Universidade do Minho  
 
 
                 
 
  Autenticação
 
Homepage
mapa do site
Contactos
Faqs
Como Chegar à UM?
email de contacto
   
  imprimir
 


Engenharia Electrónica Industrial e Computadores 

O Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores tem como primeiro objectivo fundamental formar diplomados habilitados ao exercício da actividade profissional em Engenharia de Electrónica e Computadores, i.e. indivíduos com competência para especificar, conceber e implementar sistemas e/ou dispositivos de electrónica em diferentes áreas de especialização: Automação e Controlo, Robótica, Electrotecnia e Sistemas de Energia, Tecnologia de Computadores, Microtecnologias e Instrumentação e Sistemas de Telecomunicações. E simultaneamente capazes de fácil integração no tipo de empresas e organizações requerido pela actual evolução das sociedades, e conscientes da responsabilidade social e ética do exercício profissional.

Áreas de trabalho/ emprego
A necessidade permanente por parte das empresas de maior desenvolvimento, modernização e internacionalização é fonte contínua de saídas profissionais para os diplomados em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores. Permite um vasto leque de saídas profissionais abrangendo as áreas de Electrónica e Microelectrónica, Computadores, Informática e Comunicações, Automação e Controlo de Processos, Robótica e Sistemas de Energia. A taxa de empregabilidade é de 100%.

A lista de empregadores vai desde empresas de informática a empresas produtoras de sistemas electrónicos para telecomunicações, incluindo empresas e instituições de I&D, das quais se destacam: Qimonda(ex Infineon), Siemens, CHIPIDEA, Grupo Efacec, Philips, Blaupunkt, Grundig, EDP, Edinfor, ONI, Novis, Optimus, TMN, Vodafone, Ericsson, SIBS, Grupo Lameirinho, São Pedro, Coelima, Portugal Telecom, PT Inovação, Selbi, Metro do Porto, ABB, Continental, Grupo Fernando Simão, Auto-Europa, SODESA, HONEYWELL, Soplasnor, Portucel, TVcabo, Bragatel, Cabovisão, OmRon, Universidades, Intitutos Politécnicos, Escolas Profissionais, IBERDROLA Portugal Electricidade e Gás, S.A., UNIÃO FENOSA, General Electric, SONAE, REN - Rede Eléctrica Nacional, ENERNOVA, ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, SA.

Duração do Curso
O ciclo de estudos proposto para o Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores tem a duração total de 5 anos/10 semestres (300 ECTS). No final do 3ºano (180 ECTS), será conferido um diploma de licenciatura em Ciências da Engenharia Ramo Electrónica, que não tem um carácter profissionalizante em termos de exercício da Profissão de Engenharia, mas permite promover a mobilidade a nível nacional e europeu.

Local de funcionamento: Campus de Azurém, Guimarães

Nota do último colocado em 2006: 119,0.

Provas de Ingresso:
16-Matemática
ou
07-Física e Química e 16-Matemática
ou
10-Geometria Descritiva e 16-Matemática

Contactos Direcção de Curso
Gerardo Rocha
e-mail: gerardo@dei.uminho.pt 
Tel: +351 253 510181

Para mais informações: www.dei.uminho.pt 

Depoimento sobre o curso
mais informações em

        

 
  © 2007 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  Programa operacional para a Sociedade da Informação - POSI   ECTS - Label   SD - Label   Certified site: click to validate