Núcleo de Estudos em Sociologia
Universidade do Minho
Centro de Investigação em Ciencias Sociais

O Centro Publicações Projectos Investigadores Agenda

Seminário Interconexões Família, Saúde e Políticas Públicas, no dia 27 de Outubro no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha
Data: 30.09.2008

O presente seminário insere-se mo âmbito da execução do projecto de investigação “O contributo (In)visível. A gestão familiar dos cuidados de saúde”

A gestão da saúde faz parte do quotidiano, integrando-se na administração da vida individual, familiar, social e política e mais concretamente na articulação entre estas dimensões. Convém, por um lado, ter presente que a nebulosa original da saúde não se reduz às vertentes do corporal e do medicinal: contém aspectos familiares, jurídicos, morais, éticos, culturais, intelectuais, ideológicos e…, que o “reducionismo” sanitário tende a escamotear; por outro, há tensões que atravessam hoje o domínio da saúde: a relação entre o físico e o cívico, o bem e o direito, a patologia e a norma, a racionalidade e o valor, o individual e o colectivo e, enfim, o técnico e o político. Trata-se, então de uma tipologia já conhecida que põe em relação o corpo individual, o corpo social e o corpo político, sabendo que o primeiro é, em si mesmo, um corpo social e político. Na perspectiva de D. Fassin o espaço político de saúde pode ser definido a partir de três eixos: a incorporação das desigualdades inscrita na ordem social dos corpos; na capacidade de cuidar e curar, tendo sobretudo em conta a intervenção médica e, sobretudo, a gestão da vida, extremamente associada à família; a gestão colectiva de saúde como bem público. Importa, ainda, ter presente que o viver humano, tal como o apreendemos, resulta de um jogo entre a natureza, a cultura e a sociedade, pois é esta que define o que releva da saúde ou dá antes uma expressão sanitária da preferência a outras. Por sua vez, o trabalho de objectivação, contribuindo para esta produção é inseparável da subjectivação que tem por base a família, pois esta não é apenas uma prestadora de cuidados informais de saúde, como contribui para a formação das atitudes e das práticas a este propósito.

Assim, neste Seminário, contando-se com oradores especializados e resultados de investigação que abrangem também o concelho de Caldas da Rainha, pretende-se analisar as inter-conexões que se estabelecem estas três vertentes fundamentais do viver humano: família, saúde e políticas públicas.

9 :30 Sessão de Abertura
Reitor da Universidade do Minho
Presidente da Câmara das Caldas da Rainha
Director da Sub-Região de Saúde de Leiria
Presidente do Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha
Investigador responsável do projecto de investigação “O contributo (In)visível. A gestão familiar dos cuidados de saúde”
10:00 Conferência
O trabalho (In)visível no contexto de saúde em Portugal
Profa. Engrácia Leandro
A integração do conceito de família na prática dos cuidados de saúde
Prof. Hélder Machado
11:00Pausa
11 :15 Mesa redonda:
As reformas na saúde
Dr. Luís Pisco:
A reforma dos Cuidados de Saúde Primários
Dr. Luís Campos:
A transformação das Emergências/Urgências
Dr. Manuel Delgado:
A nova dimensão social do hospital
13:00 Pausa
14:30 Conferência
Do envelhecimento aos cuidados continuados e familiares
Profa. Ana Fernandes
Dr.ª Ana Girão
15:30 Mesa redonda: Desigualdades e recursos locais de saúde.
Profª. Paula Santana e Dr. Pedro Ribeiro:
Desigualdades em saúde: questões territoriais
Dr. José Marques:
Conjugar o hospital do Oeste com a família/comunidade
Profa. Fernanda Nogueira e Dr. Victor Rodrigues:
Desigualdades sociais perante a saúde
17 :30 Encerramento
Director do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha
Director do Centro de Saúde das Caldas da Rainha
Director do CICS
Responsável da Comissão Organizadora

FICHA DE INSCRIÇÃO