O ECTS, Sistema Europeu de Transferência de Créditos, foi desenvolvido pela Comissão Europeia no sentido de estabelecer procedimentos comuns para garantir o reconhecimento académico de períodos de estudo no estrangeiro. Permite medir e comparar resultados académicos, e transferi-los de uma instituição para outra.
Desde o início, a Universidade do Minho (UMinho) reconheceu a importância do Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS) e da correcta aplicação das suas ferramentas. Em 1994/1995, participou no projecto-piloto ECTS na área da História, e, desde 1995/1996, implementou a extensão do ECTS em todas as áreas de estudo representadas. Tendo sido criados novos cursos, a UMinho despendeu esforços para que estas novas áreas e respectivas unidades tivessem a oportunidade de adoptar o sistema de uma forma gradual e sistemática.
É importante salientar que, na UMinho, o ECTS é obrigatoriamente utilizado em todas as actividades de mobilidade de estudantes, tendo sido alargado à cooperação com países terceiros.
Com este Pacote Informativo, em versão portuguesa e inglesa, a UMinho pretende oferecer a todas as Universidades (Docentes e Estudantes) com que colabora a transparência necessária à organização de qualquer período de mobilidade transnacional, bem como auxiliar os estudantes que tencionam escolher a UMinho como instituição de acolhimento na sua decisão.