Newsletter

DNS.PT

Logotipo Ciência 2008

CERT.PT


 
 

- IPv6 -

Enquadramento

A tecnologia IPv6, também apelidada de Internet de nova geração, é uma das áreas em que a FCCN tem presentemente mais actividades. A FCCN tem procurado fazer evoluir a RCTS por forma a suportar todos os serviços que lhe estão associados em ambas as tecnologias - IPv4 e IPv6, exemplo disso é o serviço de vídeo-difusão que funciona já de forma bi-protocolar.

A RCTS congratula-se pelo facto de ter sido a 3ª rede europeia a aderir ao serviço IPv6 da rede  GEANT. O serviço de rede IPv6 já está disponível para todas as suas entidades utilizadores desde o 2º  trimestre 2003.

A FCCN procura hoje nesta área constituir-se como elemento catalisador ao nível da disseminação das potencialidades da tecnologia IPv6 na sua rede, dispondo de uma posição neutral face, por exemplo, aos ISP's que operam no mercado. Esta circunstância, poderá contribuir para preparar Portugal de forma atempada para a Internet da próxima geração.


IPv6 Tracker

Durante o mês de Fevereiro de 2008 foi lançado um desafio a grande parte das instituições ligadas à RCTS, no sentido de fazer a activação de todos os seus sistemas nos seus serviços Internet básicos (DNS; e-mail e www) para o novo protocolo IPv6.

Em http://ipv6-tracker.fccn.pt/ poderá saber com se enconta o processo de migração de cada uma das referidas instituições para o protocolo IPv6.


RCTS Membros Nativos

Membros RCTS com IPv6 Nativo

 

Projectos

No que se refere a projectos internacionais, a FCCN esteve envolvida no projecto 6Net  que é um dos maiores projectos mundiais nesta área. O acervo de informação e conhecimento reunidos no site deste projecto, disponível em: www.6net.org, são recursos valiosos para todos os interessados em implementar serviços IPv6 ou simplesmente conhecer melhor  os detalhes desta tecnologia. A FCCN é membro do projecto 6DISS, sendo de destacar a ferramenta de e-learning disponibilizada em: www.6diss.org/e-learning.

A nível comunitário, a FCCN é igualmente membro do projecto da Task Force IPv6 da União Europeia.

A nível nacional a FCCN tem promovido as actividades da Task Force IPv6 Portuguesa, cujo objectivo central é a divulgação e dinamização da utilização do IPv6 a nível nacional.


GigaPIX em IPv6

A plataforma de troca de tráfego GigaPIX, promovida pela FCCN, tem também já cinco dos seus membros, para além da FCCN, ligados em IPv6. Neste contexto, há tambem a assinalar o facto de o servidor ROOT de DNS (F), presente no GigaPIX desde Abril de 2004, responder também sobre IPv6 (2001:500::1035).


DNS.PT em IPv6

Atendendo aos requisitos técnicos RFC1886, o serviço de registo de domínios em .PT também já permite a definição de domínios IPv6.

Para mais informações poderá consultar www.dns.pt .


Histórico

Em Junho de 1998, teve início o então designado projecto piloto IPv6 o qual teve como objectivos centrais:

  • Acompanhar a evolução do protocolo IPv6;
  • Estudar as vantagens de utilização do protocolo IPv6 em diversos cenários;
  • Expandir a 6bone e disponibilizar serviços IPv6 à comunidade científica nacional




Pesquisar
Serviços On-Line
Teste o Speedmeter


 
 
Logotipo UMICLogotipo Programa Operacional Sociedade do ConhecimentoLogotipo da União Europeia - FEDER/FSE© 2004 FCCN, Fundação para a Computação Científica Nacional
Todos os direitos reservados.
Avisos legais | Portal

O seu endereço IPv4 é 67.202.41.3