Página principal do Programa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

Notícias em Destaque (alt+2)

11 Dez. 08: WAI/W3C publica WCAG 2.0
A norma W3C que define acessibilidade para a próxima geração de conteúdos da Web

Logótipo do W3C

O W3C anunciou a 11 de Dezembro 2008 uma nova norma que irá ajudar os editores e designers Web a criarem sítios que respondam melhor às necessidades de acessibilidade dos utilizadores com incapacidades, nomeadamente pessoas idosas. Concebida com base numa extensa experiência e participação da comunidade, a versão 2.0 das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) concede às pioneiras normas W3C para o conteúdo da Web um novo folgo. Nove anos depois da versão 1.0, as directrizes agora publicadas conquistam um maior leque de tecnologias e a validação de conformidade é também definida com maior objectividade,

A equipa da ACESSO da UMIC pediu já autorização ao W3C para traduzir para português a informação disponibilizada pelo Consórcio indispensáveis à compreensão e implementação das novas directrizes. São mais de 500 páginas de informação. Para mais informação consulte:

Mais detalhes em Web Accessibility Initiative (WAI).

referência: WAI de 11 Dezembro 2008.

"Atrás das Nuvens" (actualizado) : 2000 pessoas assistiram a cinema inclusivo,
Estreou no Sábado, 13 de Dezembro, 11h da manhã em 8 salas Zon Lusomundo.

"Atrás das Nuvens" é um filme realizado por Jorge Queiroga e conta, entre outros, com actores como Nicolau Breyner.

A Zon Lusomundo em conjunto com uma equipa do Instituto Politécnico de Leiria, a ACAPO e a APS, tornaram o filme "Atrás das Nuvens" mais acessível, dotando-o de tradução em Língua Gestual Portuguesa, de legendagem especialmente concebida para pessoas s/Surdas bem como de áudio-descrição para pessoas com deficiência da visão.

A equipa da ACESSO esteve no Alvaláxia e teve oportunidade de constatar que se trata de um trabalho de acessibilidade de excepcional qualidade técnica. Parabéns a toda a equipa.

Mais detalhes em "Atrás das Nuvens".

referência: Press Release Zon Lusomundo/ 4 Dezembro 2008.

Biblioteca Aberta do Ensino Superior:
em destaque no Caixa de Ferramentas, um programa da rádio Universitária do Minho.

Rádio Universitária do Minho

O programa Caixa de Ferramentas, da rádio Universitária do Minho, dedicou todo um programa ao Grupo de Trabalho de Apoio ao Estudante com Deficiência no Ensino Superior (GTAEDES).

A segunda parte do programa foi dedicada ao projecto Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES). A BAES foi uma iniciativa impulsionada pela linha de financiamento Inclusão Digital da UMIC através do POS-Conhecimento.

Pode consultar o acervo online da BAES em http://baes.up.pt .

Mais detalhes em PodCast Caixa de Ferramentas de 30 Novembro de 2008 (MP3).

referência: caixa de ferramentas de 30 de Novembro de 2008.

TicoPark:
Um quiosque multimédia para a inclusão.

Fred, um dos personagens dos Quiosques TicoPark

Um dos projectos multimédia apoiados pela linha de financiamento Inclusão Digital da UMIC no âmbito do POS-Conhecimento já pode ser visto no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, no Museu das Crianças, no Espaço Monsanto e no Hospital Dona Estefânia (serviço de otorrino).

O Fred (ver imagem) e a Margarida são os dois personagens criados pela empresa CATIVAR a cores para sensibilizar para as questões do ambiente. Dirigido a crianças dos 3 aos 6 anos, o quiosque multimédia permite ao utilizador a experiência da comunicação universal: língua gestual portuguesa, teclado com formas geométricas tacteáveis, e muitas histórias, jogos e animação.

Um notável trabalho de uma equipa multidisciplinar.

Mais detalhes em Cativar a Cores.

referência: Programa ACESSO da UMIC, 17 de Fevereiro de 2009.

e-Escola alarga às tecnologias de apoio,
Alunos com necessidades especiais abrangidos pelo e-Escola.

Foi publicada em "Diário da República" a Resolução do Conselho de Ministros nº51/2008, de 19 de Março, que, entre outras disposições, cria um regime especificamente dirigido a beneficiários da iniciativa com necessidades educativas especiais de carácter permanente, garantindo-lhes o acesso a computadores adaptados, sem quaisquer encargos adicionais.

Mais detalhes em RCM 51/2008.

referência: Instituto Nacional para a Reabilitação em 14 de Maio de 2008.

Em acção...

eXaminator - um relatório de acessibilidade na hora!

eXaminator, é uma ferramenta de análise "simplificada" da acessibilidade das páginas Web. Se precisa agora de um relatório, compreensível, de acessibilidade da sua página Web, use o eXaminaor. Ele vai deixá-lo com vontade de estudar as directrizes de acessibilidade!

eXaminator

HERA - Revendo a Acessibilidade com Estilo

Depois do eXaminator o deixar com a noção da extensão dos problemas de acessibilidade encontrados, o HERA responde aos profissionais Web, categorizando o erro e dando-lhe a localização do mesmo na página.

Hera

Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas

Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas

O CNAT tem por objectivo disponibilizar informação de todas as ajudas técnicas existentes no mercado nacional.

O CNAT é uma iniciativa UMIC, INR e INOV. O CNAT encontra-se num servidor UMIC, dispõe de uma plataforma tecnológica desenvolvida pelo INOV e a gestão dos conteúdos é da responsabilidade do INR. O catálogo representa um importante passo no conhecimento das ajudas técnicas disponíveis no mercado nacional.

Mais detalhes em CNAT.

Rede Solidária

Acesso à Internet para ONGs de e para pessoas com deficiência, idosas e com risco de exclusão

A funcionar desde Agosto de 2002 a Rede Solidária conta actualmente com cerca de 240 instituições:

Cada uma das instituições conta com:

  • um ponto de acesso gratuito à Internet;
  • um nº ilimitado de caixas de correio personalizadas de acordo com o domínio institucional;
  • alojamento de página institucional;
  • gestor de conteúdos (CMS) já configurado e com inteira liberdade de personalização;
  • um domínio institucional do tipo .org.pt.

Mais detalhes em Portal da Rede Solidária.

Biblioteca Aberta do Ensino Superior

BAES

10 instituições do ensino superior juntaram-se e colocaram os mais de 3000 títulos existentes nos centros produtores universitários à disposição de um qualquer estudante com deficiência, independentemente do local onde este se encontra. O acervo é composto por braille, áudio e texto integral.

A BAES é uma notável ferramenta de estudo que conheceu a sua génese na linha de financiamento Inclusão Digital da UMIC no âmbito do POS-Conhecimento.

Mais detalhes em BAES.

[fim da página] Estatísticas do site: Estatísticas para uso da equipa ACESSO