Universidade do Minho  
 
 
                 
 
  Autenticação
 
Homepage
mapa do site
Contactos
Faqs
Como Chegar à UM?
email de contacto
   
  imprimir
 
Cooperação Académica
 
Cooperação Académica 

A partir do historial de projectos, realizações e resultados atingidos ao longo da sua existência, a Universidade do Minho tem hoje um sólido reconhecimento externo e níveis elevados de cooperação académica, nomeadamente no que respeita a projectos de formação graduada e pós-graduada, e à investigação. Uma forte componente das parcerias e protocolos estabelecidos com outras universidades e centros de ciência portugueses e estrangeiros tem em vista o suporte a projectos de formação pós-graduada, com destaque particular para os programas de doutoramento, a mobilidade académica e o desenvolvimento de projectos de investigação.

No que respeita à Mobilidade Académica, a Universidade acolhe uma média de 500 estudantes de 1º ciclo e metsrados integrados todos os anos, aos quais acresce uma média de 100 estudantes de pós-graduação e 50 de pós-doutoramento. A UMinho tem ainda acordos de Mobilidade assinados com mais de 270 universidades Europeias.

A Universidade do Minho tem também desenvolvido uma política global e coerente de fortalecimento das parcerias com as melhores universidades, colaborando neste momento com quase meia centena das 100 principais universidades mundiais (Ex: arvard, MIT, Berkeley, Cambridge, Stanford, London School of Economics, Duke University, Oxford, Imperial College, Columbia University, ETH Zurich, University of Texas at Austin, EPFLausanne, TUDelft, NormaleSup, Catholic University of Leuven, HEC, entre outras).

O reconhecimento definitivo da qualidade internacional da UMinho, surgiu com o envolvimento, em 2007, nos acordos entre o Governo Português e duas das principais universidades americanas - o Massachusetts Institute of Technolog (MIT) e a Carnegie Mellon University (CMU) - orientados à cooperação científica e tecnológica e ao reforço da capacidade científica nacional e da qualidade do ensino superior.

Os projectos de cooperação académica com os PALOP - Países de Língua Oficial Portuguesa, têm vindo a sofrer um acréscimo significativo ao longo dos últimos anos, consolidando cada vez mais uma cooperação que, servindo os objectivos de desenvolvimento destes países - em particular nas áreas da educação, da saúde e da inovação tecnológica - permitem um mútuo enriquecimento. Mais concretamente, as formas de colaboração com estes países passam pela concepção e concretização de projectos de ensino, nomeadamente pós-graduado, pela prossecução conjunta de projectos de investigação, pela consultadoria e serviços, e pelo intercâmbio de estudantes, de docentes, de investigadores e outros técnicos. Neste contexto, importa destacar a cooperação com Timor para instalação da Escola de Direito e do Curso de Direito na Universidade de Timor Lorosa’e, com apoio das Nações Unidas.

Com a China, a UMinho desenvolve já cooperação na área das tecnologias e do ensino da língua e da cultura chinesas, estando também assegurada a mobilidade de estudantes com a Universidade de Tianjin e condições efectivas para um reforço desta cooperação no futuro próximo.

Reportando-nos aos países latino-americanos, e para além das fortes ligações com o Brasil, facilitadas pela partilha da mesma língua, será de referir que a UMinho está envolvida nos Programas de ALFA e Alban, orientados à colaboração entre os países da União Europeia e a América Latina. A UMinho é a terceira Universidade Europeia em número de bolsas Alban, na sua larga maioria envolvendo estudantes brasileiros, sendo a Universidade portuguesa que coordena e participa num maior número de projectos ALFA.

Finalmente, a cooperação com a Galiza tem sido uma constante em face das novas vias de comunicação e do financiamento europeu para projectos transfronteiriços e inter-regionais. A título de exemplo, a UMinho é membro do CEER (Centro de Estudos Euro-regionais Galícia - Norte de Portugal), envolvendo ainda as Universidades do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e as Universidades de Vigo, Santiago de Compostela e da Corunha (Galiza). O CEER assume a concepção e concretização de projectos conjuntos na área da formação pós-graduada, investigação e consultadoria, nomeadamente apoiando as iniciativas das universidades que o integram.

            

 
  © 2008 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  Programa operacional para a Sociedade da Informação - POSI   ECTS - Label   SD - Label   Certified site: click to validate