Escola Superior de Tecnologia
Início arrow A Escola
sexta-feira, 26 maio 2006
 
 
A Escola Imprimir EMail
A Missão

A Escola Superior de Tecnologia (EST) é uma instituição de Ensino Superior Politécnico, integrada na Universidade do Algarve (Campus da Penha). A sua missão inclui a formação de quadros técnicos superiores em diferentes áreas da Engenharia: Engenharia Alimentar, Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica e Electrónica, Engenharia Mecânica e Engenharia Topográfica. É ainda missão da EST colaborar na organização e realização de cursos de pequena duração, realizar actividades de prestação de serviços à comunidade e desenvolver projectos de inovação e transferência de tecnologia.

A História

A Escola Superior de Tecnologia foi, inicialmente, uma das partes constituintes do Instituto Politécnico de Faro, criado em 1979 o qual integrava a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Em 1988, a ESTG deu origem à Escola Superior de Tecnologia (EST) e à Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo (ESGHT) e, o Instituto Politécnico de Faro passou a funcionar em articulação com a Universidade do Algarve tendo as Escolas ficado inseridas na Universidade do Algarve, definitivamente, a partir de 1991.

Mapas e Localizações
 Localização da Escola Superior de Tecnologia
Contactos Gerais:

Escola Superior de Tecnologia - Campus da Penha
8005-139 Faro


Telefone: +351 289 800 124
Fax: +351
289 888 405
Email:

As actividades lectivas na EST tiveram início no ano lectivo de 1986/1987 com os cursos de bacharelato em Construção Civil e Equipamentos Térmicos. No ano lectivo de 1987/1988 iniciou-se o curso de Electricidade Industrial e em 1988/1989 o curso de Tecnologia Alimentar. Posteriormente, as estruturas curriculares dos cursos foram modificadas e as suas designações alteradas para Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Eléctrica e Electrónica e Engenharia Alimentar, tendo-se iniciado a sua leccionação entre os anos lectivos de 1989/1990 e 1993/1994. No ano lectivo de 1995/1996 iniciou-se o curso de Engenharia Topográfica.

Em 1998 foram criadas os cursos bietápicos, constituídas por dois ciclos de formação (1º Ciclo + 2º Ciclo). O 1º Ciclo corresponde aos três primeiros anos e o 2º Ciclo corresponde a mais dois anos de estudos. Assim, actualmente a EST confere os cursos bietápicos em Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica e Electrónica, Engenharia Mecânica, Engenharia Alimentar. Deve salientar-se que todos os cursos correspondentes ao 1º Ciclo de formação leccionados na EST estão acreditados pela Associação Nacional de Engenheiros Técnicos (ANET).


 
 
Top! Top!