Universidade do Minho  
 
 
                 
 
  Autenticação
 
Homepage
mapa do site
Contactos
Faqs
Como Chegar à UM?
email de contacto
   
  imprimir
 


Organização dos Cursos 

A Universidade do Minho foi criada em 1973 com o objectivo de:

  • Responder ao crescimento da população estudantil que pretendia frequentar a Universidade;
  • Planear e pôr em funcionamento novos cursos que, sendo de manifesto interesse, não eram oferecidos pelas Universidades tradicionais;
  • Desempenhar uma função criadora nos domínios científico, tecnológico e cultural, orientados para as necessidades, interesses e planos de desenvolvimento da região em que se insere, sem esquecer que tais interesses e necessidades, mesmo quando regionais, têm larga repercussão a nível nacional.

Correspondendo aos objectivos propostos, a Universidade privilegiou a criação de cursos cujo interesse e necessidade se faziam sentir quer na região, quer no país, tendo mesmo sido pioneira na introdução de alguns cursos em Portugal.

Os estudos que conduziram ao lançamento dos diversos cursos reflectem a consciência que a Universidade tem tanto da importância científica e cultural desses cursos, como do mercado de trabalho existente para os futuros diplomados. A sua flexibilidade estrutural permite-lhe ainda cobrir domínios interdisciplinares, não facilmente atingíveis com estruturas diferentes. Assim, os programas de formação caracterizam-se:

  1. quanto ao modelo de formação, pela abordagem de formação integrada, o que se traduz em currículos que, ao longo do seu desenvolvimento, incluem as componentes do perfil do futuro licenciado;
  2. quanto aos objectivos de formação, para além da formação científica e cultural, paradigma do ensino universitário, pela particular atenção prestada aos aspectos profissionalizantes, que preparam para o exercício de uma actividade, integrando as componentes do perfil da futura profissão.

Organização dos Cursos

Os cursos de licenciatura organizam-se segundo o ECTS - Sistema Europeu de Transferência de Créditos previsto no Decreto-Lei n° 42/2005 de 22 de Fevereiro, tendo em vista uma melhor interdisciplinaridade das diversas componentes da formação e a garantia de que a formação obtida da Universidade do Minho é compatível, competitiva e reconhecida a nível europeu, facilitando a mobilidade e a empregabilidade dos diplomados.

O pleno reconhecimento académico que resulta da adopção deste Sistema significa que um período de estudos no estrangeiro, incluindo exames e outras formas de avaliação, substitui um período de estudos comparável na universidade de origem, embora o conteúdo do programa de estudos possa ser diferente.

Os planos de estudos dos cursos de ensino superior expressam em créditos o trabalho que deve ser efectuado pelo estudante em cada unidade curricular (disciplina), bem como a área científica em que esta se integra.

A avaliação final de uma unidade curricular é expressa através de uma classificação de 0 a 20 dependendo a concessão do grau (licenciatura ou mestrado) da aprovação nas unidades curriculares, das áreas científicas, até à obtenção do total de unidades de crédito fixadas para a conclusão de um curso.

Cada Unidade de Crédito equivale a entre 25 e 28 horas de carga de trabalho do aluno, onde se incluem:

  • as horas de contacto, correspondentes a tempo utilizado em sessões de ensino de natureza colectiva, designadamente em salas de aula, laboratórios ou trabalhos de campo, e em sessões de orientação pessoal de tipo tutorial;

  • horas dedicadas a estágios, projectos, trabalhos no terreno, estudo e avaliação.
    O número de créditos correspondente ao trabalho de um ano curricular, realizado a tempo inteiro, é de 60. Este número de créditos corresponde a um trabalho entre 1.500 e 1.680 horas, cumprido num período de 36 a 40 semanas 

Gestão dos Cursos

A gestão de cada curso é da responsabilidade conjunta da Comissão de Curso e do Director de Curso. A coordenação dos grupos de cursos afins é promovida pelos Conselhos de Cursos.

A organização, funcionamento e competências dos Conselhos de Cursos e das Comissões de Curso encontram-se definidas nos seus regulamentos. A composição destes órgãos prevê uma participação paritária de docentes e estudantes.

Estão constituídos os seguintes Conselhos de Cursos:

  • Conselho dos Cursos de Ciências;
  • Conselho dos Cursos de Ciências Económicas e Sociais;
  • Conselho dos Cursos de Educação e Psicologia;
  • Conselho dos Cursos de Engenharia;
  • Conselho dos Cursos de Letras e Ciências Humanas;
  • Conselho dos Cursos de Educação Infantil e Básica 1º Ciclo.
    

 
  © 2009 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  Programa operacional para a Sociedade da Informação - POSI   ECTS - Label   SD - Label   Certified site: click to validate