Universidade do Minho  

       
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Prémio Amélia de Mello: menção honrosa a Patrícia Espinheira de Sá Maciel, investigadora de Neurociências, na UMinho
Centro Cultural de Belém, Lisboa, sexta-feira, 19-09-2008
No âmbito da atribuição do Prémio Amélia de Mello para as Ciências da Saúde, que visa galardoar trabalhos inéditos de investigação na área das Ciências da Saúde, foi atribuída uma Menção Honrosa a Patrícia Espinheira de Sá Maciel, investigadora de Neurociências da UMinho, pelo seu trabalho "Clinical and Genetic Study of Rett Syndrome in Portugal", apresentado conjuntamente com Teresa Temudo.
Prémio Amélia de Mello: menção honrosa a Patrícia Espinheira de Sá Maciel, investigadora de Neurociências, na UMinho
 

O Prémio Amélia da Silva de Mello para as Ciências da Saúde é uma distinção bienal instituída em 2002 pela José de Mello Saúde, aberta a todos os profissionais de saúde, que visa galardoar trabalhos inéditos de investigação na área das Ciências da Saúde.

Para o presidente do júri do Prémio e também do Conselho Científico da José de Mello Saúde, João Lobo Antunes "tal como a segunda edição do Prémio Amélia da Silva de Mello para as Ciências da Saúde, esta terceira edição foi um sucesso, não só devido ao número de trabalhos a concurso, que tem vindo a crescer, mas sobretudo pelo muito elevado nível de qualidade dos trabalhos analisados. Esta iniciativa da José de Mello Saúde é louvável. Mais uma vez constatamos que, no nosso país, temos investigação de alto nível".

O júri do Prémio Amélia da Silva de Mello para as Ciências da Saúde,  da José de Mello Saúde, presidido pelo professor João Lobo Antunes, decidiu atribuir o galardão, no valor de 50 mil euros, ao trabalho "O SR-BI do hospedeiro desempenha um duplo papel no estabelecimento da infecção de malária no fígado", apresentado pelos investigadores Maria Manuel Mota, Miguel Prudêncio e Cristina Rodrigues da Unidade de Malária do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa.

Este trabalho foi distinguido entre 29 apresentados a concurso, todos eles caracterizados por uma elevada qualidade.

O júri decidiu atribuir também Menções Honrosas ao trabalho  "Clinical and Genetic Study of Rett Syndrome in Portugal", apresentado por Teresa Temudo e Patrícia Espinheira de Sá Maciel, da Unidade de Neuropediatria do Hospital Geral de Santo António,  bem como ao trabalho "Low doses of ionizing radiation induce a pro-angiogenic response in the vasculature", apresentado por Susana Constantino e Inês Sofia Vala, do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa.

mais informações: http://www.lpmcom.pt

contactos
Universidade do Minho
Escola de Ciências da Saúde
Telef.: 253 60 43 10
E-mail: sec@ecsaude.uminho.pt
Fotografias
 
voltar 
 
  © 2009 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por ECSaude Símbolo de Acessibilidade na Web D.