Hauptnavigation
 
Bem Vindo
ao Estudantes na Vida Academica (EVA)
 



Acabou de entrar com sucesso na homepage do nosso projecto, no qual pedimos para participar! Para ter chegado até aqui, é porque, provavelmente, já sabe alguma coisa sobre esta iniciativa. Ainda assim, para nós é importante que compreenda o que se pretende com este projecto.

Este programa resulta do interesse crescente da nossa equipa em compreender a influência que a transição para a Universidade tem nas mudanças de hábitos de vida.

Assim, o nosso principal objectivo é compreender quais as eventuais dificuldades sentidas nesta transição, de modo a fornecer um suporte adequado.


Voluntários precisam-se

O nosso interesse é compreender melhor as dificuldades, obstáculos e problemas que as pessoas da sua idade têm que lidar.

Como sabe, as teorias de adaptação a novas fases de vida multiplicam-se e, por isso, desta vez precisamos de informação fidedigna, vinda dos próprios alunos, que experienciam esta mudança em primeira-mão. É por esta razão que estamos a pedir-lhe ajuda. Se por um lado nos está a ajudar, por outro estamos, em conjunto, a chegar a um entendimento comum do que ainda falta disponibilizar aos alunos em termos de apoio e quais os tempos cruciais em que este suporte poderá ser mais necessário.


De quem precisamos para participar neste estudo?

Na verdade precisamos de todos! Independentemente do sexo, idade, se vai a muitas ou poucas aulas, e gosta ou não gosta muito do curso. Desde que esteja inscrito como aluno, precisamos de si!

Como pode imaginar, os problemas diversificam-se e diferentes pessoas têm experiências muito diferentes. Por outro lado, não lhe iremos pedir que fale abertamente das suas dificuldades: isto é algo seu e que pode escolher quando e com quem falar.

Neste projecto pretendemos recolher o máximo de opiniões possíveis. É por esta razão que, para nós, é tão importante que colabore neste projecto. porque precisamos de muitos/as colaboradores/as! Um número suficiente para que, de forma anónima, possamos chegar a conclusões válidas sobre o impacto que a vida universitária tem nos estilos de vida.


Quanto tempo vou ter que despender se colaborar neste projecto?

A única coisa que terá de fazer é responder a alguns questionários, em forma de escolha múltipla, uma vez por mês. Precisará de cerca de meia hora por mês, mas será uma ajuda muito importante! Ser-lhe-á relembrado todos os meses, através de um e-mail com um link para a nossa página, e poderá escolher o dia e a hora que lhe for mais conveniente. A primeira vez que preencher os questionários poderá demorar um pouco mais, uma vez que irá completar, inicialmente, todos os questionários que, mais tarde, serão distribuídos ao longo dos meses.


O que tenho a ganhar por participar / Qual a minha recompensa?

Pode ser que não tenha muitos benefícios directos da sua participação neste projecto. No entanto, e se isto for verdade, pode pensar que estará a contribuir para a melhoria dos serviços prestados aos seu futuros colegas. Além disto, se ao longo da sua participação no projecto pensar que poderá beneficiar de um contacto com os membros da equipa para discutir algum assunto pessoal, poderá sempre solicitar uma sessão de aconselhamento gratuita, e se for caso disso ter acesso a ajuda profissional. Por fim, temos também pensado um esquema de incentivos pela sua participação. Nomeadamente, todos os meses iremos tentar sortear alguns bilhetes de cinema, que poderá ganhar se tiver preenchido os questionários no mês correspondente. O filme é à sua escolha e o horário também!

Para além disso gostaríamos também que sentisse como recompensa os resultados desta iniciativa e, para tal, iremos pô-lo a par de tudo o que nascer deste projecto. Como já dissemos, não está só a ajudar-nos a nós, mas a todos os alunos, a si inclusive! Na verdade, este trabalho permitirá desenvolver formas de suporte para os alunos que se dirijam às suas necessidades, na altura certa. Assim, seja para os novos alunos ou para si, estes serviços estarão à inteira disponibilidade. Para além disso, para si que participa neste programa, o serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano poderá oferecer-lhe a ajuda que já está disponível, caso for necessário.


Se participar, a informação que partilhará connosco será absolutamente confidencial!

A informação que nos der, obtida através da resposta aos questionários de escolha múltipla, será absolutamente confidencial. Para além disso, para proteger a sua privacidade, nenhum dos questionários será analisado de forma individual, mas sim em conjunto, sendo os resultados trabalhados depois também em conjunto.

A única informação pessoal que vamos utilizar é o seu endereço electrónico (e-mail). O seu nome e email nunca aparecerá em nenhuma publicação ou descrição deste projecto, como também não irá ser possível identificá-lo/a.

 

 
INTACT - UMinho - CIPSI - UniKlinikum Heidelberg © 2008