Serviços de Acção Social

Universidade de Trás-os-Montes

e Alto Douro

Bolsas | Alojamento | Alimentação | Posto Médico | Avisos  

sector de bolsas

Bolsas de Estudo e por Mérito co-financiadas pelo
FSE e pelo Estado Português no âmbito do POPH:

União Europeia - Fundo Social Europeu Governo da República Portuguesa
Qualificar é crescer Quadro de Referência Estratégico Nacional
Regiões Elegíveis: Centro, Norte e Alentejo

Tal como é definido no Regulamento Orgânico dos Serviços de Acção Social da UTAD, o Sector de Bolsas está englobado no Núcleo de Apoio ao Estudante. O Sector de Bolsas funciona em Vila Real, na Sede dos SASUTAD, tendo extensões nos Pólos da UTAD, de Chaves e de Miranda do Douro.

A candidatura a Bolsa de Estudo assume um carácter bietápico: a primeira fase de candidatura decorre nos meses de Abril e Maio, para os alunos que se encontram a frequentar a Universidade; a segunda, realiza-se nos meses de Setembro e Outubro, unicamente para alunos que ingressam pela primeira vez na UTAD.

Brevemente vai ser testada uma plataforma informática fornecida pela DGES, composta por três módulos (BeCool, BeOn e SicABE), visando agilizar o processo de pedido de submissão das candidaturas a benefícios sociais e do seu posterior tratamento pelos Técnicos dos SASUTAD. 

Ao aluno/candidato é, sempre que possível, realizada uma ou mais entrevistas, de âmbito social/acolhimento, quer por convocatória, quer por solicitação do interessado. Como complemento metodológico ao estudo do processo são, por vezes, solicitados pareceres técnicos ou são feitos encaminhamentos para os Centros Distritais da Solidariedade e Segurança Social, Centros de Emprego, Autarquias, Finanças, Instituições de Ensino, etc..

Após a afixação dos resultados, nos espaços informativos próprios, ou nesta página ("listagens"), o aluno bolseiro deverá, obrigatoriamente, dirigir-se aos balcões dos SASUTAD, para assinar o recibo da bolsa de estudo. Procedimento que deverá repetir todos os meses, durante o período que constitui o ano lectivo. Se o aluno não proceder à assinatura do recibo do mês em causa, no prazo de 30 dias após a sua emissão, perde o direito ao pagamento dessa mensalidade. Se não proceder à assinatura de dois ou mais recibos, perde o direito à atribuição da bolsa de estudo no ano lectivo que frequenta, conforme legislação em vigor.

O depósito do valor atribuído é feito pelos SASUTAD, em instituição bancária com quem foi estabelecido protocolo. Presentemente esse protocolo foi assinado com o B.E.S. - Banco Espírito Santo.

Para os alunos que o pretendam, é possível fazer a dedução directa do valor das Propinas, na Bolsa de Estudo. De salientar, que o pagamento das Propinas, é obrigatório para todos os alunos, incluindo os alunos bolseiros.

Para mais informações, podem recorrer aos balcões de atendimento dos SASUTAD, ou consultar a página Direcção Geral do Ensino Superior em em:

 www.dges.mctes.pt

 

 

 

 

 

Home

Contactos

Regras técnicas

Regulamentos

Listagens

Impressos

Bolsas de estudo on-line

(brevemente)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        © Serviços de Acção Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro