenadora do Programa para Mulher, Jovem e Criança da Liga de Apoio à Reintegração dos Deficientes – Lardef, Carla Cristina Luís, considerou, em Luanda, que o facto de grande parte das mulheres angolanas portadoras de deficiência ser analfabeta ou possuir baixo nível de escolaridade dificulta o seu acesso ao emprego e à formação profissional.

Ela disse ainda que para se inverter este quadro é necessário que o Governo construa mais escolas do ensino especial e intensifique o ensino integrado em todo o país.
Ela é também de opinião que se fomente o emprego e se adoptem políticas de formação académica em todo o país, para que as mulheres portadoras de deficiência não continuem dependentes.

Defendeu que o Governo deve melhorar as condições de comodidade nas escolas para os estudantes com deficiência, para que estes não se sintam marginalizados. “Há professores que não estão habituados e preparados para dar aulas a este grupo vulnerável. E, em função disso, os alunos portadores de deficiência se sentem sempre aflitos”, disse.“Temos informações segundo as quais há professores que não admitem que alunos deficientes visuais utilizem as suas máquinas Braille durante as aulas.

Carla Luís, que é bi-amputa­­da dos membros inferiores, revelou também que já foi alvo de ­discriminação. Desde muito cedo começou a sentir as dificuldades de inserção, numa sociedade que ainda não está preparada para acolher sem preconceitos todos os seus membros. Com o apoio da família conseguiu terminar a sua formação superior no ISCED na especialidade de matemática. Quanto ao ante-projecto de Lei de Base que está para ser analisado pela 7ª Comissão da Assembleia Nacional, disse ser necessário que os artigos referentes às mulheres portadoras de deficiência sejam tidos em conta.
Assim como Carla Cristina Luís, a sua mãe também é bi-amputada dos membros inferiores. Ambas ficaram neste estado quando, no calor da guerra de 1974/75, um obus explodiu na sua residência, num dos bairros da capital. Carla Luís tinha então cinco anos de idade.

Jornalista: CÉSAR ANDRÉ
Esta notícia já foi consultada 86 vezes

 




APPC ganha duas salas ‘sensoriais’

terça-feira, 8 de abril de 2008
fonte: correiodominho.pt



Na lógica da prestação de serviços à comunidade, o Rotary Clube de Guimarães encetou um projecto de apoio ao núcleo de Guimarães da Associação Portuguesa da Paralisia Cerebral (APPC), localizado em Penselo.
“Comparticipar, ou financiar na totalidade, a construção de duas salas preparadas com equipamentos sensoriais” é o principal objectivo do rotary de Guimarães, que espera “ajudar a despertar os sentidos dos utentes” (com diversas patologias) da APPC local.
Para levar a obra avante os rotários contam com a parceria de um clube Inglês, explicou ao ‘Correio do Minho’ o presidente do rotary, Luís Gonzaga Ferreira.
Na data em que se assinalam 60 anos de trabalho em prol da comunidade, o mesmo responsável faz um balanço da actividade e dos projectos que o clube tem em mãos.

Inserido no movimento rotário internacional, que completa 105 anos em 2008, os rotários continuam a perseguir o objectivo de apoiar a população em diferentes áreas sociais. A população mais desfavorecida do concelho tem sido uma das prioridades deste movimento.
“Nós tentamos ajudar a comunidade mais carenciada colocando-lhes à disposição um banco de cadeiras de rodas”, referiu o presidente, acrescentando: “as cerca de 140 cadeiras de rodas existentes “estão todas emprestadas, mas consoante chegam vão circulando outra vez”.

Aos agregados familiares com maiores dificuldades financeiras são, também, mensalmente, entregues cabazes alimentares, cuja selecção das famílias é feita “mediante criteriosa avaliação de uma assistente social”, sublinhou Luís Gonzaga Ferreira.
Bolsas de estudo anuais e prémios escolares são também entregues pelo Rotary Clube de Guimarães aos melhores alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho.


