Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
»» CET em Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas
»» CET em Aplicações de Métodos e Técnicas de Geologia
O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária não superior que visa uma qualificação profissional do nível 4. Este tipo de qualificação profissional, regulamentado pelo Decreto-Lei n.º88/2006 de 23 de Maio, visa suprir necessidades verificadas no tecido empresarial, ao nível de quadros intermédios capazes de responder a desafios colocados pelo mercado de trabalho em permanente mudança, através da formação de técnicos especializados. A aprovação num CET confere um Diploma de Especialização Tecnológica (DET).
O Curso de Especialização Tecnológica integra as componentes de formação geral e científica, de formação tecnológica (formação em sala) e de formação em contexto de trabalho (estágio), caracterizando-se por:
- Ser uma formação técnica de alto nível;
- Resultar numa qualificação que inclui conhecimentos e capacidades de nível superior;
- Não exigir, em geral, o domínio dos fundamentos científicos das diferentes áreas em causa;
- Proporcionar capacidades e conhecimentos que permitam assumir, de forma geralmente autónoma ou de forma independente, responsabilidades de concepção e/ou de direcção e/ou de gestão.
Destinatários
Podem candidatar-se à inscrição num CET:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.o e 11.o anos e tendo estado inscritos no 12.o ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET num estabelecimento de ensino superior os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
No âmbito de protocolos que venham a ser celebrados com instituições promotoras de CETs e que definam os mecanismos de equivalência necessários, poderão ser atribuídos créditos aos saberes adquiridos no CET, com a finalidade de prosseguimento de estudos no ensino superior. Os detentores do Diploma de Especialização Tecnológica obtida em CETs da Universidade do Minho poderão, no âmbito de um concurso especial de acesso, candidatar-se ao ingresso a um curso superior nesta Universidade.
As Instituições de Ensino Superior definirão o contingente de vagas para acesso de candidatos detentores do CDET, equivalente a 20% do total definido para o respectivo curso.
Mais informações sobre os Cursos de Especialização Tecnológica em: www.acessoensinosuperior.pt