D A A  -  U M

DEPARTAMENTO

ENSINO

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES

LINKS

   

DEPARTAMENTO AUTÓNOMO DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

 
   

          Núcleo de Estudantes de Arquitectura da Universidade do Minho

       AGEAUM dia 7 de Março às 14:30 no Auditório 1 do DAA UM

 

  Sugere-se a utilização do E-mail institucional como meio de comunicação privilegiado

 

 

O Departamento Autónomo de Arquitectura é uma unidade da Universidade do Minho, nos termos do nº2 do artigo 10º dos Estatutos da Universidade, funcionando na dependência directa do Reitor, e responsável pelo Mestrado Integrado em Arquitectura, cujo plano de estudos entra em vigor a partir do ano lectivo 2006/07, e vem substituir o curso de Licenciatura em Arquitectura criado através da resolução do Senado SU-12/96, que teve início em 1997. A estrutura do curso privilegia, ao longo dos cinco anos de formação, um tempo prático com carácter oficinal, lugar para a aprendizagem do projecto enquanto processo consciente de manipulação e articulação de conceitos abstractos e realidades concretas, onde o desenho e a geometria surgem como instrumentos fundamentais, quer ao exercício de concepção, quer aos processos de representação. O curso inclui ainda uma forte componente teórica, constituída por um corpo disciplinar próprio, que reconhece e interroga, a partir da sua autonomia, as metodologias inerentes ao compromisso que sempre se estabelece entre as proposições de prática e a cultura dos valores que, internamente à disciplina ou desde o seu exterior, informam a invenção do espaço organizado.

Testemunho do aluno David Bataller

Para um aluno Erasmus, a Universidade do Minho descobre-se ao mesmo tempo que Guimarães e Portugal. Imergir numa comunidade tão íntima como a UM e, concretamente, como o DAAUM resulta tão interessante como ser espectador da sociedade mais cosmopolita e aberta do mundo.

No DAAUM as coisas têm outro ritmo e outra intensidade. A relação professor/aluno inverte-se uma e outra vez até que a sua posição fica relocalizada num novo estatuto, permitindo um desenvolvimento que vai mais além da aprendizagem da Arquitectura.

Desde a óptica dum Erasmus que chega duma Escola carregada de responsabilidades morais como a de Valência, o DAAUM parece-se com aquele sítio onde sempre quisemos estudar.

Testemunho dos alunos Ana Lopes e Luís Rodrigues

O curso que estamos a terminar tem um desenvolvimento programático que dá prioridade ao desenho como elemento fundamental de projecto, seguindo a linha de outras escolas de arquitectura nacionais. A componente de engenharia é também um dos pontos fortes do programa, o que, comparativamente às restantes escolas, parece dar-nos uma mais valia, visto que permite ter noções e linguagem técnicas sobre as quais é preciso ter domínio no mundo profissional.

 

 

European Association for Architectural Education

2006 © Departamento Autónomo de Arquitectura