Jornalista: Vera Batista Martins
Esta notícia já foi consultada 85 vezes

 




Governo aumenta comparticipação de medicamentos para a dor

terça-feira, 8 de abril de 2008
fonte: MundoSénior


Os fármacos opióides, prescritos para o tratamento da dor oncológica moderada a forte e da dor crónica não oncológica moderada a forte, vão passar a ser comparticipados a 95%, segundo dois despachos publicados em Diário da República.

Para beneficiarem desta redução, os doentes deverão estar referenciados numa unidade de dor ou, na sua ausência, numa unidade de cuidados paliativos pertencente à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. O médico prescritor deverá ainda fazer menção expressa do diploma na receita.


Esta notícia já foi consultada 117 vezes

 




Teste sanguíneo pode ajudar a diagnosticar Alzheimer

terça-feira, 8 de abril de 2008
fonte: MundoSénior


Uma companhia norte-americana encontra-se a desenvolver um teste sanguíneo que consegue detectar, precocemente, sinais de algumas doenças neurodegenerativas, como a Alzheimer ou a Parkinson.


O NuroPro, que está a ser criado pela empresa Power3 Medical Products, mede a presença de 59 biomarcadores diferentes e, através dos níveis relativos de cada biomarcador, consegue distinguir três patologias neurodegenerativas distintas: Alzheimer, Parkinson e doença de Lou Gehrig.

Até agora, este exame já foi testado em 180 pessoas e, segundo a empresa, obteve uma taxa de sucesso de 60 a 70%. No entanto, os especialistas consideram que são necessários ensaios mais aprofundados para confirmar a fiabilidade do NuroPro. Segundo fonte da Power3 Medical Products, o teste poderá estar disponível no mercado grego até ao Verão deste ano, caso venham a comprovar a sua eficácia.


Esta notícia já foi consultada 129 vezes

 




Cirurgia reduz sintomas dos doentes de Parkinson

terça-feira, 8 de abril de 2008
fonte: HillandKnowton



Mais de 150 doentes com Parkinson em Portugal já viram os seus mais severos sintomas reduzidos, como tremor, rigidez e lentidão de movimentos, utilizando um sistema de estimulação cerebral profunda que lhes permite recuperar a qualidade de vida.

Esta terapia constitui uma tecnologia inovadora que melhora a função motora e reduz a incapacidade em doentes que sofrem dos efeitos debilitantes da doença de Parkinson.

De acordo com o Prof. Rui Vaz, neurocirurgião e Director do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de São João, “esta terapia administra, de forma segura e eficaz, estimulação eléctrica às estruturas do cérebro que controlam a função motora. A estimulação eléctrica, alimentada por um neuroestimulador, é normalmente administrada ao núcleo subtalâminco.”

O especialista refere ainda que “os fortes candidatos à utilização desta tecnologia inovadora são os doentes que se encontram numa fase avançada da doença. A cirurgia para o tratamento da doença de Parkinson permite que estes doentes possam retomar muitas das actividades diárias e melhorar a qualidade de vida, ao reduzir a intensidade dos sintomas em cerca de 70%.”

A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa progressiva do sistema nervoso, sem causa conhecida, caracterizada pelo tremor em repouso, a lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.

Estima-se que esta doença afecte cerca de 20 mil portugueses. A sua incidência aumenta com a idade constituindo esta, só por si, um factor de risco. É previsível, portanto, que o número de doentes venha a aumentar à medida que aumenta a esperança de vida.


Esta notícia já foi consultada 139 vezes

 




Parque de ginástica para Idososem Bragança

segunda-feira, 7 de abril de 2008
fonte: MunfoSénior


Bragança disponibiliza, desde ontem, um Parque de Manutenção para a terceira idade. Um local onde os seus idosos podem fazer exercício físico adequado às suas necessidades e às suas capacidades.

O parque fica instalado na zona do Rio Fervença, um espaço que foi alvo de uma requalificação no âmbito do Programa Polis. Agora foi criado um local exclusivo para a ginástica dos mais velhos, que dispõe de quatro equipamentos de motricidade humana.


