Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
email de contacto
   
  imprimir
 
CET - Curso de Especialização Tecnológica (Nível IV)
 
CET - Curso de Especialização Tecnológica em Aplicações de Métodos e Técnicas de Geologia 

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) correspondem a uma formação pós-secundária, não superior (nível IV de qualificação profissional), conducente a um diploma de especialização tecnológica (DET). Os detentores do Diploma de Especialização Tecnológica em Aplicações de Métodos e Técnicas de Geologia podem, no âmbito de um concurso especial de acesso, candidatar-se ao ingresso em curso superior na Universidade do Minho.

Este curso pré-graduado tem uma forte incidência no trabalho de campo e de laboratório o que constitui, per si, um elemento altamente motivador. Acresce que neste curso se aliam duas componentes muito importantes e altamente motivadoras: algum conhecimento do património construído (social e cultural) com algum conhecimento da Geologia, factor decisivo na distribuição e implantação das comunidades humanas ao longo da história. Além disso, a formação na área da geologia e estágios em áreas afins (empresas de construção civil, pedreiras e entidades ligadas à conservação da natureza) permitem a aquisição de competências adicionais (além das adquiridas em algumas unidades de formação do curso) que contribuem para o alargamento das perspectivas de empregabilidade.

A necessidade de inventariar em detalhe todo o património torna-se premente não só pela crescente procura de turismo cultural, o qual tem que ser acompanhado por uma oferta de maior qualidade a vários níveis, mas, ainda, pelo facto de estarem no terreno e em execução redes ibéricas que integram locais castrejos. Como consequência, torna-se necessário que os espaços de acesso e os próprios locais sejam devidamente enquadrados também do ponto de vista geológico, podendo gerar percursos pedestres que, com o apoio da informação geológica, tornem a compreensão do sítio arqueológico, no que corresponde à sua integração no ambiente natural, mais orgânica.

Outro factor a salientar é o interesse crescente da população em geral, por um lado, na defesa do património construído e, por outro lado, nas actividades de lazer ao ar livre que em múltiplos casos incluem (ou poderão vir a incluir) percursos pedestres multidisciplinares. Esta tendência da sociedade civil terá cada vez mais reflexos a nível das autarquias, com a promoção, por parte destas, de projectos que incluam a Geologia e, assim, cada vez mais se recorra a profissionais com este perfil.

Acresce ainda realçar que nas empresas de construção civil e pedreiras são escassos, ou até inexistentes, técnicos de formação intermédia com conhecimentos mínimos em geologia, que permitam apoiar os engenheiros civis e os geólogos em áreas relacionadas com a geotecnia e com a prospecção e produção de produtos pétreos.

 Duração oficial 2 semestres

Grau ou diploma
Diploma de Especialização Tecnológica em Aplicações de Métodos e Técnicas de Geologia (Nível IV).

Requisitos do programa de estudos Este curso assegura uma componente de formação geral e científica (6,5 ECTS) e de formação tecnológica (38 ECTS) que inclui unidades de formação de Estatística, Matemática e Física que servem não só como suporte para as disciplinas da área da Geologia, como também pretendem facultar a estes alunos conhecimento e capacidade para prosseguimento de estudos de nível superior. O Curso ainda inclui formação em contexto de trabalho (360 horas – 18 ECTS) sob a forma de Estágio (e.g., empresarial, entidades da Administração Pública, gabinetes técnicos).
Para os alunos que não tenham o 12º Ano concluído existe uma Formação Adicional em Física, Geologia, Matemática, Português e Química de 260 horas – 15 ECTS.

Perfil profissional - O técnico em Aplicações de Métodos e Técnicas de Geologia é um profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, possui conhecimentos e capacidades técnico-científicas para apoiar o trabalho em geologia aplicada, nomeadamente na aquisição, preparação, análise, tratamento e processamento de materiais geológicos.
A sua actividade decorrerá segundo um vector marcadamente de campo e laboratório. A sua formação permite organizar e integrar informação multidisciplinar.
O tipo de actividade profissional para que este técnico se encontra habilitado prende-se essencialmente com a área de arqueologia e património (auxiliar de levantamentos de campo, tratamento e análise de informação e ainda análise de materiais dos sítios arqueológicos). No entanto, também pode exercer funções de auxiliar técnico de geotecnia (realização de ensaios de campo e de laboratório) e no sector de produção de inertes em empresas de construção civil. Finalmente pode ser auxiliar de geólogo, nomeadamente em empresas de prospecção e exploração de produtos pétreos (rocha ornamental e industrial). De facto, nesta área, as suas competências vão desde o levantamento da frente da pedreira, com intervenção directa na identificação de tipologia de materiais e recuperação ambiental, até à produção e qualificação final dos materiais.

Requisitos de acesso – 12º ano ou equivalente concluído ou frequentado, com aprovação em Matemática ou Biologia e Geologia ou Física e Química ao nível do 11º ano ou equivalente.

Local de Funcionamento - Campus de Gualtar, Braga

Vagas (nº mínimo e máximo):
Nº mínimo: 15
Nº máximo: 20.

Documentação necessária para a candidatura:
Boletim de candidatura (download aqui)
Curriculum vitae
Certificado de habilitações
Fotocópia do Bilhete de Identidade e cartão de contribuinte
Outros documentos considerados relevantes para a apreciação da candidatura

Prazos de candidatura e matrículas:
1 – Candidaturas entre 29 de Setembro e 26 de Outubro de 2008 (ver Boletim de Candidatura)
2 – Afixação de listas de candidatos admitidos no site da UMinho e da Escola de Ciências (ECUM) a 31 de Outubro de 2008
3 – Matrículas entre 3 e 7 de Novembro de 2008 
4 – Início das aulas de Formação Adicional (para candidatos apenas com frequência do 12º ano) em 10 de Novembro de 2008
5 – Início do 1º semestre em 12 de Janeiro de 2009

Propina: 972¤.

Director de Curso - Jorge Manuel Vieira Pamplona

Contactos da direcção de curso:
Director de Curso do CET
Departamento de Ciências da Terra
Escola de Ciências
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel. 253 604 300
E-mail: jopamp@dct.uminho.pt
URL: http://www.ecum.uminho.pt

Plano de Estudos e Conteúdos Programáticos (download aqui)
 
                        

 
  © 2009 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por ECUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.