www.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 


Doutoramentos 

Os estudos conducentes ao grau de doutor (3º ciclo) integram a realização de uma tese original, especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento e da especialidade em que o estudante se inscreve. Este ciclo de estudos tem uma duração entre 3 e 4 anos, e pode ser realizado em regime de tempo parcial, em situações devidamente justificadas.

Doutoramentos sem componente curricular
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor (3º ciclo) poderá não possuir componente curricular, desenvolvendo-se apenas em regime de investigação do doutorando, dentro do período regulamentar previsto, com acompanhamento tutorial do orientador. O grau de doutor é titulado por uma carta doutoral, sendo conferido num ramo de conhecimento ou numa sua especialidade.

Áreas Especificas »»
Ciências »»
Direito »»
Economia e Gestão »»
Engenharia »»
Ciências Sociais »»
Educação e Psicologia »»
Estudos da Criança »» 
Letras e Ciências Humanas »» 

Doutoramentos com componente curricular - Cursos/Programas doutorais
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor (3º ciclo) poderá integrar, para além da elaboração da tese, e sempre que as respectivas normas regulamentares o prevejam, a realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação e/ou formação de índole profissionalizante de elevado nível científico e tecnológico, cujo conjunto se denomina curso de doutoramento. Pela conclusão do curso de Doutoramento, é conferido um diploma. 

Ciências »»
Economia e Gestão »» 
Educação e Psicologia »»
Engenharia »»
Letras e Ciências Humanas »»

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
- Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
- Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da Escola, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos. 

                                                                

                                                            

  © 2009 , GSI - Universidade do Minho