Esta notícia já foi consultada 133 vezes

 




Primeiro lar residencial para deficientes

sábado, 5 de abril de 2008
fonte: jn.sapo.pt



A Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Beja (Cercibeja), inaugurou ontem o lar residencial "Vidas Coloridas", onde foram investidos 500 mil euros e serve 18 jovens e adultos portadores de deficiência. A Câmara de Beja disponibilizou o terreno, a instituição foi responsável por 20% do investimento, sendo os restantes 80% da responsabilidade do Governo.

O projecto arrancou em 2000. "Foram oito anos de muitos avanços e recuos, de muitas contrariedades que a instituição soube contornar com êxito", justificou Manuel Hilário, presidente da Direcção da Cercibeja.

A funcionar desde Dezembro, o lar recebeu o nome "Vidas Coloridas", porque cada quarto tem uma cor diferente "para que os nossos utentes se sintam iguais entre si", disse Manuel Hilário, durante a inauguração do edifício, acto presidido por Idália Moniz, secretária de Estado adjunta da Reabilitação Social.

O edifício tem três pisos e cave, com seis quartos duplos e seis individuais, quatro salas lúdicas, de estar e de medicação, todas as outras comodidades e apetrechamento, numa instalação destinada a pessoas com deficiência.

Com um total de 49 funcionários e 155 utentes, um orçamento anual de 1,3 milhões de euros, a Cercibeja já tem novo projecto em marcha, "a construção da segunda residência. Precisamos que olhem pelos nossos jovens e adultos", disse.

Miguel Ramalho, vereador da Câmara de Beja, assumiu o apoio público da autarquia. Idália Moniz assinalou que a construção e financiamento de iniciativas não passa por inscrever verbas em PIDDAC, desafiando o presidente da Cercibeja a candidatar a nova residência ao programa PARES. "Aprovada a candidatura e concluída a obra recebem o dinheiro", acrescentando que quando os utentes ocuparem as instalações "os acordos com a Segurança Social estão garantidos". A governante assegurou que "acabaram as pressões das instituições mais poderosas perante os decisores".

Revelou que nos três distritos do Alentejo "em 2007 foram investidos seis milhões de euros", mais 10% do que em 2006, prometendo um reforço de verbas para este ano porque "os deficientes não são uns coitadinhos". E pediu o fim dos discursos miserabilistas.

Jornalista: Teixeira Correia
Esta notícia já foi consultada 94 vezes

 




Design ao serviço da funcionalidade

quinta-feira, 3 de abril de 2008
fonte: ajudas.com


Podem ser vistas como um vulgar par de muletas mas na verdade são bem do que isso.
O conjunto idealizado por Yong Rok Kim une-se formando uma peça única que pode ser usada como um local para se sentar e descansar as pernas.
Uma vez terminado o descanso basta voltar a separar as duas muletas e seguir caminho.


Imagem ilustrativa desta notícia" />

Esta notícia já foi consultada 259 vezes

 




Teatro no São Luiz para angariação de fundos para a Associação Coração Amarelo

quinta-feira, 3 de abril de 2008
fonte: INR.pt



A Associação Coração Amarelo, composta unicamente por Voluntários, tem como fim social o combate a um dos flagelos dos nossos tempos, a solidão, nomeadamente de Pessoas idosas.
A fim de angariar fundos, dar-se a conhecer e alargar o seu leque de contactos, tanto de Voluntários como de Utentes, que dos seus serviços possam usufruir, organiza periodicamente espectáculos de índole cultural ou artístico.

Uma vez mais, gentilmente, a Direcção do Teatro São Luiz em Lisboa oferece o produto de uma noite de bilheteira do espectáculo “Em Brasa” pelo Teatro o Bando à nossa Associação! O espectáculo realiza-se no dia 23 de Abril às 21 horas na Sala Principal do São Luiz

É importante para a Associação Coração Amarelo manter esta tradição de uma noite de cultura num dos mais bonitos teatros da capital.

