logo - Universidade do Minho
 
      Login    
 
Testemunhos
 

Enviar Mensagem


   
< 1 2 > - página 1 de 2número total de mensagens: 21 
  
"No ano de 2002 iniciei a minha licenciatura na Universidade do Minho,apesar de ser natural de Vila Nova de Foz Côa e ter muitos quilómetros que me separavam de Braga, mas ainda assim crente dos bons comentários à faculdade, ingressei no Curso de Psicologia, cujo término ocorreu no ano lectivo de 2006/2007. Iniciei estágio profissional num Lar de Idosos, na freguesia de Cedovim (a minha terra natal) de Dezembro de 2007 a Agosto 2008. Em Setembro, dia 1, fui imediatamente convidada a dar formações a adultos em Lisboa, onde me encontro em trabalhos actualmente.
Para além disso, a Universidade do Minho proporcionou-me oportunidades de aprendizagem ao nível da investigação, área pela qual passei a ter especial interesse. Daí também surgiu uma oportunidade de fazer parte de um núcleo de Psicólogos de Viseu para realização de investigação com fim de publicação, com supervisão orientada. Obrigada por tudo, pelas oportunidades que hoje tenho, minha nunca esquecida UM."
Clara Isabel Henriques Teixeira Conde (15-11-2008)
Licenciatura em Psicologia em 2007
Psicóloga Clínica e da Saúde
Formadora e Investigadora

  
"O percurso pela Universidade do Minho permitiu-me edificar um passado, realizar um presente e perspectivar um futuro. A paixão pelo ensino, a dedicação aos mais pequenos levou-me a percorrer um caminho pela licenciatura em Ensino Básico do 1º Ciclo. Apesar de ter lutado contra o estigma de estudar para me dedicar ao ensino ou consequente desemprego, não me fez baixar os braços. A verdade é que nunca estive no desemprego e sem trabalho.
Comecei a leccionar aos 21 anos e passei por centros de estudo, ATL´s, uma Escola Particular (a 10 minutos de casa e sem "padrinhos") e, com 25 anos acabados de festejar, encontro-me desde 2006 a trabalhar no ensino de português no Luxemburgo. Não foi fácil a mudança de país, de cultura, de clima e mentalidades, mas hoje sinto orgulho em poder proporcionar aos filhos dos emigrantes a língua de Camões e por sentir que mais que ninguém, estas crianças amam a sua língua materna e a cultura do país onde passam algumas semanas de férias. Além disto, tenho o privilégio em contactar e partilhar com os professores luxemburgueses, o que aumenta o desafio da minha profissão.

Contudo, além de leccionar, ainda colaboro com um jornal semanal do Luxemburgo, onde realizo reportagens, escrevo artigos e, ainda fotografo. Juntando tudo isto, ainda me encontro a realizar o mestrado em Supervisão Pedagógica com o qual me permite aprender cada vez mais e especializar na área que pretendo no futuro me debruçar, nomeadamente na formação das camadas jovens aspirantes a professores.
Passo a passo vou concretizando os sonhos com a consciência que é fundamental trabalhar muito para os obter. Assim, não podia esquecer e deixar de evidenciar neste espaço o enorme contributo que a UM teve para aquilo que sou hoje.
UM obrigado aos professores que me ofereceram uma formação de qualidade, aos funcionários do bar e cantina, que muitas vezes, foram meus confidentes, aos colegas de curso pelo companheirismo. UM obrigado a todos os que formam a grande instituição pública que é a UM."
Nelson Ferreira Azevedo (15-11-2008)
Licenciatura em Ensino Básico do 1º Ciclo
Professor

