Bem-vindo à página do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
English version
27 de Outubro de 2010
MCTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Categorias

Notícias

28/11/2008
UTAustin-Portugal: Avaliadores externos elogiam a parceria

 

Lisboa, 28 Novembro (MCTES) - A Comissão Externa de acompanhamento do Programa UTAustin-Portugal  (External Review Committee - ERC) elogiou o desempenho da iniciativa, avaliando positivamente os avanços da parceria.
 
O programa de colaboração que o Estado português assinou em Março de 2007 com a Universidade do Texas em Austin (UTAustin) contempla a exploração conjunta de tecnologias emergentes com base em investigação e ensino pós-graduado nas áreas de conteúdos digitais, formas avançadas de computação e em matemática.

 
O acordo envolve a implementação conjunta de um Co-Laboratório Internacional para Tecnologias Emergentes (International Collaboratory for Emerging Technologies, CoLab), incluindo ainda o estabelecimento de uma rede para estimular actividades de comercialização de ciência e tecnologia, (“University Technology Enterprise Network”, UTEN).
 
A Comissão destaca no relatório final da reunião mantida recentemente em Lisboa que o programa do Co-Lab logrou o estabelecimento de redes temáticas em Portugal, a transferência de tecnologias para projectos empresariais, e a entrada de empresas portuguesas no mercado norte-americano.
 
Outra nota positiva sublinhada pela ERC diz respeito ao nível dos estudantes de pós-graduação recrutados para os programa conjuntos de obtenção de graus simultâneos, bem como o apoio a workshops como o recente Festival Future Places  , envolvendo especialistas em conteúdos digitais, designers e engenheiros.
 
O Programa UTAustin-Portugal, à semelhança das restantes parcerias internacionais em curso, é alvo de um processo de avaliação externa contínua.
 
A Universidade do Texas em Austin é considerada uma das maiores universidades públicas norte americanas e inclui o maior departamento dos Estados Unidos na área da comunicação, tendo ainda um dos maiores centros de computação avançada do país, aonde se encontra um dos maiores supercomputadores da actualidade. É ainda particularmente reconhecida na área da transferência e comercialização de tecnologia, nomeadamente através do “IC2 Institute” (i.e., “Innovation, Creativity and Capital”) e da incubadora de empresas de base tecnológica, “Austin Technlogy Incubator” (ATI).
 
O Governo lançou em 2006 a iniciativa Novas Parcerias para o Futuro, no âmbito do Compromisso com a Ciência, tendo em vista o fortalecimento da cooperação científica e tecnológica com instituições de reconhecido mérito internacional.
 
Trata-se de um processo que resulta do compromisso assumido pelo Governo quanto à necessidade de promover a capacidade científica e tecnológica nacional, a par do reforço e da autonomia das instituições de ensino superior e de investigação.
 
 
  
MCTES/fim
Pesquisa
Galeria de imagens

O presente conteúdo encontra-se disponí­vel em Flash. Nele são exibidas imagens sobre ciência, ensino e tecnologia.

Visite também
Análise do Ensino Superior em Portugal pelos avaliadores da OCDE
Compromisso com a Ciência
Empréstimos a estudantes do ensino superior com garantia mútua – Setembro 2007
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia - (INL)
Ligar Portugal
Programa CMU-Portugal
Programa UT Austin – Portugal
The Future of Science and Technology in Europe
Recomendar esta página a um amigo
O seu Nome
O seu Email
Email do amigo
Google Earth
Pode fazer download do Google Earth para Windows e Macintosh aqui

Acessibilidade Mantido por webmaster@mctes.gov.pt
MCTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Estrada das Laranjeiras, 197-205    TEL: 217 231 000    FAX: 217 231 160    EMAIL:mctes@mctes.gov.pt
União Europeia - Feder|Programa Operacional Sociedade do Conhecimento