Skip to content.

GIL

Sections
Personal tools
You are here: Home

Grupo de Investigação de Linux

O Grupo de Investigação Linux (GIL) é um grupo de utilizadores e de estudo do sistema operativo Linux criado em 1997 por iniciativa do Grupo de Sistemas Distribuidos do Departamento de Informática da Universidade do Minho. Constitui-se como uma estrutura de carácter informal que reúne docentes, alunos e ex-alunos. Em comum os seus membros partilham o interesse pelo desenvolvimento e promoção do software de código aberto e do Linux em particular.

Desde sempre o GIL tem estado empenhado no apoio à comunidade de utilizadores de Linux de expressão portuguesa. Nesse sentido tem desenvolvido projectos nas áreas da documentação e de produção de software, disponibilizando nos seus arquivos públicos cópias do software e conteúdos mais relevantes.

GIL

O GIL promove e está frequentemente presente em acções de divulgação e instalação do sistema operativo Linux, tanto dentro como fora da Universidade do Minho. Entre outras instituições, o GIL procura dar uma especial atenção às acções em escolas do ensino secundário no norte do país.

Reconhecendo a oportunidade de valorização de todos os que nele estão envolvidos --- e em especial, de valorização extra-curricular dos seus alunos --- o Departamento de Informatica e os docentes do Grupo de Sistemas Distribuidos, em particular, estão empenhados na dinamização e apoio às actividades do GIL.

De entre os vários projectos promovidos pelo GIL destaca-se o projecto GILDOT, o principal fórum português sobre o sistema operativo Linux e actualidade com ele relacionada.

O GILDOT surgiu no início de Abril de 1999 como um projecto que se pretendia constituir como ponto de encontro da comunidade Linux e de software de código aberto de expressão portuguesa. Na sua génese está a assumida inspiração no Slashdot, o mais importante fórum desta comunidade a nível internacional. Além de uma cobertura de notícias de carácter mais global, o GILDOT dá naturalmente uma especial atenção a notícias de âmbito nacional ou de interesse para outras comunidades de expressão portuguesa.