Universidade do Minho  
 
 
                 
 
  Autenticação
 
Homepage
mapa do site
Contactos
Faqs
Como Chegar à UM?
email de contacto
   
  imprimir
 
 Links Académicos
E-Learning
Portal Académico
E-mail institucional
Portal AlumniUM
Portal UMinho
Portal UMonline

Alunos
 
Alunos 

A UMinho constitui uma referência de ensino e aprendizagem de elevada qualidade, não apenas para as universidades Portuguesas, mas também Europeias e Mundiais. (...) A Comissão de Avaliação considera que a UMinho é um dos melhores exemplos na Europa na implementação da estrutura de Bolonha. 

[In UNIVERSIDADE DO MINHO EUA EVALUATION REPORT European University Association (EUA)]

A Universidade do Minho (UMinho) tem 15.000 estudantes e 34 anos de idade.

Possui 53 Cursos de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado, que abarcam praticamente todas as áreas do saber e que procuram adaptar-se às necessidades e exigências do mercado de trabalho. Praticamente todos os cursos estão já adequados a Bolonha, o novo modelo de ensino que as universidades Europeias têm de adoptar até 2010.

Existe uma preocupação permanente com a qualidade do ensino e a monitorização da mesma, procurando acrescentar às tradicionais aulas teóricas e práticas, métodos de aprendizagem baseados na participação activa, no trabalho de grupo e interdisciplinar, e em estudos de casos que permitem o confronto com situações da vida real. Procura-se que os alunos se formem com uma vasta compreensão da sua área de estudo e que adquiram competências complementares (novas tecnologias, formação humanista, línguas, etc.). Tudo isto é muito importante para a boa integração dos alunos no mercado e para a adaptação a uma sociedade em constante mudança. 

Asseguram o ensino e a investigação 1.200 docentes, mais de 80% doutorados, e cerca de 600 funcionários.

Nos dois campi (Camus de Gualtar, em Braga, e Campus de Azurém, em Guimarães) existem serviços e infra-estruturas de apoio ao ensino, tais como bibliotecas, salas de estudo, laboratórios, rede wireless, etc.

Para além do Ensino, a UMinho faz também uma aposta muito grande na investigação e na relação com o mundo que a rodeia, quer a nível regional e nacional, quer a nível internacional. Esta aposta permite-lhe acompanhar com atenção a evolução da sociedade e da ciência, com destaque para as melhores práticas de ensino, para a realidade das empresas e do mercado de trabalho, e para as tendências mais avançadas da investigação internacional, sobretudo na Europa e nos EUA.


Estudar no estrangeiro

Desde a sua origem que a UMinho tem apostado muito na internacionalização do ensino e da investigação que desenvolve. A Universidade tem parcerias sólidas com mais de 200 universidades estrangeiras e pertence a um número muito elevado de redes de cooperação internacional. Assim sendo, os estudantes que frequentam os cursos da UMinho têm várias oportunidades para estudar no estrangeiro, através de programas de intercâmbio internacional como o SOCRATES/ERASMUS.

Os períodos de permanência dos estudantes no estrangeiro podem variar entre os 3 meses e um ano sendo que, com a implementação de Bolonha, passa a ser também facilitada a realização de cursos de especialização e Mestrado em Universidades estrangeiras.

Quando já estão a terminar o curso, os alunos podem ainda realizar um estágio numa empresa de outro país da União Europeia no âmbito do Programa Leonardo da Vinci. Para os alunos que já se envolveram nestes programas de intercâmbio, esta experiência foi única e gratificante, quer a nível académico, quer a nível pessoal.


 
  © 2008 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  Programa operacional para a Sociedade da Informação - POSI   ECTS - Label   SD - Label   Certified site: click to validate