  
"A Universidade do Minho no meu entender esta associada a vontade de... É uma academia jovem com muita vontade de crescer e com muita vontade de colocar todo o seu potencial disponível ao alcance de quem necessite. O curso de Engenharia e Gestão Industrial, foi para mim, mais além do que os típicos cursos tradicionais, no sentido em que enquanto me deram a excelente formação que me ajudou a competir num mercado feroz com quadros de valor muito elevado e de alcance global, proporcionou-me ainda a capacidade de me saber adaptar a problemas de diferentes raízes assim como a diferentes personalidades.
A forma saudável e de companheirismo com que os alunos sao envolvidos no departamento, faz com que estes mais tarde tenham uma capacidade de adaptação a diferentes grupos e chefias, e com isto adquirir um factor diferenciador para além das excelentes capacidades técnicas.
A Universidade do Minho ofereceu-me as ferramentas para que possa prosperar nesta nova fase da minha vida, espero continuar a servir-me do conhecimento desta excelente academia para continuar a prosperar nos meus desafios futuros."
Daniel Jorge Mendes da Silva (04-09-2008)
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial em 2007
Consultor

Fotografia
  
"Concluí o Liceu com boas classificações e uma grande indecisão sobre o que fazer no futuro. O fascínio pela investigação médica fez-me hesitar por uma potencial candidatura ao curso de Medicina, mas rapidamente fui desencorajada pela perspectiva da prática clínica. O fácil acesso aos docentes da Universidade do Minho permitiu-me recolher opiniões sobre alguns cursos e, foi no pré-período de provas específicas que descobri a Licenciatura em Engenharia Biológica, descrita apaixonadamente por um dos seus docentes como sendo “o curso do futuro”. O entusiasmo com que o curso me foi apresentado (apesar da sua juventude na altura), a reflexão e apoio da família não me deixaram margem para dúvidas, e esta foi a minha primeira opção quando me candidatei à universidade.

Há 16 anos que a Universidade do Minho faz parte da minha vida, tendo testemunhado todos os marcos importantes do meu percurso académico e profissional (licenciatura, mestrado, doutoramento, pós-doutoramento). Foi ainda na Universidade do Minho que encontrei o ambiente dinâmico e empreendedor, que potenciou uma das grandes aventuras da minha vida, a Biotempo (primeira spin-off criada na Universidade do Minho em 2002).

É natural interrogarmo-nos sobre o nosso percurso profissional e as razões e oportunidades que o determinaram.

O facto da Universidade do Minho ser uma universidade nova, aberta a novos desafios, e com um excelente ambiente de trabalho, faz com que também os seus docentes sejam pessoas motivadas e de espírito aberto. Alguns docentes da Universidade do Minho, e em particular do Departamento de Engenharia Biológica foram, e são verdadeiros mentores, que sempre me estimularam. São factores que fazem a diferença."
Lígia Raquel Marona Rodrigues (29-06-2008)
Biotecnologia - Engenharia de Bioprocessos em 2001
Prof. Convidada Equiparada a Auxiliar - DEB - UMinho
Sócia Fundadora da spin-off Biotempo - Consultoria em Biotecnologia, Lda.

Fotografia
  
"A Universidade do Minho representa uma marca absolutamente importante, e acima de tudo, de continuidade no meu percurso pessoal e profissional. A formação e o conjunto de experiências pessoais obtidas durante a frequência do curso e, posteriormente, no mestrado, são hoje e no futuro uma mais-valia.
Há 8 anos, quando tinha acabado de sair da UMinho, não sonhava que um dia a ela voltasse, para testemunhar a importância da criação do Portal alumniUM, ao favorecer o (re)encontro de várias gerações de ex-estudantes à UMinho."
Natércia Margarida da Conceição Ferreira Morais (26-05-2008)
Licenciatura em Psicologia em 2000
Psicóloga - Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino - UMinho

Fotografia
  
"Ter frequentado a Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas possibilitou-me aceder a novas metodologias e perspectivas para compreender melhor um mundo cada vez mais globalizado e multicultural.
Após a conclusão desta licenciatura na Universidade do Minho senti-me mais seguro e incentivado para abraçar projectos interdisciplinares e internacionais.
Considero, por isso, que esta licenciatura é uma mais valia no mercado de trabalho, mercado este que exige diariamente profissionais com competências em vários âmbitos."
Vasco Monteiro (16-05-2008)
Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas
INATEL- Departamento de Turismo e Férias

