Símbolo da Acessibilidade na Web  acessibilidade.net

Logotipo e ligação a CERTIC/UTAD

 Símbolo de Acesso  indicando que o  sítio  é capaz de comunicar com o utilizador através de linguagem falada Este sítio pode comunicar com o
utilizador através de um sintetizador de fala

Bem-vindo/a ao Acessibilidade.net

Este sítio destina-se a todos os que desejam facilitar o acesso ao computador, ao software e à Internet a pessoas com deficiência, através de tecnologias de acesso e técnicas de concepção de software e de conteúdos web acessíveis.

Aqui também pode encontrar o MECBraille - Marco Electrónico de Correio Braille - um serviço gratuito de conversão e envio de textos e cartas em Braille!

ONU

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

O Conselho de Ministros de 30 de Dezembro de 2008 aprovou uma Proposta de Resolução, a submeter à Assembleia da República, que visa a ractificação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adoptada em Nova Iorque, a 30 de Março de 2007.


 

W3C

Novas Directrizes de Acessibilidade do W3C

No passado dia 11 de Dezembro, o W3C aprovou a 2ª versão das Directrizes de Acessibilidade de Conteúdos Web. A primeira versão, actualmente adoptada por vários paises, surgiu em Maio de 1999 e foi traduzida para português pela primeira vez pela UTAD.


Quovis junto ao edifício de engenharias da UTAD
logotipo do Dia Mundial da Usabilidade

Fórum Acessibilidade nos Transportes

Dia 13 de Novembro na Aula Magna da UTAD

Tal como aconteceu em anos transactos, a UTAD associou-se ao Dia Mundial da Usabilidade, que este ano teve como tema os Transportes. Desta vez o CERTIC organizou, no passado dia 13 de Novembro, um Fórum dedicado à Acessibilidade dos Transportes. Foram discutidos os seguintes temas: Transporte em Autocarro com Acessibilidade e Segurança, Transporte em Táxi Adaptado, Adaptação de Veículos para transporte individual e Condução Adaptada.

No âmbito deste evento foi organizado também uma exposição e demonstração de veículos adaptados.

O evento terminou com um jantar às escuras.


Debate no Parlamento sobre a Petição pela Acessibilidade Electrónica

A Petição pela Acessibilidade Electrónica Portuguesa foi debatida no Plenário da Assembleia da República no dia 9 de Julho. Esta petição solicita que a Assembleia da República legisle no sentido de garantir a acessibilidade electrónica a todos os cidadãos com necessidades especiais (pessoas com deficiência e idosos) e de impor verdadeiras obrigações e sanções para o seu incumprimento.

Do debate resultou o compromisso de avançar com uma iniciativa legislativa neste domínio.

Veja o registo em vídeo do debate, a fotogaleria e leia o Relatório Final da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura, referente à Petição, emitido a 21 de Maio de 2008


Caixa Multibanco

Avaliação da Acessibilidade nas Caixas Multibanco em Vila Real

Em 2006 a UTAD associou-se à comemoração do Dia Mundial da Usabilidade com o tema da Acessibilidade das Caixas Multibanco em Portugal.


Televisão com símbolos de acesso

Acessibilidade na Televisão Digital Terrestre

O CERTIC propôs a criação de medidas para a acessibilidade dos cidadãos com necessidades especiais na regulamentação da televisão digital terrestre em Portugal. Entre outras medidas, sugere-se que, em matéria de ‘reserva de capacidade e obrigação de transporte e difusão’, seja atribuída maior largura de banda à RTP, SIC e TVI para poderem fornecer serviços de acessibilidade adequados à tecnologia digital. Na rede por assinatura também é solicitada reserva de largura de banda para o mesmo tipo de serviços.


BAES: Biblioteca Aberta do Ensino Superior

Biblioteca com conteúdos acessíveis on-line, resulta do trabalho em parceria entre nove Instituições de Ensino Superior e constitui-se pela articulação de três grandes áreas: produção de informação, acesso à informação e partilha de informação. Possui um acervo de mais de 3000 títulos em Braille, áudio e texto integral.

Os estudantes com necessidades especiais de 9 Instituições do Ensino Superior podem aceder ao texto integral de colecções específicas que lhes são dirigidas, designadas pelo título genérico de colecções ALFA, autenticando-se, quando para tal são solicitados pelo sistema, com as mesmas credenciais que utilizam para o acesso à rede wireless (e-U/eduroam) das suas instituições.

No futuro, a BAES pretende abrir-se a novos parceiros e a novos formatos.

Ligações: BAES Geral | BAES Metalib | BAES Repositório ALFA UP | BAES Repositório ALFA UÉvora


Manual "Tecnologias de Informação sem Barreiras no Local de Trabalho"

Tecnologias de Informação Sem Barreiras no Local de Trabalho


A UTAD editou em Agosto de 2004 o Manual "Tecnologias de Informação sem Barreiras no Local de Trabalho". Este projecto, executado pelo CERTIC, tem o apoio do Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST) que promoverá a distribuição dos Manuais. Pode solicitar o Manual ao ISHST na Av. da República, nº 84 - 4º Lisboa (tel: 217927000 - contacto: Clara Pires). A versão digital do Manual e a informação sobre os conteúdos do CD-ROM que o acompanham pode ser consultada neste sítio Web.