Símbolo da Acessibilidade na Web  acessibilidade.net

Logotipo e ligação a CERTIC/UTAD

 Símbolo de Acesso  indicando que o  sítio  é capaz de comunicar com o utilizador através de linguagem falada Este sítio pode comunicar com o
utilizador através de um sintetizador de fala

Bem-vindo/a ao Acessibilidade.net

Este sítio destina-se a todos os que desejam facilitar o acesso ao computador, ao software e à Internet a pessoas com deficiência, através de tecnologias de acesso e técnicas de concepção de software e de conteúdos web acessíveis.

Aqui também pode encontrar o MECBraille - Marco Electrónico de Correio Braille - um serviço gratuito de conversão e envio de textos e cartas em Braille!

Avaliação da Acessibilidade da CORGOBUS em Vila Real

Após repetidas queixas e negligência do serviço da CORGOBUS - Transportes Urbanos de Vila Real para pessoas com mobilidade reduzida nas linhas que servem a UTAD, o CERTIC decidiu iniciar uma avaliação da acessibilidade destes transportes colectivos na cidade de Vila Real para esta população, nomeadamente a sua conformidade com a legislação nacional sobre esta matéria em vigor desde 19 de Março de 2004 - o Decreto-Lei n.º 58/2004, bem como om o Caderno de Encargos do Concurso Publico Internacional dos Transportes Urbanos de Vila Real.

A Corgobus iniciou actividade em Novembro de 2004 e recebe da autarquia 650 mil euros anuais pelo serviço. O serviço começou a funcionar com uma frota de 10 veículos novos em conformidade com o DL 58/2004, tendo sido alargado posteriormente em 2005 e 2008 com mais 4 autocarros antigos (de 1994 e 1993) sem adaptações para utilizadores de cadeiras de rodas.

A recusa ou limitação de acesso de pessoas com deficiência aos transportes públicos, quer sejam aéreos, terrestres ou marítimos é considerada uma prática discriminatória, proibida e punível pela Lei n.º 46/2006.


 

Logotipo do Programa ACESSO da UMIC

Avaliação da Acessibilidade dos Sítios Web da Administração Pública

A SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade vai avaliar a Acessibilidade dos sítios Web da Administração Pública Central e o cumprimento da Resolução do Conselho de Ministros 155/2007 sobre esta matéria a partir do mês de Abril.

A Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007, estabelece os requisitos mínimos de acessibilidade que devem respeitar os sítios da Internet do Governo e dos serviços e organismos públicos da Administração Central, adoptando os níveis de conformidade das directrizes sobre a acessibilidade do conteúdo da Internet desenvolvidas pelo World Wide Web Consortium (W3C).

Os sítios de conteúdo meramente informativo deverão cumprir o nível de conformidade «A» dentro de 3 meses e os sítios que impliquem a prestação de serviços transaccionais aos cidadãos (entrega de declarações de rendimentos e outras obrigações tributárias, envio de formulários, pedido de certidões, constituição de empresas, realização de registos, etc.) deverão assegurar o 2º nível de conformidade mais elevado «AA» no prazo de 6 meses.



Mobilie Speak

Avaliação das Iniciativas de Acessibilidade nas Telecomunicações Móveis

O CERTIC avaliou as iniciativas dos Operadores de Telecomunicações Móveis de 3ª Geração relativas à Acessibilidade para Cidadãos com Necessidades Especiais, entre 2000 e 2007. Este trabalho vem no seguimento da Petição 344 e ficou concluído em 14 de Janeiro de 2008.


Caixa Multibanco

Avaliação da Acessibilidade nas Caixas Multibanco em Vila Real

Em 2006 a UTAD associou-se à comemoração do Dia Mundial da Usabilidade com o tema da Acessibilidade das Caixas Multibanco em Portugal.


Televisão com símbolos de acesso

Acessibilidade na Televisão Digital Terrestre

O CERTIC propôs a criação de medidas para a acessibilidade dos cidadãos com necessidades especiais na regulamentação da televisão digital terrestre em Portugal. Entre outras medidas, sugere-se que, em matéria de ‘reserva de capacidade e obrigação de transporte e difusão’, seja atribuída maior largura de banda à RTP, SIC e TVI para poderem fornecer serviços de acessibilidade adequados à tecnologia digital. Na rede por assinatura também é solicitada reserva de largura de banda para o mesmo tipo de serviços.



BAES Biblioteca Aberta  no Ensino Superior

BAES: Biblioteca Aberta do Ensino Superior

Biblioteca com conteúdos acessíveis on-line, resulta do trabalho em parceria entre nove Instituições de Ensino Superior e constitui-se pela articulação de três grandes áreas: produção de informação, acesso à informação e partilha de informação. Possui um acervo de mais de 3000 títulos em Braille, áudio e texto integral.

Os estudantes com necessidades especiais de 9 Instituições do Ensino Superior podem aceder ao texto integral de colecções específicas que lhes são dirigidas, designadas pelo título genérico de colecções ALFA, autenticando-se, quando para tal são solicitados pelo sistema, com as mesmas credenciais que utilizam para o acesso à rede wireless (e-U/eduroam) das suas instituições.

No futuro, a BAES pretende abrir-se a novos parceiros e a novos formatos.

Ligações: BAES Geral | BAES Metalib | BAES Repositório ALFA UP | BAES Repositório ALFA UÉvora



Manual "Tecnologias de Informação sem Barreiras no Local de Trabalho"

Tecnologias de Informação Sem Barreiras no Local de Trabalho


A UTAD editou em Agosto de 2004 o Manual "Tecnologias de Informação sem Barreiras no Local de Trabalho". Este projecto, executado pelo CERTIC, tem o apoio do Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST) que promoverá a distribuição dos Manuais. Pode solicitar o Manual ao ISHST na Av. da República, nº 84 - 4º Lisboa (tel: 217927000 - contacto: Clara Pires). A versão digital do Manual e a informação sobre os conteúdos do CD-ROM que o acompanham pode ser consultada neste sítio Web.