  
"Embora bastante contrariada aquando da minha transferência para a Universidade do Minho, depressa constatei que ela marcaria fortemente a minha vida pessoal e profissional. Posso referir que enquanto aluna fiz um pouco de tudo: pertenci à AAUM como colaboradora, fui delegada de turma, fui fundadora de uma Tuna, fui guia intérprete de um Campeonato Mundial... Muitas recordações e momentos que jamais poderei esquecer.
Embora a profissão docente esteja "pelos dias da amargura", orgulho-me de poder transmitir aos outros aquilo que esta Universidade me ensinou: saber ser e saber estar. Orgulho-me de ter conhecido mentes notáveis de alguns Departamentos, que em muito contribuíram para aquilo que sou hoje. Orgulho-me de ter conhecido colegas que, tal como eu, lutam pela sua dignidade profissional e por incutir valores e formação cívica aos jovens deste país, para além das suas áreas de saber. Orgulho-me de ter conhecido funcionários da instituição que sempre tiveram uma palavra amiga quando o momento não era fácil...
Muito devo a esta instituição! Obrigada Universidade do Minho por aquilo que sou hoje!
E viva o Curso de Ensino de Português e Inglês!"
Cláudia Sofia Araújo da Silva (17-04-2008)
Licenciatura em Ensino de Português e Inglês em 2003
Formadora do Centro de Formação Profissional de Braga

  
"Cedo percebi que a Universidade do Minho marcaria a minha vida. Quando entrei para a Licenciatura em Administração Pública, iniciei uma ligação que jamais poderia ter um fim. Senti-me parte de uma comunidade empreendedora, com identidade própria e com uma atitude de vanguarda. O reconhecimento internacional na qualidade do ensino ministrado e na excelência da investigação que desenvolve, traduz-se num motivo de orgulho extensível a alunos, professores, investigadores, funcionários, ex-alunos e a todos aqueles que directa ou indirectamente se relacion(ar)am com a Universidade do Minho…
Neste momento, enquanto estudante no Mestrado em Marketing e Gestão Estratégica, reafirmo a ligação existente com a “Universidade sem Muros”, até porque também acredito no Minho como “Região do Conhecimento”. Eis a verdadeira dimensão do conceito “Universidade” (do Minho)!"
Nuno André Pinto Bastos Leite Silva (12-04-2008)
Licenciatura em Administração Pública em 2004
Administrador EDIT VALUE

  
"A Universidade do Minho representa para mim muito mais do que só um conjunto de edifícios onde se vai para ter aulas, fazer exames e sair de lá com um canudo. Para mim, a UM é uma escola de vida. Foi lá que atingi a maioridade, apesar de ter cumprido 18 anos quatro meses antes de ingressar no Ensino Superior, pois a maioridade é a maturidade das experiências de vida e a aprendizagem concreta que se faz a partir delas. Foi na Universidade do Minho que conheci a minha Mulher; foi lá que adquiri amizades sinceras e duradouras; foi lá que tive o privilégio de contactar com docentes que foram muito mais do que meros transmissores de matéria – foram valiosas referências para valores Humanos e Sociais, com especial destaque para a inter-pessoalidade e a comunicação inerentes a uma licenciatura em ensino de Línguas; foi na UM que se me abriram novas janelas sobre este Mundo maravilhoso em que vivemos e que partilhamos todos os dias."
João Tavares (07-12-2007)
Licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão
  
"A Universidade do Minho e, em especial, a Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas foram para mim o melhor ponto de partida para chegar onde estou hoje. Se me perguntassem há três anos atrás se hoje teria uma empresa na área de tradução, provavelmente diria que não. A minha experiência profissional foi sempre ligada à área de tradução, apesar de me ter dedicado a outras actividades como a formação profissional e a organização de eventos académicos. O meu percurso profissional foi uma grande ajuda para a abertura de outras portas e o alcance de novas oportunidades e hoje sou Sócia-Gerente e Tradutora da Inovtrad – Tradução, Formação e Serviços. À Universidade do Minho, só tenho a agradecer a minha evolução a nível profissional e pessoal."
Andreia Cunha e Silva (27-11-2007)
Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas
Sócia-Gerente e Tradutora da Inovtrad – Tradução, Formação e Serviços

  
"O curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas da UM veio contribuir de forma decisiva para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje, enquanto tradutora numa empresa de tecnologia médica, verifico que a formação que obtive vai de encontro às exigências do mercado e foi até decisiva para que as portas me fossem abertas. LEA apresentou-se como um curso suficientemente abrangente para, não só formar linguistas, mas também transmitir uma visão do mundo que nos rodeia nas mais diversas áreas, oferecendo uma multiplicidade de saídas.