Para que, da nossa parte, haja maior participação, os bilhetes encontram-se à venda na Sede da Associação Coração Amarelo – e obviamente na bilheteira do Teatro Municipal São Luiz.

Os preços dos bilhetes são entre 10€ e 20€ assim distribuídos:

1ª. Plateia/Balcão 20,00€

1º. Balcão 20,00€

Camarotes 1ª. Ordem 20,00€

2ª. Plateia/Frisas 15,00€

Camarotes/1ª. Lateral/2º. Balcão 12,00€

Camarotes 2ª. 10,00€


Esta notícia já foi consultada 241 vezes

 




Estudantes de design mudam a vida de doentes com Artrite Reumatóide

quinta-feira, 3 de abril de 2008
fonte: HillandKnowton


No âmbito do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, celebrado a 5 de Abril, a Roche apresenta o concurso de design “Liberdade de Movimentos”, que pretende incentivar a criação de objectos que facilitem o dia-a-dia dos cerca de 40 mil portugueses que sofrem desta doença.

Para estas pessoas, pequenos gestos quotidianos como abrir uma porta, pegar num garfo, ou vestir uma camisola com botões são desafios muitas vezes impossíveis de superar. Esta iniciativa pretende, assim, premiar a criatividade dos talentos portugueses na área do design, que deverão aliar a originalidade das peças à sua utilidade para os doentes com artrite reumatóide.


O concurso “Liberdade de Movimentos” dirige-se a estudantes do Ensino Superior na área de Design e a designers recém-licenciados há menos de 2 anos. As inscrições estão abertas até dia 31 de Julho através do site www.liberdadedemovimentos.com.


Para avaliar os trabalhos, a Roche conta com a colaboração do Centro Português de Design, da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) e da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR), entidades que constituem o júri deste concurso. Os participantes habilitam-se a uma Bolsa que pode ascender aos 4 mil euros, que deverão ser aplicados em formação e desenvolvimento.


A Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica, sistémica, de natureza auto-imune mas de causa ainda desconhecida, caracterizada pela inflamação e destruição progressiva das articulações, o que afecta drasticamente a capacidade produtiva do indivíduo bem como a sua vida familiar e social. Estima-se que existam cerca de 40.000 portugueses atingidos por esta doença e 21 milhões de doentes em todo o mundo.

Esta doença atinge mais as mulheres do que os homens, e inicia-se frequentemente entre os 30 e os 40 anos. A artrite reumatóide tem um forte impacto na esperança de vida podendo, quando não tratada adequadamente, encurtar a vida dos doentes em 10 a 15 anos.

A artrite reumatóide está associada a elevados custos sociais e económicos, relacionados com a perda de produtividade, que representa 63% do custo total da doença. Estima-se que 50% dos doentes deixarão de ser capazes de trabalhar num período de 10 anos após o diagnóstico inicial.


Sobre a Roche

A Roche é uma empresa líder mundial na descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos inovadores, desde a prevenção até ao diagnóstico e tratamento das doenças. Com sede na Basileia, na Suíça, a Roche contribui em diversas frentes para melhorar a saúde e a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

A Roche é líder mundial em diagnósticos in vitro, medicamentos para o cancro, transplantes, virologia e também está fortemente presente noutras grandes áreas terapêuticas como as doenças auto-imunes, inflamatórias, distúrbios metabólicos e doenças do sistema nervoso central.
A Roche está empenhada na aposta em Investigação & Desenvolvimento e, para isso, mantém alianças estratégicas com inúmeros parceiros, incluindo uma participação maioritária na Genentech e na Chugai. Em 2007, a Roche investiu mais de 8 mil milhões de francos suíços em I&D.;

Mundialmente, o grupo Roche emprega aproximadamente 79.000 pessoas. Pode consultar informações adicionais em www.roche.pt


Esta notícia já foi consultada 254 vezes

 



    página 1 de 200    |    ver página  1  

2

 
  

3

 
  

4

 
  

5

 
  

6

 
  

7

 
  ...  

última

 
     |      página seguinte >


[fim da página]