No entanto, nos nossos dias, um "canudo", por si só, não deve ser visto como garantia de sucesso profissional, mas sim como uma importante etapa na nossa formação. Os projectos Erasmus e Leonardo da Vinci são oportunidades únicas que podem influenciar em grande escala o percurso do recém-licenciado, destacando-o num mercado cada vez mais competitivo e introduzindo-o nesta aldeia global. Actividades extra-curriculares, como organização de eventos e associativismo, por exemplo, acabam por refinar o perfil do recém-licenciado evidenciando um inerente espírito de iniciativa e cooperação com diversos órgãos da universidade."
Bibiana Magalhães (27-11-2007)
Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas
MEDTRONIC – Holanda

  
"Estávamos em 1997. Numa virgem Licenciatura em Arquitectura da Universidade do Minho, encontrei uma estrutura perfeitamente capaz de "alimentar" o meu entusiasmo pela disciplina. Destaco esse primeiro ano com grande nostalgia.
Durante o tempo desta "refeição", a mesma estrutura possibilitou-me a minha primeira colaboração com um prestigiado Arquitecto; mais tarde um prémio promovido por um concurso ibérico; por fim, uma bolsa Sócrates-Erasmus na Suíça.
Recentemente, num Master realizado em Madrid, percebo o reconhecimento do ensino da Arquitectura desta Universidade.
Devido a esta quantidade de conteúdos adquiridos, hoje em dia, constato que apesar da natural inexperiência em determinados momentos, sinto-me bem preparado, e, mais que tudo, confiante para qualquer desafio relacionado com a profissão.
Fundamentalmente devido a estas bases, mas também devido à essencial persistência, o meu atelier acaba de receber o Prémio Mobilidade 2007.
Obrigado DAAUM por estar mais "gordo"."
Cláudio Vilarinho (24-10-2007)
Licenciatura em Arquitectura
claudiovilarinho.com arquitectos e designers

  
"Há 10 anos, quando tinha acabado de sair da UM, não sonhava ser o que sou hoje. Há 10 anos, quando tinha acabado de completar o estágio curricular, não sonhava ser o que sou hoje. Há 10 anos, quando tinha acabado de ser contratado para receber o salário mínimo a recibo verde, não sonhava ser o que sou hoje. Mas hoje sou. Repórter. Pivot. Acima de tudo, Jornalista. Bem pago. Tudo o que se pode sonhar. Mas eu não precisei de sonhar. Porque a UM ofereceu-me a realidade. E, há 10 anos, eu até não o sabia. Ou se o sabia, não o sonhava."
Luís Marçal (24-10-2007)
Licenciatura em Comunicação Social
Jornalista, SIC

  
"A Universidade do Minho representa uma marca de excelência no meu percurso pessoal e profissional. A formação e o conjunto de experiências pessoais que obtive durante a frequência do Curso em Relações Internacionais são hoje e no futuro uma mais valia. A iniciativa da Universidade do Minho de criação de um Observatório de Emprego merece ser assinalada, pois é evidência do notável trabalho em matéria de uma ligação eficaz entre recursos que qualifica e o mercado de trabalho."
Rita Maria Morais Pereira Lírio (17-10-2007)
Licenciatura em Relações Internacionais
Adjunta do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

  
"Ter frequentado a Universidade do Minho permitiu-me acima de tudo a "aprender a aprender".
O feedback que recebo de contactos que tenho mantido com vários profissionais ligados à área de informática permite-me afirmar que as pessoas formadas pela Universidade do Minho gozam de uma excelente reputação no mercado."
Francisco Mendonça da Fonseca (17-10-2007)
Licenciatura em Informática de Gestão
CEO - Anubisnetworks

Home | Contactos | Sugestões | Ligações | Mapa do Site |